Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 03/02/2022

Conheça a VTEX e as principais vantagens da plataforma

A VTEX é uma plataforma bem conceituada entre os varejistas que atuam no digital. Porém, você conhece todas as funcionalidades e vantagens oferecidas por ela? Para te ajudar com o assunto, o time FG preparou este artigo com vários detalhes.

Com isso, é possível escolher a melhor plataforma para fazer impulsionar o seu negócio. Sendo assim, não perca nenhum detalhe do nosso conteúdo e aproveite! Afinal, a FG é parceira da VTEX e oferece uma migração muito mais rápida e tranquila. 

O que é VTEX?

A VTEX é uma plataforma de SaaS (Software as a Service) para o comércio digital. Por isso, conta com toda a estrutura necessária para o cadastro de produtos, personalização da loja, integração de meios de pagamento, ERP e frete, por exemplo.

Atualmente, é utilizada por mais de 2.500 empresas em diversos países da América Latina e até Estados Unidos. Entre elas, destacam-se grandes players, como Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, AB InBev e Nestlé. 

Como funciona com a tecnologia de nuvem e tem funcionalidades avançadas, é a opção ideal para comerciantes — tanto B2B, quanto B2C — que já atuam no digital e buscam dar um passo à frente. 

Além disso, deve ser priorizada por aqueles que visam melhorar a experiência de seus consumidores durante a navegação. 

Vantagens de usar plataforma VTEX

Campos de SEO, certificados de segurança, gerenciamento de múltiplos estoques e catálogos, internacionalização de lojas são só algumas das funcionalidades oferecidas pela VTEX. 

A seguir, detalhamos seus principais diferenciais e porque é uma ótima opção para quem busca crescer o alcance do e-commerce. Confere só.   

1. Super personalizável 

Toda a experiência que os clientes têm com a sua marca, especialmente enquanto navegam pela loja on-line, impacta nas vendas e até na fidelização. Sendo assim, quanto mais personalizado, atrativo e prático for um e-commerce, melhor. 

Nesse caso, a VTEX plataforma se destaca, já que as lojas podem ser 100% customizadas. Inclusive, outro ponto vantajoso quando pensamos em usabilidade é que ela possui design responsivo, ou seja, que se adapta a todas as telas. 

2. Acompanha o comportamento dos consumidores

Ainda acompanhando a relevância da experiência dos clientes durante uma compra on-line, a tecnologia da VTEX é capaz de identificar tendências e comportamentos dos usuários. Dessa forma, passa a exibir conteúdo dinâmico de forma personalizada para cada tipo de comprador.

3. Centraliza suas operações

Com a VTEX, você também pode centralizar e cruzar diversas informações determinantes no universo varejista. Graças ao seu sistema de gerenciamento centralizado, as lojas passam a integrar dados como CRM, ERP, WMS, TMS e até de marketplaces. Isso facilita a gestão de empresa, otimiza processos e poupa despesas.

4. Valoriza do omnichannel 

Graças à integração com o ERP, por exemplo, você tem a possibilidade de estabelecer uma estratégia omnichannel. Assim, pode oferecer comodidades ao consumidor, como comprar on-line e retirar o pedido na loja física;

Saiba tudo sobre os benefícios da estratégia de omnichannel neste artigo do Blog FG. 

5. Facilidade no check-out 

Problemas de abandono de carrinho na hora do check-out? A VTEX busca solucionar essa questão com seu SmartCheckout, processo de compra exclusivo e patenteado. 

Com ele, além de certificar a segurança da transação, é possível garantir uma experiência de primeira compra mais intuitiva e rápida. Afinal, dispensa a necessidade do cliente criar usuário e senha para finalizar o pedido. 

6. Estabilidade 

Um dos maiores medos de varejistas nas grandes datas comerciais, como a Black Friday, é que o grande volume de acessos faça com que a loja saia do ar. Nesse caso, a plataforma também é uma excelente opção!

Para se ter uma ideia, as lojas VTEX registraram 1,4 milhão de pedidos em todo o mundo durante a Black Friday 2021. No pico, que ocorreu no dia 26 de novembro, às 19h, foram registrados mais de 1.867 pedidos por minuto. Por isso, vale ressaltar que toda a estabilidade assistida na data é fruto das constantes otimizações que corrigem possíveis problemas.

Quais as novidades do VTEX IO

Além de todas as funcionalidades já oferecidas pela plataforma, recentemente, a empresa lançou o VTEX IO. Essa solução busca descomplicar, ainda mais, a realização de ajustes e melhorias em uma loja virtual. 

Sendo assim, de forma técnica, consiste em um sistema de desenvolvimento baseado em serverless computing. Isso permite que programadores criem aplicações e integrações de maneira muito rápida, eficaz e autônoma.

Principais benefícios do VTEX IO 

Confira como as novidades do VTEX IO impactam o seu e-commerce positivamente: 

  • Você terá menos problemas com atualizações, já que a interface da loja independe do back-end de desenvolvimento
  • É mais fácil gerenciar o conteúdo do e-commerce, pois não é necessário mexer no CMS;
  • Conta com Intelligent Search, uma nova ferramenta de busca que corrige erros ortográficos e entende palavras que não estão no cadastro do produto;
  • Permite configurar a tradução automática para outros idiomas;
  • Conta com Workspaces, que facilita a produção de layouts e testes A/B;
  • Permite a integração com diferentes sistemas de pagamento, como o Apple Pay e o Samsung Pay.

Como a agência oferece serviços na plataforma vtex?

O time da FG conta com três áreas focadas na criação e migração de VTEX ecommerce: Evolução, UI e UX e desenvolvedores front-web. Dessa forma, na prática, os nossos desenvolvedores empenham-se na construção dos códigos que integrarão a plataforma. 

Enquanto isso, os designers do time de UI e UX personalizam a loja da melhor maneira pensando, principalmente, na experiência dos consumidores. Depois, a equipe de Evolução fica responsável pelas constantes melhorias para que a loja virtual esteja sempre operando de forma ideal.  

Migre para a VTEX com o suporte da Agência FG 

Preparado para dar um salto no desempenho do seu e-commerce junto à VTEX e a FG? Então, não perca tempo e entre em contato com nosso time para saber mais sobre a migração e melhorias que podem aumentar sua receita em 2022. 

Há 12 anos no mercado, acompanhamos de perto o crescimento de grandes e-commerces do país, como a Ellus, Rip Curl e Guess!  

Atualmente, nossa equipe tem mais de 100 pessoas apaixonadas pelo novo, incomodados pela transformação e orientados por dados. Portanto, não perca tempo e transformar seus resultados com a Agência FG

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >