Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
E-commerce, Novidades | 01/03/2022
O crescimento do E-commerce vem surpreendendo empreendedores de todo o Brasil! Para se ter uma ideia, em 2021, as vendas no comércio eletrônico atingiram cerca de R$260 bilhões, superando em R$160 bilhões as compras de 2019, antes da pandemia da COVID-19.
No mesmo período, os Shoppings Centers passaram de R$190 bilhões para R$175 bilhões no ano passado. No entanto, ainda é cedo para decretarmos o fim das lojas físicas. Pelo contrário, esses dados ressaltam a necessidade de fortalecer as marcas no digital.
Para ajudar você a entender melhor essa transformação no perfil dos consumidores, a Agência FG preparou este artigo completo sobre o tema. Continue lendo e confira!
Um estudo da gestora Canuma Capital, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra o potencial do E-commerce no Brasil. Dessa forma, a estimativa é que o comércio eletrônico represente cerca de 13% do total de vendas do varejo brasileiro.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, esse número indica um total de 20%. A China, por sua vez, supera os 50%.
Os dados mostram que o desafio dos Shoppings Centers é aderir à nova estratégia de compra dos consumidores. Ou seja, os centros físicos precisam investir em uma transformação digital com foco em fidelizar clientes na loja física ou virtual.
O mesmo estudo divulgado pela imprensa apontou que os shoppings do Brasil perderam cerca de R$ 35 bilhões de vendas para negócios on-line. Além disso, ainda há a queda de aproximadamente R$ 15 bilhões em serviços, visto que os centros comerciais receberam menor fluxo de pessoas em cinemas e praças de alimentação.
Mas, é preciso cuidado! Não podemos afirmar que os sites de compras on-line acabarão com o físico. Isso porque, apesar dos dados mostrarem a queda de operações dos shoppings no varejo brasileiro, as cerca de 600 unidades dos centros comércios em operação no país enfrentam o desafio da digitalização das vendas.
Com o avanço da vacinação e controle da pandemia do coronavírus, os números já apontam uma retomada de vendas em grandes grupos de Shoppings Centers do país. A Multiplan, por exemplo, conta com 19 empreendimentos, e já reconheceu que as vendas do último trimestre de 2021 estavam aquecidas.
Prova disso é que, no período entre outubro, novembro e dezembro, a empresa reportou recordes em toda a companhia. O crescimento foi de 8,1% em relação ao mesmo período de 2020.
Além disso, os últimos três meses de 2021 foi o primeiro do ano em que a operação das lojas estavam 100% em horário regular.
Para fortalecer a sua marca e fidelizar clientes, é essencial acompanhar as transformações no perfil de compras dos consumidores. Tendo como base os dados de crescimento do E-commerce, aproveite o momento para começar um negócio digital.
Entre as vantagens do E-commerce para empresas está a facilidade de levar produtos e serviços para um alcance maior de pessoas. Além disso, diversos setores de vendas, desde moda até materiais de construção, notaram a relevância.
Ao investir no comércio digital, será possível aproveitar benefícios como:
Todo o processo de venda de produtos on-line deve ser feito por meio de etapas de desenvolvimento em plataformas de E-commerce especializadas. Além disso, elas contam com ferramentas e métricas para comércio digital essenciais para o acompanhamento da sua marca.
Com o crescimento do E-commerce e as altas expectativas para os próximos anos, chegou o momento de trazer seu negócio para o digital. Para isso, confie na expertise da Agência FG!
Há 12 anos no mercado, somos apaixonados pelo novo e loucos pela transformação. Então, confira em nosso blog dicas para E-commerce e veja como aumentar as vendas no on-line.
Para completar, entre em contato conosco e veja como impulsionar seus resultados!
X