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Blog, E-commerce | 23/08/2022

Inteligência artificial no e-commerce: conheça 4 formas de aplicar a tecnologia 

Já pensou em utilizar ferramentas de inteligência artificial no e-commerce? Não? Então, saiba que a estratégia traz resultados concretos tanto para o aumento das vendas quanto para a melhora da experiência dos consumidores — ponto essencial para a fidelização e estabelecimento de uma boa imagem da marca no mercado. 

Além disso, sua adesão é crescente entre os varejistas no digital. Portanto, conhecer as ferramentas e estruturar formas de implantá-las no seu negócio é essencial para se posicionar perante os concorrentes. 

Para te ajudar, a Agência FG reuniu 4 maneiras de aplicar a IA no comércio eletrônico. Conheça mais a seguir e prepare-se para alavancar as vendas com a ajuda do nosso time de especialistas. 

Como a inteligência artificial tem transformado as vendas na web?

Foi-se o tempo em que a inteligência artificial era algo inacessível. Na verdade, hoje em dia, ela está presente em diversos momentos da rotina. Se pararmos para pensar, todas as vezes que fazemos uma pequisa no mecanismo de busca mais famoso do mundo — o Google — aproveitamos seus benefícios. 

Sendo assim, constantemente surgem formas de aplicar a inteligência artificial no e-commerce. Seja para facilitar a navegação dos usuários, gerar relatórios completos, sanar dúvidas de maneira rápida e até exibir produtos de forma assertiva e personalizada.

Isso ocorre porque, graças à coleta de dados, os algoritmos envolvidos no machine learning, ou seja, entendimento de máquina, disponibilizam informações que permitem a elaboração de diversos modelos de predição. 

A partir daí, é possível entender melhor o que os clientes buscam e suas principais dores e, em seguida, desenvolver estratégias para bem atendê-los. 

Portanto, as vantagens de utilizar a inteligência artificial no e-commerce vão desde a geração de novos leads até redução do tempo de atendimento, vendas upsell e melhora no índice de satisfação do consumidor.

4 maneiras de utilizar a inteligência artificial no e-commerce

Pronto para aprimorar a performance e resultados do seu comércio eletrônico? Então, confira 4 ferramentas de ecommerce que utilizam IA para  implantar na sua loja virtual a seguir.  

1. Chatbots 

Hoje, a inteligência artificial possui a capacidade de processamento de linguagem natural (NLP). Na prática, isso significa que as máquinas podem compreender linguagem e o contexto da comunicação humana. 

Dessa forma, é possível aplicar a tecnologia no e-commerce para sanar dúvidas em canais e chats de atendimentos. A função permite que a comunicação seja rápida, eficiente e até personalizada. Sem falar que a IA funciona 24 horas por dia! 

Confirmando o quão eficaz é, uma pesquisa realizada pela Cedro Technologies no Brasil apontou que 90% de processos rotineiros podem ser resolvidos pelo chatbot. Ainda, 74% dos usuários conseguem sanar suas dúvidas em até dois minutos. 

Também vale ressaltar que a resolução de questões e esclarecimento de dúvidas pode ser crucial para a conclusão da compra! 

2. Busca inteligente 

A busca inteligente é uma das utilizações da inteligência artificial no e-commerce que mais faz sucesso. Assim como o nome sugere, a estratégia consiste na apresentação de resultados de busca rápidos e assertivos dentro do comércio virtual. 

Isso, graças à IA! Afinal, ela identifica rapidamente qual é o produto buscado e exibe resultados relevantes conforme o histórico de buscas/pesquisas daquele usuário.

O melhor é que a busca inteligente vale tanto para pesquisas feitas da forma tradicional quanto por voz. Na busca por voz, o NLP permite que as máquinas compreendam palavras-chave e o contexto das palavras. Depois, apresentam as melhores respostas.

Essa é uma maneira de manter sua loja atualizada de acordo com as tendências de mercado, especialmente com a popularização de assistentes de voz. 

3. Vitrines de recomendação otimizadas

Já pensou na possibilidade de, assim que acessassem seu site, os clientes se deparassem com os produtos que mais têm interesse. Bom, hoje, existem softwares que permitem essa personalização de vitrines e impulsionam suas vendas. 

Nesse caso, a inteligência artificial analisa o comportamento de compra do indivíduo e, a partir disso, faz uma lista de recomendações compatíveis. Ela também posiciona os produtos com maiores chances de compra para cada usuário nas melhores posições da página. 

Ademais, a IA garante vitrines autônomas, ou seja, montadas sem necessidade de configurações manuais. 

4.Pop ups de retenção

Os pop-ups de retenção são conhecidos por ser uma estratégia que visa diminuir a taxa de rejeição e abandono do carrinho, por exemplo. Aqui, a inteligência artificial é utilizada para identificar o comportamento de navegação do consumidor. 

Dessa forma, assim que identifica que o cliente está prestes a abandonar o carrinho de compras ou trocar de aba, a IA emite o pop-up com condições especiais.

Confie em nossa expertise

Preparado para investir na  inteligência artificial no e-commerce? Além dessas, existem outras estratégias que podem transformar completamente a performance da sua loja. Para conhecê-las e implantá-las, conte com a Agência FG

Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce e contamos com parcerias sólidas com grandes players do mercado, a exemplo da Smarthint, referência em sistema de recomendação.Portanto, não perca tempo e entre em contato para solicitar um orçamento.

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