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Redes sociais fora do ar: tenha um plano B para a sua marca!

Em 04/10/2021, presenciamos um dos maiores apagões do Grupo Facebook, agora Meta. Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo sobre o que fazer com as redes sociais fora do ar!

Afinal, as estratégias digitais do seu negócio não devem depender exclusivamente desses canais. É preciso ter em mente que, mesmo sem o acesso às redes sociais, a sua marca não pode parar!

Por isso, separamos informações e curiosidades sobre serviços de Inbound Marketing, como e-mail marketing, omnichannel e muito mais. Continue lendo e confira!

Os números das redes sociais no e-commerce brasileiro!

O Brasil é o quarto maior país do mundo em uso de redes sociais, com cerca de 35 milhões de internautas ativos. Assim, no dia 04/10, uma das maiores panes de redes sociais da história afetou mais de 2,7 bilhões de pessoas.

O acontecimento foi alarmante, já que 6 milhões de empresas que, anunciam em plataformas do Facebook ou dependem de posts patrocinados, sentiram o impacto.

Para se ter uma ideia da magnitude do alcance da rede, o levantamento da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios do Sebrae”, apontou que cerca de 70% dos microempreendedores brasileiros vendem on-line.

Desse total, é importante destacar que 84% utilizam o WhatsApp para comunicação. Já 54% das micro empresas adotaram o Instagram e 51% o Facebook.

Evite vender apenas pelas redes sociais!

Sem dúvidas, as redes sociais ajudam a aumentar a visibilidade do seu negócio, assim como engajar a audiência e construir um relacionamento de confiança com os consumidores. Porém, quando acontecem instabilidades, como a do início de outubro, é preciso apostar em soluções que evitem prejuízos para o e-commerce.

Vale lembrar que, neste último caso, as redes do Grupo Facebook (atual Meta), ficaram fora do ar por quase 7 horas. Portanto, imagine só desespero de quem vende apenas pelo WhatsApp, Facebook e Instagram?

Aposte em lojas virtuais

A loja virtual é montada exclusivamente para o seu público e com a cara do seu negócio. Dessa forma, são inúmeros os benefícios de otimizar todo o layout pensando na navegabilidade dos consumidores, conforme o que você deseja!

Além disso, entre as vantagens oferecidas por plataformas para e-commerce estão o ótimo custo-benefício e recursos básicos como:

  • Layout personalizado;
  • Omnichannel;
  • Dashboard completo sobre conversões;
  • Suporte e apoio ao lojista para dominar as ferramentas disponíveis;

Conheça a Linx Commerce

A Linx Commerce, por exemplo, oferece mais simplicidade no varejo digital com recursos que realmente fazem a diferença para o seu negócio. Entre eles, a criação de identidade visual personalizada, com CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) de altíssimo nível.

Isso sem falar na facilidade em plugar sistemas externos à plataforma (API First), flexibilidade para otimizações SEO, integração OMNI OMS e muito mais!

Aproveite a expertise da FG, certificada como Agência Especializada em Criação de Loja Virtual para Linx Commerce, e conte conosco para impulsionar seu negócio!

Faça a otimização SEO na sua loja!

Ao começar sua loja virtual, não se esqueça o Search Engine Optimization, ou simplesmente, SEO! Essa otimização para mecanismos de busca tem como foco alcançar bons resultados no rankeamento orgânico dos principais buscadores da internet, como o Google.

Para isso, é preciso trabalhar com estratégias de SEO e técnicas de otimização, estando sempre atento à reputação e autoridade das páginas do seu e-commerce.

Entre as estratégias que devem ser trabalhadas, também está o SEO Estrutural. A ação é dividida entre on page e off page e, a partir dela, são aplicadas técnicas na estrutura da loja virtual.

Os números dessa estratégia!

Segundo o SEO Trends 2020, da Rock Content, as estratégias de SEO influenciaram grandes companhias a conquistarem um crescimento de 38,1% no tráfego orgânico.

A pesquisa também aponta que houve uma melhora na qualidade desse tráfego e na conquista das melhores posições de ranking. Assim, notamos o aumento de 21% e 17,9%, respectivamente.

Saiba mais sobre a Importância do SEO para o seu e-commerce no blog da Agência FG!

Invista em Marketplaces

Quando nos deparamos com crises, como a da queda das redes sociais, é possível alcançar uma maior visibilidade da marca por meio de Marketplaces. Esse espaço virtual promove a venda dos mais variados produtos, disponibilizados por diferentes lojas virtuais. Tudo em um só lugar!

Entre os principais players do Brasil nesse mercado estão o Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Dafiti e outros.

Dessa forma, será como deixar seus produtos em uma vitrine com milhares de visitas o tempo todo. Assim, mesmo sem o acesso às redes sociais, o produto continuará disponível, independente do nicho de mercado em que você atua!

Envie E-mails Marketing

Entre as estratégias de Inbound Marketing com grandes oportunidades de conversão que não correm riscos com a pane das redes sociais, está o e-mail marketing!

A ação tem como base o disparo de e-mails para os contatos de clientes e leads gerados por meio de outras estratégias. Assim, você pode utilizá-la como um canal direto de comunicação com seus consumidores.

Dessa forma, será mais fácil nutrir leads e gerar vendas com uma ótima taxa de ROI (Retorno Sobre Investimento). Afinal, não é à toa que e-mails são o terceiro canal de marketing mais utilizado pelas empresas.

Além do grande alcance de público, mais de 4 bilhões de usuários estão conectados ao e-mail atualmente. Ou seja, mais da metade da população mundial. Incrível, não é mesmo?!

Parceria de sucesso entre a FG e Mailbiz

A parceria entre a Agência FG e Mailbiz rende altas taxas de conversão por meio do e-mail marketing. Afinal, juntamos a expertise dos nossos especialistas com a excelência da ferramenta especializada em CRM e e-mail marketing da empresa!

A Mailbiz disponibiliza Analistas de E-mail Marketing qualificados para conduzir todos os passos na ferramenta. Assim, você terá acesso a alguns dos principais canais de mídia para o e-commerce.

Recentemente, a parceria FG e Mailbiz rendeu o Webinar sobre os Primeiros Passos para uma Gestão de E-commerce Data Driven. Acesse e saiba mais sobre o evento!

Confie na Agência FG para impulsionar seu e-commerce!

Já deu para perceber que o “too big to fail” (muito grande para falhar) não funciona no digital, como bem pontuou Pierre Bonis, CEO da Afnic. Associação responsável pelo gerenciamento de domínios na França.

Assim, para evitar prejuízos em outras possíveis quedas das redes sociais, conte com a Agência FG e impulsione suas vendas! Com mais de 11 anos de experiência, já atendemos grandes nomes do mercado como Ellus, Richards, Rip Curl, Copafer e muito mais!

Acesse e conheça nossos serviços focados em estratégias de Marketing Digital, como Mídia, SEO, E-mail Marketing, Desenvolvimento, Data Analytics e outros!

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