Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

E-commerce | 08/06/2021

Meios de pagamento para e-commerce: conheça os principais!

Conhecer bem os meios de pagamento para e-commerce é, sem dúvida, o primeiro passo para gerar transações tranquilas e seguras. Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo especial que irá ajudar você a entender qual é a melhor forma de pagamento para as principais plataformas de venda online.

Afinal, quem não deseja aumentar as vendas no e-commerce e oferecer transações que garantam a proteção dos dados da empresa e dos clientes?

Vale lembrar que, diferentemente das lojas físicas, no e-commerce as compras podem ser pagas de diferentes maneiras e, por isso, exigem um suporte de segurança bastante confiável! Continue lendo e saiba mais!

Escolha bem as formas de pagamento da sua loja virtual!

Existem diferentes formas de finalizar uma transação, por isso, antes de explicar melhor sobre cada uma delas, separamos um resumo sobre os principais meios de pagamento para e-commerce!

Meios de pagamento para e-commerce: conheça no Blog da Agência FG

Para começar, é importante que todo empreendedor conheça bem as formas de pagamento no comércio eletrônico. Até porque, não é necessário escolher todos eles para a sua loja online, no entanto, é imprescindível decidir por aquele que traga mais benefícios e segurança para o seu negócio.

Os principais meios de pagamento no e-commerce!

Atualmente, com as atualizações de bancos digitais e demais meios que favorecem o pagamento online, os consumidores e donos de lojas virtuais encontram meios como:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto bancário;
  • PIX;
  • Transações eletrônicas;
  • Carteiras Digitais, como PicPay, Ame Digital Google Pay, Apple Pay, PagBank, Mercado Pago e outras.

É importante ressaltar que de acordo com o estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs, em 2020 os brasileiros fizeram cerca de R$ 2 trilhões em compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos.

Esse número mostra um aumento de 8,2% em comparação com 2019. Mas, é importante lembrar que o crescimento também está relacionado ao isolamento por conta da pandemia da COVID-19, que levou muitos consumidores para as compras online.

Além disso, o estudo também mostra que, com a maior adesão de compras online, o uso de cartões de crédito em sites de e-commerce cresceu 32,2% em 2020. O que movimentou um total de R$ 435,6 bilhões nas lojas virtuais de todo o Brasil.

Meios de pagamento para e-commerce: conheça no Blog da Agência FG

Sendo assim, podemos considerar que cerca de 70% das transações financeiras nos e-commerces brasileiros são realizadas por meio do cartão de crédito.

Entenda melhor sobre cada meio de pagamento online!

Agora que já falamos de modo geral como os meios de pagamento para e-commerce funcionam e quais as principais formas presentes no mercado, é hora de apresentar detalhadamente as maneiras. Veja só!

Boleto bancário

Os boletos bancários estão entre os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce. O documento contém todos os dados de quem irá receber, no caso, a loja online.

Entre essas informações estão o banco, titular da cobrança, data de vencimento do título e, claro, o valor a ser pago. De modo geral, os dados são passados por meio do código de barras.

A principal vantagem do boleto bancário é que toda pessoa com conta corrente em qualquer banco em operação no país, pode optar pela modalidade de transferência. Além disso, é possível efetuar o pagamento na boca do caixa, lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos e via internet banking.

Transferência online

Ao contrário do boleto bancário, o pagamento pela transferência online permite que o cliente pague a compra de forma imediata, com serviço de confirmação direto e instantânea. A rapidez e baixo risco de contestação da compra é, sem dúvida, a principal vantagem dessa modalidade.

Se você optar por instalar a transferência online entre os meios de pagamento para e-commerce, é preciso negociar primeiro com os bancos para entender as formas de gateways na loja virtual. Assim, você terá todo o suporte necessário para realizar as transações com mais tranquilidade.

PIX

Recém-lançado, o Pix já é sucesso absoluto entre consumidores de todo o país. De acordo com o Banco Central do Brasil, o Bacen, a adesão acelerada da modalidade tem um crescimento de 57,5% ao mês.

E, não é à toa que empresas e clientes de todos os segmentos têm aderido ao pagamento instantâneo. Afinal, o sistema é muito mais prático e rápido, superando os demais tipos de transferência bancária, como o TED e DOC.

Isso porque, em palavras do próprio Bacen, os pagamentos via Pix são “transferências monetárias eletrônicas nas quais a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorrem em tempo real”.

Meios de pagamento para e-commerce: conheça no Blog da Agência FG

Sendo assim, o valor é transferido e recebido instantaneamente. E esse é apenas um dos principais fatores para investir no Pix para e-commerce. Entre eles também estão o baixo custo nas transações.

Além de garantir mais segurança por meio do Sistema Financeiro Nacional e estar disponível 24 horas por dia durante toda a semana, inclusive feriados.

Gateways de pagamento

Por falar neles, os gateways de pagamento também estão entre as formas mais utilizadas no e-commerce. Eles são sistemas de integração que permitem realizar pagamentos eletrônicos junto a bancos ou operadoras de cartão de crédito.

Ou seja, são eles que garantem a segurança na compra via internet. Isso porque, os sistemas verificam os dados de conta ou crédito do cliente e, só então, permite que a compra seja realizada.

Carteiras digitais

Um dos meios de pagamento para e-commerce que mais tem crescido nos últimos tempos são as carteiras digitais. Também conhecidas como wallets, atualmente elas representam cerca de 1% das compras online e são bem simples de serem usadas.

No geral, o consumidor precisa ter o aplicativo da carteira digital instalado no smartphone e, assim, ao realizar a compra o pagamento é feito via aplicativo sem a necessidade de informar os dados do comprador.

Dessa forma, a principal vantagem da modalidade é a privacidade das informações dos clientes.

Confie na Agência FG para a implantação do seu e-commerce!

Especializados em desenvolvimento, performance e com muita criatividade na bagagem, a Agência FG é a escolha certa para você que busca serviços de alta qualidade e excelência na hora de investir no e-commerce!

Afinal, são mais de 11 anos de experiência com foco em evoluir no marketing digital e oferecer resultados que são referência no mercado. Acesse e confira!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >