Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog | 21/03/2023
Ainda não sabe o que é Growth Hacking? O método consiste em um conjunto de estratégias para o crescimento acelerado de marcas, combinando análise de dados, hipóteses, experimentos e avaliações empíricas.
Por isso, engana-se quem pensa que o potencial do Growth Hacking está em receitas prontas ou num time de especialistas. Afinal, trata-se mais de uma mentalidade focada nas melhores práticas de crescimento.
A seguir, a Agência FG te ajuda a se aprofundar no assunto e descobrir seus benefícios, aplicações e técnicas. Continue a leitura!
Em geral, o Hacking Growth, termo cunhado em 2010 por Seans Ellis, trata-se da forma de pensar voltada plenamente ao crescimento acelerado da marca. Pautando-se na sustentabilidade do negócio e no uso mínimo de recursos. Esta mentalidade é bastante presente em ambientes de Startups. No entanto, pode ser facilmente aplicada a qualquer empresa independente do tamanho.
A estratégia basicamente funciona a partir de hipóteses e experimentos visando gerar resultados rápidos. Sendo assim, ao levantar cenários, criar soluções e mensurar os resultados, a marca consegue identificar e aplicar melhorias na otimização de processos, produtos ou comunicação.
Para entender melhor o que é Growth Hacking, é necessário compreender as premissas que baseia a lógica por trás da metodologia. São elas:
Para que as estratégias de Growth Hacking funcionem, a mentalidade deve ser, antes de tudo, incorporada à cultura organizacional da empresa. Entretanto, ao aplicá-la é necessário o cumprimento de seis etapas, onde cada uma delas contribui para gerar resultado e aprendizado.
O Growth Hacking projeta um crescimento rápido, no entanto, focar os esforços em uma área de cada vez é indispensável. Sendo assim, identifique as lacunas do negócio e quais ações devem ser priorizadas por meio dos indicadores estratégicos
Após identificar todas as melhorias que precisam ser feitas, chegou a hora de elaborar possíveis soluções do que efetuar para resolvê-las. Portanto, crie caminhos focados em melhorar ou resolver que possam ser mensuráveis, melhorar o tráfego orgânico em x%, por exemplo.
Depois do escopo de hipóteses feitas, organize como a solução será testada. Você pode seguir o passo a passo abaixo:
Nesta etapa, coloque em prática todo o planejado. Provavelmente, você precisará de ferramentas de Growth Hacking, como Google Analytics, optimize, SAS, Marketo e Tableau, para organizar as ideias e testá-las por ordem de prioridade.
No Growth Hacking grandes resultados não são o objetivo. A ideia é aprender e assegurar um crescimento sólido para o negócio ao aplicar melhorias constantes.
Sendo assim, analise se a hipótese deu certo ou precisará buscar outras soluções.
Por fim, quando confirmada as hipóteses, é hora escalonar os resultados e processos estabelecidos. Dentro da mentalidade de Growth Hacker, o crescimento está ligado à capacidade de escalar, replicar e automatizar procedimentos.
Tendo em vista que o aprendizado é a base aqui, um plano de crescimento acelerado no Growth Hacking. Portanto, precisa ser definido, construído, testado e aplicado ou descartado, absorvendo os erros e acertos.
Assim, de modo resumido, a aplicação pode ser feito a partir das etapas:
Vale ressaltar que as técnicas de Growth servem para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Uma vez que está atrelada ao crescimento rápido, sustentável e com o menor recurso possível. Assim, grandes e pequenos negócios, podem adotar a mentalidade e assegurar resultados.
Entre os benefícios de adotar este modo de pensar, estão:
Agora que você já sabe o que é Growth Hacking, conte com os especialistas da Agência FG para implementar as melhores ações de crescimento na sua marca. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!
X