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Blog, E-commerce | 14/09/2021

E-commerce de moda: saiba o porquê investir no segmento!

Invista no e-commerce de moda e transforme as vendas do seu negócio! Afinal, o mercado precisa acompanhar a demanda de clientes por grandes ofertas de produtos e facilidade na hora de pesquisar preços. Dessa forma, além de tornar a loja mais atrativa, também é possível se destacar entre os concorrentes.

Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo com as principais estratégias que ajudarão a potencializar as vendas do seu e-commerce. Quer saber mais? Então, continue no artigo e boa leitura!

A potência do e-commerce de moda!

O segmento de moda é, sem dúvidas, um dos mais fortes do comércio eletrônico brasileiro. Isso porque, está entre as 12 categorias principais do e-commerce, sendo o setor de Roupas e Calçados responsável por 5% de todo o valor movimentado pelas lojas virtuais no país.

Conforme aponta o relatório da Webshoppers, essa é a terceira maior porcentagem do e-commerce brasileiro. O mercado é definido, principalmente, pelas lojas que investem na venda de vestuário, porém, também devemos citar aqueles que oferecem cosméticos, perfumaria, acessórios e bolsas.

Além disso, grande parte dos consumidores do e-commerce de moda chega por meio das redes sociais e sites de busca, motivados por influenciadores ou anúncios. Dessa forma, estar presente nos canais digitais é fundamental para as vendas no segmento.

O mercado da moda durante a pandemia!

Com o fechamento das lojas físicas, por conta da pandemia do COVID-19, as vendas on-line dispararam! Segundo estudo da empresa Conversion, dentre as 50 principais lojas virtuais do Brasil, houve um crescimento médio de 51% entre fevereiro de 2019 e maio de 2020.

O e-commerce brasileiro de moda, por exemplo, cresceu 95,27% durante esse período. Com isso, atingiu a marca de 1,51 bilhão de acessos em um ano. Ainda segundo o estudo, entre as lojas e marketplaces mais acessados no setor estão:

  • Dafiti – 17.760 milhões;
  • Riachuelo – 12.110 milhões;
  • Zattini – 9.788 milhões;
  • Lojas Renner – 8.966 milhões;
  • Marisa – 8.259 milhões;
  • C&A – 8.134 milhões;
  • Decathlon – 2.574 milhões.

No começo do ano, publicamos um artigo especial com os 10 produtos mais vendidos no e-commerce durante a pandemia. Nele, os números já apontavam que o setor de Moda e Acessórios tinha previsão de aumento de 16,5% nas vendas. Enquanto isso, o mercado de Beleza, Perfumaria e Saúde cresceria em 15,2%.

6 estratégias para alcançar o sucesso no setor

Com números tão significativos, investir e se destacar no segmento de moda requer alguns cuidados especiais para chamar a atenção do consumidor. Pensando nisso, separamos estratégias de marketing digital ideais para o e-commerce de roupas e calçados. Confira!

1. Invista em conteúdos

A produção de conteúdo está entre as principais formas de alcançar seu público no meio orgânico, ou seja, sem custos. Para isso, crie blog, vídeos para Instagram e canais no Youtube, por exemplo. Assim, é possível investir em propostas sobre moda com foco em atrair pessoas interessadas pela área.

Além disso, vale destacar a importância de uma boa produção de fotos! Afinal, as imagens de alta qualidade estão entre os principais fatores de conversão do comércio eletrônico.

Dessa forma, as fotos para e-commerce e o visual por trás delas, fazem toda a diferença, principalmente quando falamos de moda. A partir delas, o cliente clica sobre um produto nas buscas sendo atraído a concluir a transação.

Por fim, no artigo do blog, a otimização SEO inclui links para produtos da loja que tendem a trazer a conversão de clientes. Já nos vídeos, o ideal é optar por ações de Motion Design e convidar o consumidor a conhecer o seu e-commerce.

2. Aposte nas estratégias de mídia

O investimento em ações de mídia é inevitável quando falamos em marketing digital. Isso porque, essa ainda é a maneira mais eficiente de atrair consumidores e mostrar a eles os produtos do seu negócio.

Nessa estratégia, é possível comprar anúncios no Instagram, Facebook e Google, por exemplo. Além disso, as próprias ferramentas desses anúncios disponibilizam relatórios analíticos, como os do Google Analytics. O serviço, inclusive, oferece dados importantes para que as empresas tomem as melhores decisões para a marca.

Vale lembrar que outra estratégia essencial para a sua loja de moda é o remarketing para e-commerce. Com ele, você enviará ofertas de produtos com base no comportamento do usuário dentro da sua própria loja.

O Google Display é uma das principais ferramentas de remarketing. Por meio dele, é possível escolher o canal que faz mais sentido para encontrar seu público-alvo, seja em sites como Youtube, Google Shopping e, até mesmo, aplicativos com anúncios dentro do Facebook e Instagram, por exemplo.

3. Esteja nas redes sociais!

Como citamos acima, as redes sociais são fundamentais para alcançar potenciais consumidores, principalmente quando falamos de um e-commerce de moda. Dessa forma, canais como o Instagram, Pinterest e Tik Tok, por exemplo, têm forte apelo visual e são bastante visitados por pessoas com interesse no setor.

Por isso, utilize as redes sociais como vitrine da sua loja virtual! Lembre-se de sempre publicar fotos de boa qualidade, com descrições completas e informações importantes para o consumidor. Além disso, não se esqueça de deixar o link para compra!

Dica extra da FG: faça parceria com influenciadores digitais! Com milhares de seguidores, os digitais influencers são ótimas alternativas para recomendar seus produtos aos consumidores. Afinal, de sua autoridade com seus seguidores na hora de vender as roupas e calçados.

4. Realize ações promocionais

Quem não adora uma boa promoção? É claro que, na hora de comprar roupas, calçados e acessórios on-line não seria diferente! Assim, uma excelente ideia para o seu negócio é oferecer cupons de desconto, inclusive na primeira compra. Eles podem ser compartilhados em redes sociais para ter maior alcance.

Além disso, enviar brindes na embalagem, criar áreas de outlet para liquidar coleções passadas e ações de frete grátis com valor mínimo ou valor fixo em determinado produto também ajudam a atrair clientes.

5. Trabalhe com a sazonalidade

Explorar datas comemorativas está entre as principais estratégias de um e-commerce de moda. Pensando nisso, crie ações promocionais para datas especiais, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e outras.

Porém, vale lembrar que a estratégia exige muito planejamento e divulgação. Por isso, comece analisando as datas interessantes para o seu negócio e faça um check list com as criações para o período.

6. Não esqueça da “Unboxing Experience”

Em tradução livre, Unboxing Experience significa “experiência de tirar algo da caixa”. Ou seja, a principal ideia é garantir uma melhora nas experiências de compra dos seus clientes. Isso tem como foco a fidelização dos consumidores!

Para lojas virtuais de moda, além de influenciadores digitais, você também pode apostar no capricho com a embalagem e atenção especial na entrega. Assim, as pessoas podem compartilhar o produto nas redes sociais e marcar a sua loja!

Por fim, o UX ou “User Experience” também deve ser trabalhado no site. Esse conceito envolve boas práticas com foco em construir uma interface amigável para o e-commerce. Assim, cria um layout de fácil navegação em qualquer dispositivo, ajudando o cliente a navegar de forma fluída e confortável até encontrar o que procura.

É importante ressaltar que os fatores de usabilidade e responsividade das lojas são valorizados pelos mecanismos de buscas, como o Google.

As estratégias não param por aí!

Para completar as ações que listamos acima, outras estratégias também influenciam no marketing digital de um e-commerce de moda. Elas têm sempre o objetivo de facilitar a navegabilidade e aumentar as vendas da sua loja virtual!

Por isso, esteja atento(a) às inovações do mercado! O provador virtual, por exemplo, está cada vez mais popular entre os consumidores e ajuda a conquistar a confiança deles.

A ferramenta de inteligência artificial encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos a partir do cruzamento de dados da modelagem. Todas as informações são fornecidas pelo cliente.

Confie na expertise da Agência FG!

Com mais de 11 anos de experiência, somos loucos e incomodados pela criatividade e performance do seu e-commerce de moda! Assim, nosso time conta com especialistas em estratégias com foco em bons resultados para a sua loja virtual.

Referência entre os principais e-commerces do país, marcas como a Tip Top, Tatiana Loureiro, Cocco Miami, Rip Curl, Alpine Stars, Ellus, Ellus 2ND Floor e Usee Brasil confiam na expertise da Agência FG!

As lojas estão presentes nas redes sociais e destacam-se entre consumidores de diferentes perfis. Por isso, aposte na excelência da Agência Especialista em Marketing Digital para que seu negócio evolua ainda mais no mercado. Acesse e conheça nossos serviços!

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