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Já conhece a importância do SEO para o seu negócio? A sigla, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca e é uma das estratégias mais adotadas por sites e, especialmente, e-commerces.
Até porque, um SEO bem feito é capaz de aumentar exponencialmente o tráfego para uma página e a confiança em sua marca. Além disso, também é sinônimo de economia, já que um bom posicionamento orgânico gera receita para o e-commerce sem gastos com patrocínios.
Quer saber mais sobre a estratégia e como ela pode transformar a sua presença online? Então, confira este artigo que os especialistas no assunto aqui da Agência FG prepararam.
Responsáveis por otimizar o conteúdo de mais de 30 clientes atendidos pela agência, eles dão dicas de onde você deve começar. Por isso, não perca nenhum detalhe e boa leitura.
Assim como a tradução sugere, o SEO consiste na otimização para mecanismos de busca. Na prática, isso significa que, por meio de algumas ações, é possível melhorar o posicionamento de uma página entre os resultados mostrados por buscadores, como Google, Yahoo, entre outros.
Mas, por que isso seria interessante? Bom, a verdade é que, durante uma pesquisa nessas plataformas, os usuários buscam respostas rápidas. Por isso, costumam acessar as primeiras páginas mostradas.
Ademais, vale destacar que, segundo a pesquisa Local Consumer Review Survey 2020, realizada pela BrightLocal, 90% dos consumidores usaram a internet para encontrar uma empresa local no último ano.
Sendo assim, é importante que a sua página esteja em conformidade com os algoritmos. Até porque, assim, as chances do acesso e até da conversão ocorrerem são maiores.
Com isso, podemos resumir que as estratégias de SEO são focadas em um único objetivo: adaptar seu conteúdo aos critérios de classificação das métricas vigentes.
Nesse caso, é válido destacar que elas sofrem constantes atualizações para melhorar a experiência de quem busca. Por isso, a otimização de uma página é contínua para que seu conteúdo esteja sempre entre os resultados mais relevantes.
Você pode ler mais sobre como funcionam e quais as novidades do algoritmo do Google para 2021 aqui.
O SEO funciona em diferentes dimensões de um site. Sendo assim, é possível criar diversas estratégias para cada página com o objetivo de ser considerado mais relevante pelo Google.
Para isso, é preciso atentar-se à reputação, autoridade, popularidade e SEO estrutural. A reputação diz respeito à parte mais técnica de um site, e envolve melhorias em pontos como hospedagem e estrutura de programação.
Já a autoridade do site é a relevância do conteúdo produzido de acordo com o campo semântico abordado. Enquanto isso, a popularidade é medida pela quantidade de links relacionados ao assunto que apontam para seu site. Aqui, vale ressaltar que a linkagem precisa vir de páginas confiáveis!
O SEO Estrutural pode ser dividido entre on page e off page. Com ele, são aplicadas técnicas na estrutura do seu site, para um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google.
Quando se trata do on page, aplicamos estratégias relacionadas às palavras-chave, meta tags, tags HTML nas páginas do seu site. Já o off page são técnicas para que a sua marca conquiste popularidade em outros domínios. Isso pode ser feito com o bom posicionamento de blogs e redes sociais, por exemplo.
Apesar dessas ferramentas analíticas, é essencial criar conteúdos que sejam, de fato, interessantes para o seu público. Até porque, o Google prioriza resultados que melhor respondam à necessidade dos consumidores.
O mais interessante é que, com a otimização, além de bem posicionado, seu site também passa a dispor de uma navegação muito melhor, o que impacta positivamente na experiência do usuário.
Você ainda pode ler mais sobre SEO para e-commerce neste artigo da Agência FG.
Já conhecia essa estratégia ou até já investe nela? Bom, então é preciso estar atento à concorrência! Segundo a pesquisa SEO Trends 2020, realizada pela Rock Content em parceria com a SEMrush, 55,8% das empresas brasileiras já estão apostando na otimização de páginas.
Além disso, cientes da importância do SEO, 65,8% das companhias entrevistadas, que ainda não investem na área, pretendem implementar alguma estratégia em breve. Sendo assim, vale a pena dedicar, cada vez mais, investimentos nessa melhoria.
SEO também pode ser sinônimo de economia para a sua empresa. Até porque, com um melhor ranqueamento orgânico, é possível reduzir os gastos com a mídia paga (anúncios).
Ainda de acordo com a pesquisa SEO Trends 2020, com essa estratégia, as companhias conquistaram um crescimento de 38,1% no tráfego orgânico. Além disso, também houve uma melhora na qualidade do tráfego e conquista das melhores posições de rankeamento nas SERPs, com aumento de 21% e 17,9%, respectivamente.
Apesar de resultados satisfatórios e consistentes, é necessário ter em mente que os resultados do SEO aparecem a médio e longo prazo. Isso ocorre porque depende da indexação dos buscadores, que realiza a análise e o processamento de todas as novas páginas e também das alteradas.
E aí, já sabia da dimensão da importância do SEO? Com todos esses dados e tendências de crescimento de compras online, não tem como deixar de investir na estratégia. Por isso, conte com o nosso time para otimizar a sua loja online.
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