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Blog, Redes Sociais | 21/10/2021

Social Media: invista na estratégia para o seu negócio!

Uma coisa é certa: o Social Media é indispensável para empresas presentes no digital e indicado para todos. Isso porque as redes sociais têm o seu espaço de valor para impulsionar e divulgar negócios dos mais variados setores. Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo sobre a estratégia!

Mas, antes de falarmos sobre a importância de investir no Social Media para negócio, contamos ainda com um time de profissionais especializados preparado para ajudar você a se destacar nas redes sociais.

Ficou interessado? Então, leia mais sobre e veja, no final deste artigo, as dicas para Social Media que especialistas aqui da FG separaram especialmente para a sua empresa!

Para começar, o que é Social Media?

Seja qual for a estratégia, o primeiro passo para alcançar bons resultados é conhecê-la bem. Por isso, a seguir, explicamos para você tudo sobre o papel do Analista de Redes Sociais, ou simplesmente, Social Media.

Esse profissional é responsável pelo gerenciamento dos perfis das empresas nas redes sociais. Assim, muito além da criação da página e publicação de conteúdo no digital, a função do Social Media também inclui o desenvolvimento de estratégias qualificadas, pesquisas de concorrentes, análise de mercado e tendências, monitoramento de marca e insights.

O analista poderá estar por trás da gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Além disso, ele tem como principal objetivo passar para o público do on-line a essência da sua marca. Sempre respondendo perguntas como: “Quem ela [a marca] é?; No que acredita?; Como se posiciona?; Qual é a sua forma de ver o mundo?;” entre outras!

A rotina do profissional de Social Media!

A publicação do conteúdo é apenas uma das atividades do Social Media. Muito além dos posts, as tarefas do dia a dia desse profissional também incluem ações com foco na visualização e divulgação da marca.

Para ajudar você a entender melhor os trabalhos, a seguir, listamos algumas das funções do Analista de Redes Sociais. Confira!

Planejamento

Ao fechar o contrato com um cliente, a primeira tarefa do Social Media será desenvolver o planejamento de redes sociais. Nesse documento, ele irá compilar as principais informações e estratégias utilizadas pela marca até o momento.

Dessa forma, o arquivo terá dados como o público-alvo e concorrentes. Além disso, também são coletados números internos, a exemplo do posicionamento e diretrizes da empresa no digital.

A partir de então, serão trabalhadas as demais etapas como branding, criação de identidade visual, regras de diálogo com os seguidores e outras definições importantes.

Conteúdo

Após definidas as estratégias de Social Media no planejamento, é hora de agir! O documento será como um guia para que o profissional realize o trabalho conforme acertado com o cliente.

Ao criar postagens ele terá como base os resultados de pesquisas e análises de dados coletados na primeira etapa. Assim, após entender a personalidade da marca, como ela conversará com o público, como serão escolhidas as imagens e quais as interferências do design, o profissional irá criar o post.

Para isso, é importante montar um calendário (semanal, quinzenal ou mensal) e publicar os conteúdos de forma estratégica, sempre pensando nos melhores dias e horários da página. Essas informações podem ser obtidas nas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento de perfis.

Relatórios

Entre as ações de Social Media também está a elaboração de relatórios dos resultados. O profissional será responsável por responder dúvidas sobre como está o desempenho das redes sociais da sua marca. Por isso, é essencial que ele seja gerado com certa regularidade, como no início de cada mês.

Esses documentos tendem a conter métricas importantes, como o alcance da empresa no digital, engajamento, comentários, curtidas e mensagens diretas. Isso sem falar nos dados de seguidores e informações estratégicas, como gênero, cidade e idade.

Dessa forma, o ideal é analisar o relatório de Social Media mensalmente para expor a toda a equipe os resultados!

Interação

O relacionamento com o público mudou ao longo dos anos e, com a popularização das redes sociais, é preciso estar atualizado no mercado. Isso porque, essas plataformas são vistas como uma das principais formas de atendimento aos consumidores.

Pense de modo pessoal: quantas vezes você já rolou o feed e encontrou um produto que te atraiu, mandou mensagem na página do vendedor e não obteve resposta? Isso, sem dúvidas, é frustrante e te fez desistir da compra, não é mesmo?

Então, é claro que você não deseja que o mesmo aconteça com a sua marca. Por isso, o ideal é estar sempre presente para responder os comentários e mensagens no direct. Além disso, também é preciso manter uma boa comunicação, evitando assuntos polêmicos, prezando pela transparência e bom atendimento.

Atualmente, empresas de streaming e fast foods são ótimos exemplos de como conversar com o público no digital. Fique ligado!

Como é feito o monitoramento de resultados?

Ao realizar as estratégias acima é possível perceber que usuários ativos nas redes sociais são responsáveis por gerar as informações da sua marca. Dessa forma, para entendê-los melhor e captar tudo o que esperam da empresa, é preciso estar antenado às principais ferramentas disponíveis no mercado.

Não à toa, os profissionais de Social Media tendem a trabalhar com recursos para diferentes áreas e especialidades. Seja para a curadoria de conteúdo, análise de concorrência, criação de identidade visual, monitoramento de métricas e, até mesmo, agendamento de publicações.

Por isso, entre as ferramentas de Social Media estão aquelas indicadas para conteúdo, análises, design e agendamento.

Conte com o Google e Facebook!

E, que tal ter o maior buscador do mundo a seu favor? O Google também é responsável pelas ferramentas mais utilizadas no digital. Com o Google Advanced Search Operators, por exemplo, é possível analisar pesquisas avançadas e comandos especiais.

Já o Google Analitycs e Facebook Ads são ideais para monitorar as métricas e resultados das estratégias. Além disso, a ferramenta desenvolvida pela equipe de Mark Zuckerberg já está presente dentro da própria rede social.

A expertise dos profissionais da Agência FG!

Uma coisa é certa, trabalhar com redes sociais é estar em constante atualização! Isso porque, diariamente, nos deparamos com novas ferramentas, tendências, plataformas e padrões de comportamento. Assim, as ações utilizadas ontem podem não apresentar o mesmo resultado hoje, portanto, é necessário se reinventar!

Pensando nisso, além das dicas acima, separamos um bônus especial para você! Nosso time reuniu alguns fatores que não podem ficar de fora das estratégias de Social Media dos clientes.

Para a Social Media da FG, Michelle de Melo, é essencial definir o calendário editorial do seu negócio aliado a uma estratégia digital nas redes sociais da marca.

Além disso, Michelle diz ser ideal traduzir em tópicos o que a sua empresa oferece por meio de construções de conteúdos. E acrescenta alguns exemplos desses pontos, sendo eles o “marketing de conteúdo, performance de social ADS e SEO nas redes sociais”.

Outra dica citada por Michelle é estar atento ao que seu público fala nas redes sociais. “Comentários, tanto positivos quanto negativos, ajudam a divulgar a sua mensagem no digital”, afirma.

Mariana Heine, Social Media da Agência FG, acrescenta que essa é a melhor forma de saber as necessidades do público. Assim como eles se comunicam e percebem a sua marca.

Mari destaca ainda que “42% dos usuários do Instagram afirmaram que usam a rede para fazer reclamações ou tirar dúvidas com as empresas. Destes, 26% dizem que as empresas nem sempre ou nunca respondem suas questões”.

Por isso, é necessário interagir com o usuário e se conectar com ele! Afinal, não existe uma fórmula mágica e cada rede social possui objetivos e funcionalidades diferentes!

Analise bem as redes sociais!

Outra dica de sucesso para o digital é contar com um time focado para a área. Isso porque eles podem entender melhor as funcionalidades de cada rede, além de avaliar a performance e gerenciar os canais da sua marca.

Afinal, como destaca Mariana Heine, “é preciso pesquisar, analisar e conhecer a ferramenta para criar um conteúdo personalizado e direcionado. Não é sobre estar presente, é sobre se fazer presente, com qualidade, de forma estratégica e criativa”.

Exemplo disso é que, conforme apontou o CMO de uma grande empresa global em entrevista para a Youpix, incluir funcionários na estratégia de Social Media influencia em 24x mais compartilhamentos nas redes. Para completar, o alcance da postagem é 561% maior.

Por fim, a entrevista também mostrou que 82% dos consumidores afirmaram ter mais confiança na marca quando o CEO e outros líderes têm presença ativa nas redes sociais.

Social Media como estratégia de marketing

Como citado pelas especialistas em Social Media da Agência FG, é por meio das redes sociais que as marcas conseguem ganhar a visibilidade e reconhecimento.

Afinal, com elas é possível “fortalecer conexões, trabalhar posicionamento e até vender mais. No entanto, é preciso ser feito com estratégia, criatividade, responsabilidade e profissionalismo.”, como cita Mariana Heine.

Portanto, considere as estratégias de Social Media como uma extensão da marca com investimento em marketing de influência. Isso porque, não é à toa que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e outros 47% gostam de usar a rede para acompanhar empresas.

Conte com a Agência FG para investir no seu e-commerce!

É extremamente importante atentar-se às mudanças do mercado. Atualmente, as redes sociais são o cartão de visita para que potenciais consumidores encontrem a sua marca. Contamos com um time de especialistas em Social Media preparados para atender as suas demandas!

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