Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, Performance | 14/10/2021
Se você está presente no ambiente digital, deve conhecer o Google BERT! Esse algoritmo que, em tradução livre, significa Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores, já está em vigor desde 2019 e impacta diretamente nos posicionamentos na SERP.
Precisa de ajuda para entender melhor como o mecanismo funciona? Então, conte com o time de especialista da Agência FG para esclarecer os principais pontos sobre o assunto!
Além disso, confie em nossa equipe de profissionais preparados para otimizar constantemente seu e-commerce. Entre em contato conosco para saber mais!
Basicamente, “Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores”
é um algoritmo do Google que funciona a partir de uma ferramenta de inteligência artificial. Mais especificamente, nesse caso, de aprendizado profundo (Deep Learning) para PLN (Processamento de Linguagem Natural).
Isso significa que a inteligência artificial “treina computadores” para assimilarem melhor as intenções de busca dos usuários, de forma mais próxima a como nós humanos fazemos.
Por ser bidirecional, o Google BERT analisa o contexto à esquerda e à direita da palavra-chave principal na busca. Dessa forma, consegue entender a relação entre as palavras da pesquisa em vez de considerar uma por uma.
Além disso, o algoritmo também pode compreender erros de grafia, reduzir palavras ao seu radical ou infinitivo, considerar sinônimos e até abstrair termos irrelevantes da frase buscada, por exemplo.
Bom, você deve estar se perguntando, mas qual é o objetivo dessa alteração no buscador? A resposta é: responder, de forma mais objetiva, as pesquisas dos usuários na plataforma.
Até porque, ao interpretar melhor o relacionamento entre as palavras pesquisadas, o mecanismo apresenta resultados mais direcionados na SERP. Dessa forma, a inteligência consegue analisar o jeito que os usuários pesquisam e seleciona os conteúdos que melhor correspondem à busca.
A mudança é muito importante, dado que a forma como nos comunicamos verbalmente é muito complexa. Além disso, também é super válida quando consideramos o crescimento da pesquisa por voz.
De acordo com um levantamento feito pela empresa de ciência de dados Ilumeo em 2020, a tecnologia de assistência virtual por voz é conhecida por 92% dos brasileiros entrevistados e faz parte da rotina semanal de 48% deles.
Conheça outras novidades nos algoritmos do Google neste artigo completo do Blog Agência FG.
Após a mudança no algoritmo, surgiram muitas dúvidas em relação aos possíveis impactos que as páginas já indexadas poderiam sofrer. Ou, então, se seriam necessárias alterações na forma que produzimos conteúdo.
Contudo, os especialistas do Google continuam frisando que sites com informações originais e relevantes continuarão a ser favorecidos. Sendo assim, se o seu site tem conteúdos pertinentes, escritos em uma linguagem natural e que realmente agreguem valor ao público, ele será valorizado.
Enquanto isso, se, em algum momento, suas páginas continham apenas um amontoado de palavras-chaves descontextualizadas, então, elas poderão perder posições.
Viu como é importante entender o mecanismo do Google BERT? Além dele, o Google anuncia inúmeras mudanças constantemente em seus algoritmos. Mas não precisa se preocupar!
A Agência FG, há mais de 11 anos de experiência em serviços de alta qualidade com foco em marketing digital, conta com uma equipe de profissionais que estão atentos às novidades e prontos para manter seu site otimizado.
Pode contar com a gente! Somos referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de grandes marcas como Ellus, Richards, RipCurl, Copafer e muito mais!
Entre em contato conosco e escolha a agência ideal para manter sua marca em crescente evolução no mercado. Acesse o site e conheça nossos serviços!
X