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Blog, Performance | 23/12/2021

Quais métricas de e-commerce devemos analisar? Saiba mais!

As métricas de e-commerce são essenciais para mensurar a performance do seu negócio no digital. Mas, você sabe como medir esse desempenho? Quais as análises que devem ser feitas? Para ajudá-lo a encontrar essas e outras respostas, a Agência FG preparou um artigo completo sobre o tema!

Afinal, administrar empresas exige a definição de metas, planejamento, análise de concorrentes, entre outros fatores que impactam no gerenciamento da marca!

Por isso, se você quer aprender quais as principais métricas de e-commerce para monitorar o desempenho do seu negócio, não deixe de conferir o artigo abaixo e tire insights valiosos!

Para começar, o que são métricas?

As métricas de e-commerce são todos os resultados, numéricos ou não, que a sua empresa apresenta. Esse diagnóstico avalia a performance das estratégias aplicadas na marca e como ela é recebida pelo público.

No geral, as métricas para e-commerce estão relacionadas a todos os setores do seu site. Dessa forma, o ponto-chave é manter um monitoramento constante para garantir que o objetivo de cada área seja alcançado.

Por que é importante analisar as métricas do e-commerce?

É bem simples: as métricas estão diretamente relacionadas ao desempenho da sua marca! Portanto, é preciso considerar que são elas as responsáveis por demonstrar, com dados, os resultados obtidos nas campanhas. Além disso, ajudam a manter estratégias que impulsionam o crescimento do seu negócio.

Assim, é possível entender e criar projeções da marca no digital. Bem como analisar quais medidas devem ser trabalhadas para alcançar os objetivos definidos no e-commerce.

A imagem coloca em evidência a tela de um notebook com as métricas de e-commerce

Vale lembrar que todas as ações devem ser baseadas em dados, esse é, inclusive, o conceito de Data Driven. Então, as decisões tomadas terão muito mais segurança e estruturação, aumentando as oportunidades de sucesso nas estratégias.

O Líder de Planejamento Estratégico da Agência FG, Henrique Duarte, em parceria com a Mailbiz, apresentou um seminário on-line sobre os Primeiros Passos para uma Gestão de E-commerce Data Driven. Acesse e saiba mais!

Quais as principais métricas de e-commerce?

Após explicar o que são e qual a importância das métricas para o seu negócio, vamos apresentar as principais mensurações existentes no mercado. Veja só!

Taxa de conversão

A Taxa de Conversão traduz o índice de visitantes que estão consumindo algum produto no e-commerce. Então, quanto maior for a sua taxa de conversão, melhor será!

Afinal, significa que, não só os consumidores estão sendo atraídos pela marca, como também estão concluindo a compra! Excelente, não é mesmo?

Para se ter uma ideia, a empresa norte-americana Forrester Research, responsável por realizar pesquisas de mercado, afirma que a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro é de 1,5%.

  • Para realizar o cálculo de conversão, basta seguir a fórmula:
  • (Nº de visitantes / Nº de Visitantes) x 100

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes, ou simplesmente CAC, é a soma de todos os recursos investidos para atrair os clientes dividido pelo número de clientes adquiridos. Assim, quanto menor for o CAC, mais bem sucedida estará sendo a estratégia aplicada.

  • Para calcular o CAC, a fórmula é a seguinte:
  • soma dos investimentos para adquirir consumidores / número de consumidores conquistados

Mas, é importante ressaltar que o cálculo só será exato se o e-commerce documentar todos os gastos aplicados no digital. Dessa forma, registre os valores investidos em marketing e propaganda.

Ticket Médio

O Ticket Médio nada mais é do que o valor médio das compras feitas pelos consumidores no seu e-commerce. Com essa métrica, é possível entender a quantidade de pedidos necessários para alcançar a meta de vendas do mês.

A imagem mostra um homem com uma das mãos sob o teclado do notebook enquanto a outra segura um papel para análise do Ticket médio em Métricas para e-commerce

Além disso, você poderá compará-lo com o CAC para direcionar melhor o orçamento das campanhas.

  • A fórmula para encontrar o valor do Ticket Médio é:
  • Soma do montante em vendas (R$) / Número de vendas feitas

Um exemplo claro é, se em um determinado mês suas vendas renderam um total de R$5.000,00, tendo como base 50 compras realizadas no seu e-commerce, o Ticket Médio será de R$100,00.

Taxa de rejeição

Entre as métricas de e-commerce, a Taxa de Rejeição é a mais utilizada para identificar a interação do consumidor na loja. Isso porque, ela identifica a quantidade de pessoas que entraram no site e não realizaram nenhuma atividade.

A rejeição pode acontecer por questões de usabilidade no site, descrições ruins ou produtos com preços altos. Essa mensuração pode ser analisada por meio do Google Analytics, por exemplo. A ferramenta indica, inclusive, as páginas mais e menos acessadas do e-commerce.

Abandono de carrinho

É essencial compreender em qual das etapas de compra os consumidores estão desistindo da transação. Isso porque, diagnosticar e-commerce com problemas na conclusão de vendas está entre as métricas essenciais para trabalhar melhorias na loja.

O abandono de carrinho, por exemplo, pode sinalizar problemas na finalização/pagamento da compra. Por isso, é importante conhecer a taxa vendas perdidas, a partir da seguinte fórmula:

  • (Nº de carrinho – nº de pedidos / nº de carrinho) x 100

Veja como evitar o abandono de carrinho no artigo especial da Agência FG sobre o tema!

Retorno sobre Investimento

O ROI, ou Return Over Investment, auxilia na mensuração do retorno gerado a partir do investimento feito pelo e-commerce. Ou seja, é o valor que você vende para cada real investido na marca. Assim, um ROI de R$ 8, por exemplo, quer dizer que para cada um real de investimento, há R$8 de retorno.

  • A fórmula para a métrica é:
  • Receita / Investimento

Retorno sobre Gastos com Publicidade

O Return on Advertising Spend, ROAS, é facilmente confundido com o ROI. Porém, nesse caso ela indica o retorno em investimentos de mídia paga. Ou seja, ao contrário do ROI, ela analisa apenas canais como o Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads e mais!

Para destacar o crescimento das métricas de e-commerce Ads, a imagem mostra uma mão em fundo cinza com gráfico crescente

Dessa forma, essa é uma métrica de e-commerce fundamental para que o time de marketing possa entender quais campanhas estão gerando resultados satisfatórios.

  • O cálculo do ROAS pode ser feito a partir da fórmula:
  • Receita pelas mídias pagas / Investimento nas mídias pagas

Monitoramento de métricas de e-commerce: conte com a Agência FG!

Há 12 anos no mercado, a Agência FG é líder na mensuração de métricas de e-commerce. Portanto, conheça nossos serviços e confie na expertise de especialistas loucos por criatividade e performance!

Na área de planejamento estratégico, por exemplo, realizamos diagnósticos e análises de ações que visam apontar melhorias em todo o site. Confira alguns cases de sucesso da FG e entre em contato conosco para saber mais!

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