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Blog, E-commerce, Performance | 23/06/2022

Compras com cashback crescem 48% no Brasil: veja o porquê investir na estratégia é um bom negócio!

Durante a pandemia da COVID-19, as compras com cashback cresceram 48% em diferentes setores do E-commerce. Com o aumento das estratégias digitais, consumidores brasileiros têm apostado no recurso que devolve parte do valor da compra.

Mas, o cashback vale a pena para a seu negócio? Você conhece os benefícios do método? Para ajudá-lo a entender melhor essa ação, a Agência FG reuniu dados importantes em um artigo completo.

Continue lendo e descubra as vantagens do cashback para impulsionar a sua marca no digital!

O que é cashback?

Em tradução livre, o termo cashback significa, literalmente, “dinheiro de volta”. O principal objetivo do recurso é fidelizar clientes, fazendo com que eles acumulem créditos a partir da compra de produtos. Assim, posteriormente, terão esse dinheiro de volta, seja na conta ou como crediário para aquisições futuras.

Compras com cashback | O que é cashback | Blog Agência FG

Os programas de devolução de parte do dinheiro investido em uma compra começaram nos anos 90, em países do Reino Unido, além de Estados Unidos e Canadá.

Atualmente, a ideia de poder comprar on-line sabendo que terá parte do dinheiro gasto de volta tem atraído, principalmente, clientes que utilizam cartão de crédito.

No Brasil, empresas com a Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay são conhecidas por terem aderido as compras com cashback.

Como funciona o cashback?

No cashback, a devolução do valor da compra é calculada sobre uma porcentagem que varia de empresa para empresa. Dessa forma, algumas marcas ofertam de 0,5% até 50% do dinheiro de volta.

Mas, a ação dependerá da plataforma que disponibiliza o serviço, das lojas parceiras e dos produtos selecionados. Por isso, é essencial manter uma comunicação clara com o consumidor. Foque em ressaltar que, ao comprar com cashback, o valor investido na compra de serviços ou itens acaba sendo menor.

Exemplo:

Para uma compra de R$ 500 com 30% do dinheiro de volta, o valor gasto será de apenas R$ 350. No fim das contas, o consumidor terá um “desconto” de R$ 150,00.

Os números do cashback no E-commerce brasileiro!

Em 2021, dados de um levantamento feito pelo Cuponomia apontaram que estratégias com cupons de desconto on-line e cashback geraram mais de R$ 10 bilhões de vendas no comércio eletrônico nacional.

Além disso, o estudo mostra que consumidores que utilizaram a estratégia economizaram R$80 milhões em compras on-line. O recente sucesso da promoção cashback se deu ao impulsionamento do varejo digital durante a pandemia da COVID-19.

Compras com cashback | Os números do cashback no E-commerce brasileiro! | Blog Agência FG

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores utilizaram o recurso para compras no período. Na principal data de compras do ano, a Black Friday, as buscas por produtos com cashback subiram 38% em 2021. Os dados são um comparativo com os insights do Google na mesma época em 2020.

Para além das compras com cashback, a busca por “cupom”, “retire na loja” e “frete grátis” cresceram, 7%, 6% e 3% respectivamente, de acordo com especialistas do buscador.

Benefícios do cashback

Sem dúvida, a principal vantagem do cashback está relacionada à economia dos consumidores durante a compra. Além do aumento de receita por usuário e impulsionamento das vendas.

Isso sem falar no reembolso acima do valor gasto que, com certeza, se torna o principal atrativo para fidelização de leads. Aproveite para investir em programas de pontuação, por exemplo, instruindo os clientes a acumularem pontos em troca de benefícios surpreendentes.

Por fim, outra vantagem do cashback é a acessibilidade. Além de grandes marcas e empresas do varejo on-line, instituições de bancos digitais e fintechs estão apostando no recurso.

Cashback com cartão de crédito

A utilização do cashback no cartão de crédito está entre as principais formas de atrair usuários. Afinal, estima-se que cerca de 80% dos consumidores com conta em crédito utilizam o recurso nos Estados Unidos.

Compras com cashback | Cashback com cartão de crédito | Blog Agência FG

No Brasil, a estratégia é um pouco mais recente. Dessa forma, apenas fintechs e bancos digitais, como XP, Nubank, BTG+ e Original, oferecem o método para seus clientes.

Mas, vale ressaltar que muitas empresas de cartões de crédito estabelecem um gasto mínimo necessário para o percentual de retorno do cashback. Por isso, é essencial conhecer a companhia que trabalhará junto à sua marca no digital.

Conte com a Agência FG para investir em estratégias de marketing digital

Aproveite as expertises da Agência FG para impulsionar a seu negócio no comércio digital. Agora que você já sabe o que significa cashback, é hora de buscar as melhores estratégias de marketing para E-commerce.

Com mais de 12 anos de experiência, contamos com time de especialistas para atender todas as necessidades relacionadas à performance e transformação digital. Entre em contato conosco e confira!

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