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Blog | 29/07/2021
Você acredita que o e-commerce substituirá as lojas físicas entre as preferências dos consumidores? A Agência FG, preparou um artigo completo para falar sobre o futuro do varejo físico diante do crescimento do comércio eletrônico!
Afinal, em meio ao cenário da pandemia do novo coronavírus, tendo o isolamento social como uma das principais formas de conter o avanço de casos, varejos de diferentes segmentos migraram para o mercado digital.
A alternativa foi encontrar consumidores remotamente, oferecendo a praticidade dos serviços em conjunto com a segurança de estarem em suas casas. Mas agora, quais são as perspectivas para o futuro das lojas físicas? Continue lendo e confira!
Hoje em dia, estamos lidando com a expansão do e-commerce enquanto as lojas físicas sofrem quedas de vendas significativas. Prova disso são as pesquisas que apontam que as compras online com retirada no local, ou em drive-in, são algumas das estratégias que devem permanecer no pós-pandemia.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, em 2020, as vendas online cresceram cerca de 68%. O que desafia o varejo físico a criar ações que o ajude a se reinventar e se manter no mercado.
O estudo também aponta que, mesmo após a vacinação e controle da pandemia da COVID-19, 69% dos brasileiros afirmam que diminuirão as visitas aos comércios presenciais de todo o país.
Uma coisa é certa, os hábitos de consumo mudaram em todo o mundo. Os efeitos da pandemia da COVID-19 são considerados os piores desde a crise da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Isso porque, eles têm provocado nos clientes o receio em frequentar as lojas físicas e se contaminarem.
Sendo assim, 69% dos consumidores brasileiros diz terem reduzidos as visitas a varejos físicos desde março de 2020, quando surgiram os primeiros casos da doença no país.
A pesquisa da EY-Parthenon também mostra que 65% da população tem adotado práticas mais sustentáveis durante as compras. Dessa forma, 65% só investe no essencial e 63% gasta menos com itens não essenciais.
O estudo, realizado entre janeiro e fevereiro de 2021, contou com a participação de cerca de 14 mil consumidores de 18 países, sendo mil deles brasileiros.
A evolução faz parte da rotina e tem sido assim desde que começamos a nos estruturar como sociedade. Por isso, o varejo online merece o destaque que tem recebido nos últimos tempos.
Excelente solução para a economia durante os tempos de isolamento social, ele pode até fazer com que a loja física pareça coisa do passado. Porém, não é bem assim! Afinal, embora pareça tradicional, a unidade física da sua empresa deve trabalhar em conjunto com o e-commerce.
Isso porque, os varejistas físicos ainda podem contar com uma grande vantagem competitiva no mercado, investindo em contato pessoal e estratégias que ajudam a fidelizar os clientes tanto no digital quanto presencial.
Para provar esse ponto, estudos divulgados indicam que empresas com unidades físicas e que investem no comércio eletrônico tendem a aumentar o tráfego online em cerca de 50%. Basta fazer a divulgação entre seus clientes residentes nas lojas presenciais.
Como citamos, não se espera que o comércio digital acabe com o varejo físico. Na verdade, com base na experiência dos supermercados da Itália, o país que já foi epicentro da pandemia, a melhor estratégia é unir os pontos de venda físicos e digitais em busca de bons resultados.
Segundo Neil Stern, sócio na consultoria do varejo McMillanDoolittle, os varejistas precisam lidar com as tendências do mercado atual para conseguir manter as lojas físicas ativas.
Dessa forma, é possível ter grandes expectativas para as unidades físicas da sua empresa, visando expansão nas lojas em diferentes localizações. Aliás, você pode usar os dados de vendas do e-commerce como base para alcançar o público-alvo.
Além disso, vale lembrar que a sobrevivência da loja física não depende do cenário no mercado, mas sim do valor dela para os consumidores.
Sendo assim, vai muito além das vendas de produtos e serviços, é preciso criar a fidelização dos clientes, criando uma conexão entre marca e consumidor.
A estratégia é essencial para que as lojas físicas possam manter o posicionamento competitivo no mercado. O omnichannel, está entre as principais tendências do varejo, porque ela possibilita que o cliente utilize diferentes canais para encontrar e adquirir seus produtos e serviços.
Dessa forma, a ação tem como base a convergência dos canais da sua loja e faz com que o consumidor não encontre diferenças entre o mundo online e offline.
Para completar, o omnichannel também permite que o cliente compre pela loja virtual e retire na loja física, o click-and-collect. Ou então, se preferir, também oferece a oportunidade de comprar na unidade presencial e receber em casa, o showrooming.
Os benefícios dessa modalidade mostram que o e-commerce, na verdade, impulsiona as vendas nas lojas físicas. Já que o consumidor encontra o produto online, com preços e promoções válidas para determinado item e, em seguida, vai até à unidade mais próxima para concluir a compra.
Em parceria com a Agência FG, algumas lojas são referências nas ações de omnichannel. Entre os maiores cases de lojas físicas conectadas ao e-commerce e, que confiam nos trabalhos da nossa agência estão a Tip Top e Yes! Cosmetics.
Marcas conhecidas em todo o Brasil, elas alcançaram o sucesso utilizando a plataforma Linx Commerce. Ideal para quem deseja investir no varejo digital, ela conta com múltiplas estratégias e recursos que fazem a diferença no e-commerce, como o omnichannel.
Assim a Linx Commerce garante um checkout baseado na convergência de todos os canais utilizados pela marca, totalmente otimizado e adaptado ao mobile.
O Linx OMNI OMS, por exemplo, integra loja online, loja física, centros de distribuição e franquias com uma única ferramenta. Dessa forma, é possível atender pedidos em qualquer canal, diminuindo a quebra de estoque e, ainda, gerando mais tráfego e aumento de vendas. Incrível, não é mesmo?
A Agência FG é especializada em Criação de Loja Virtual para Linx Commerce, por isso, você pode contar conosco para aumentar as vendas no e-commerce e converter clientes em diferentes canais.
Há mais de 11 anos no mercado, a Agência FG é referência no desenvolvimento, performance e criativa de e-commerces de diferentes segmentos. Por isso, agora que você já sabe que vale a pena investir no mercado digital para impulsionar as vendas no físico, conte conosco para colocar o trabalho em prática.
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