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Quer saber quais foram os produtos mais vendidos na Black Friday de 2023? Está no lugar certo! Bastante aguardada tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas, a data é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento, visto que ela movimenta bilhões por ano.
Não é à toa, que lojistas investem em estratégias agressivas e antecedem promoções para alavancar as vendas de produtos Black Friday no e-commerce e lojas físicas.
Anualmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e, neste ano, trouxe resultados positivos e insights valiosos para pequenos e médios negócios, sobretudo em marcas com e-commerce e investimento em marketplaces.
E, é sobre isso, que falaremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto com a Agência FG!
Como foram as vendas da Black Friday 2023?
Estudos citados pelo Portal InfoMoney, mostram que de 0h da quinta-feira, 23, até às 23h59 do domingo, 26, foram realizados 8,2 milhões de pedidos on-line, com uma queda de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022.
Ainda, a plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, mostram que, apesar do ticket médio ter crescido 2,1% em relação a 2022, para R$ 639,47, o faturamento total do comércio eletrônico nacional foi 14,6% menor, caindo para R$ 5,2 bilhões.
Segundo o levantamento Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento da Black Friday Brasil apenas na sexta-feira (24), ficou 0,8% abaixo da data em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19.
Porém, com o acréscimo da inflação, registrado em 28,35% durante o período, conforme dados do IBGE, a queda real do faturamento é de quase 30%.
Contudo, ainda segundo o ICVA, entre 1º e 23 de novembro deste ano, em comparação com o ano passado, as vendas no e-commerce cresceram 9,4%, mesmo o varejo físico apresentando retração de 0,6%.
Quais foram os produtos mais vendidos da Black Friday?
Na Black Friday, todos os produtos ou serviços podem oferecer bons descontos, por isso, engana-se quem pensa que somente celulares e eletrodomésticos valem a pena.
Por exemplo, em 2023, as categorias que mais se destacaram em vendas e faturamentos incluem:
- Moda com faturamento de R$ 34 milhões;
- Saúde e Beleza com R$ 6 milhões;
- Casa & Jardim em R$ 3,6 milhões.
Em seguida, aparecem:
- Móveis, Eletro & Depto com alta de 10,5%;
- Óticas & Joalherias em + 9,7%;
- Turismo & Transporte com acréscimo de 9,6%.
E, entre os principais segmentos movimentados pela Black Friday 2023, o setor de Livrarias e Papelarias foi o que apresentou a maior retração, com queda de 1,8% nas vendas.
Black Friday deste ano x do ano passado
No dia da Black Friday de 2022, as vendas no e-commerce brasileiro atingiram 2,2 milhões. Por outro lado, o total de pedidos teve queda de 4,4%. E, em 2023, até meio-dia de sábado, o faturamento recuou 14% e o número dos pedidos, 13,7%, segundo a Neotrust, na comparação com o mesmo período de 2022.
Isso, pois muitos varejistas encararam a Black Friday 2023 com foco na rentabilidade da operação. Desse modo, o pico de vendas da data aconteceu à meia-noite do dia 24, quando houve 20% mais de vendas em relação ao período homólogo.
Ademais, o termo Black Thursday ganhou destaque. Afinal, o esquenta Black Friday movimentou mais de 75 milhões de reais para pequenas e médias empresas.
Também, um levantamento da NielsenIQ Ebit, líder de informações e insights sobre o comércio eletrônico no Brasil, mostra que as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de 00 horas até o meio-dia da sexta-feira quando comparado com igual período de 2022.
A Black das pequenas e médias empresas!
Um levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop, apontou que as pequenas e médias empresas movimentaram 77 milhões de reais durante a Black Friday 2023, considerando as vendas de e-commerce de terça até sexta às 12h.
O número indica um crescimento de 26% em comparação a 2022. E, até às 17h do dia 24/11, foram vendidos 1,1 milhão de produtos no período, com um ticket médio de R$ 265.
Como o consumidor pagou as compras na Black Friday?
Um artigo da Revista Exame apontou que, durante a Black Friday, os meios de pagamento em destaque foram o cartão de crédito com 59%, visto que permite o parcelamento da compra e, por consequência, maior ticket médio.
O Pix, não ficou de fora e conquistou o segundo lugar entre os favoritos dos consumidores, com 31%. Além disso, outros sistemas de pagamento se destacaram, como cashback e o E-wallet.
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