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Blog, E-commerce, Performance | 29/09/2023
Muitos empreendedores iniciam seus negócios motivados por paixão, lucro ou pelo sonho da independência financeira. No entanto, ter um propósito de marca claro e sólido é fundamental para o sucesso da empresa.
Afinal, por meio de propósitos bem definidos, as marcas têm um direcionamento assertivo, além de melhorar o engajamento e planejamento de marketing. Bem como permite a conexão com clientes e funcionários.
Então, quer saber como dar sentido ao negócio on-line? Fique conosco, vamos mostrar o que é e como colocar o propósito da sua marca em prática. Confira!
Considerado o “motivo” pelo qual uma empresa existe, vai além dos objetivos comerciais e até mesmo das declarações de missão, visão e valores. Assim, se concentra na essência da marca, no “porque” ela foi fundada e o que deseja proporcionar ao mundo por meio de seus produtos ou serviços.
Enquanto a missão normalmente descreve o que a empresa oferece, o propósito da marca vai mais fundo, explicando o porquê ela faz. Isso ajuda a conectar a empresa com as necessidades e aspirações do público-alvo, tornando-a relevante e significativa.
Desse modo, ter um sentido forte e bem comunicado, ajuda a guiar as ações do negócio e criar conexão autêntica com os consumidores. Uma vez que quando os clientes entendem a razão da marca e se identificam com ela, ficam propensos a se tornarem leais aos produtos e serviços.
Segundo o CEO da Agência FG, Gabriel Vieira, ter um propósito de marca “é fundamental para qualquer tipo de empresa, seja no digital ou não. Isso ajuda a criar conexões reais e autênticas com colaboradores, clientes e com o mercado”.
Ou seja, o posicionamento de marca bem definido desempenha papel crucial na forma como o negócio é percebido tanto por seus colaboradores quanto por seu público externo. Confira alguns dos motivos que ressaltam a importância de um propósito sólido:
Ter propósito de marca bem articulado cria conexões genuínas com os potenciais clientes, mantendo-os centralizados na estratégia de marketing da empresa. Isso acontece porque um posicionamento claro ajuda a oferecer serviços de alta qualidade, verdadeiramente capazes de atender às necessidades dos consumidores.
Além disso, organizações orientadas pelo propósito conseguem identificar com facilidade o que o público-alvo espera e deseja.
Desse modo, permite desenvolver soluções personalizadas que aumentam as conversões e, ao mesmo tempo, melhoram a reputação da empresa no mercado.
Os ideais do negócio geralmente se alinham com as demandas e necessidades do público-alvo. Quando os consumidores encontram produtos ou serviços que atendem o que desejam, automaticamente associam essas necessidades à marca em questão.
Essa construção de relacionamento entre cliente e empresa estimula o desenvolvimento de parcerias sólidas e a confiança na marca.
Aumentar a percepção de valor uma meta comum para empreendedores e gestores. Quando o propósito está em sintonia com as expectativas dos clientes, o posicionamento do negócio só reforça o compromisso público da empresa.
Isso, por sua vez, motiva os consumidores a retribuir, investindo cada vez mais nos produtos e serviços oferecidos.
Além disso, empresas que assumem responsabilidades ambientais e sociais aumentam a percepção de valor, já que os stakeholders tendem a confiar em instituições que apoiam questões sociais.
Com a transformação digital, as equipes estão mais atentas às melhores práticas adotadas por organizações em todo o mundo.
Empresas que se destacam por um posicionamento coerente, alinhado com questões socioambientais e que defendem seus princípios de forma íntegra, são altamente desejadas por colaboradores na escolha de seus futuros empregadores. Esse movimento estimula o senso de pertencimento e produtividade dos funcionários.
Para o CEO da FG, a resposta é simples: “um propósito bem definido orienta as decisões da empresa e molda sua cultura, gerando um alto impacto positivo em toda jornada das empresas e clientes”. Assim, entre os benefícios de dar um sentido para o negócio, estão:
“Quando o negócio nasce, dificilmente temos uma resposta sobre o propósito. Ao avançar dos anos, vamos percebendo que o propósito está 100% alinhado com nossos valores, visões e objetivos de vida”. — diz Gabriel.
Portanto, encontrar o propósito do seu negócio pode não ser uma tarefa fácil, mas é essencial para a percepção de marca na sociedade e mercado, além de funcionar como um guia para as suas condutas e gestão de marketing. Assim, com algumas dicas é possível implementá-lo! Veja como:
O planejamento é o primeiro passo em qualquer estratégia, mesmo que o propósito seja um conceito, deve ser alinhado pelas ações e identidade do negócio. Nesta etapa entram as definições das tarefas e ações, assim como o período para execução.
Com um tom de voz bem definido conseguem explicar, de forma natural, quais os objetivos e propósito. Alguns exemplos de marcas que conseguem se comunicar com clareza são a Netflix e Dove.
Invista no marketing omnichannel, assim é possível usar os canais de comunicação da marca de forma eficaz, integrando todos os pontos de contato e adicionando detalhes sobre a mensagem chave do negócio de maneira consistente.
A comunicação do propósito da marca por meio de estratégias de marketing é a melhor abordagem para consolidar a comunicação e estabelecer conexões significativas com clientes que compartilham afinidades com a empresa.
No entanto, a maneira mais poderosa de apresentar os valores fundamentais e os motores do negócio aos clientes reside na criação de uma experiência de compra verdadeiramente excepcional, fundamentada nos princípios e estratégias.
Gabriel diz que “Tudo o que aconteceu na FG teve direcionamento do propósito, sempre os pontos se conectam”. Assim, nada melhor do que contar com uma empresa apaixonada pelo que faz para ajudar o seu negócio crescer. A Agência FG conta com toda a expertise necessária para comunicar o propósito da sua marca de modo assertivo no digital.
Afinal, são mais de 13 anos no mercado, ajudando negócios de todos os tamanhos a alcançar seus objetivos. Acesse nosso site e fale conosco!
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