Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, Performance | 08/03/2022

Entenda a importância e como medir a velocidade de carregamento do seu site

A taxa de velocidade de carregamento é, hoje, um dos principais pontos a atentar-se em um e-commerce. Afinal, o tempo que leva para uma página carregar é determinante para a satisfação dos consumidores e até pode impactar na progressão do funil. 

Para reparar esse ponto, existem várias ferramentas que identificam melhorias a serem feitas. Neste artigo, a Agência FG traz algumas delas e ainda ressaltamos a importância de uma loja virtual rápida e interativa. Por isso, não perca nenhum detalhe do conteúdo e conte conosco para otimizar seu e-commerce. 

O que é velocidade de carregamento? 

Assim como o nome sugere, a velocidade de carregamento do site diz respeito ao tempo que leva para que todos os elementos de uma página carreguem de forma estável. Isso pode variar de acordo com o tamanho das imagens ou pelos arquivos carregados enquanto o usuário acessa o site, por exemplo.

Um consumidor insatisfeito com a experiência que tem ao navegar por uma loja on-line pode representar uma venda a menos para o seu negócio. Justamente por isso, as mais recentes atualizações do algoritmo do Google visam melhorar a experiência dos usuários que navegam pelas páginas de resultados. 

Um exemplo disso é o projeto das métricas Core Web Vitals, que também envolve pontos como Interatividade e Estabilidade Visual. Ademais, além de determinar se um site é user friendly, a velocidade de carregamento é um dos 200 principais fatores de ranqueamento. 

Então, saiba que um site lento também pode impactar no seu posicionamento na SERP e os pontos de melhoria também devem estar no radar da equipe de SEO. 

Conheça algumas das ferramentas para metrificar a velocidade 

Quer testar velocidade de carregamento site e ver como se sai? Para isso, aposte em ferramentas como Page Speed Insights. Muito utilizada por desenvolvedores, essa extensão do Google Search Console avalia a velocidade de carregamento nas versões desktop e mobile e ajuda a otimizar seu desempenho.

Imagem de índices de Page Speed Insights, ferramenta do Google Search console que mede velocidade de carregamento

Outra alternativa é o Chrome UX report. O relatório, enviado mensalmente, coleta métricas sobre os tempos de desempenho de página de usuários reais (chamados de dados de campo). Em seguida, as classifica entre os status: Ruim, Melhorias necessárias e Bom.

Impactos positivos da otimização 

Além de melhorar a percepção da sua loja perante o Google, otimizar a velocidade de carregamento também traz outras vantagens. Confira as principais a seguir: 

  • Redução de Bounce Rate;
  • Progressão de Funil;
  • Aumento de tempo na página;
  • Melhora na taxa de conversão;
  • Crescimento de engajamento;

Com a Agência FG, você otimiza sua velocidade de carregamento 

Há 12 anos no mercado, a Agência FG conta com um time de especialistas prontos para atender às necessidades da sua marca e, assim, melhorar a velocidade de carregamento do seu e-commerce. Confie em nossos serviços e entre em contato conosco para saber mais!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >