Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

E-commerce, Performance | 29/03/2023

O que são e qual a importância dos selos de segurança para e-commerce?

As vendas on-line são, sem dúvida, garantia de facilidade, flexibilidade e mobilidade. Mas, tanto empresários quanto consumidores precisam estar atentos a cuidados extras. Pensando nisso, os selos de segurança para e-commerce são essenciais para proporcionar melhor confiabilidade ao site.

Então, nesse artigo falaremos sobre o que são os selos de segurança de um site. Além disso, veja qual a sua importância e como eles ajudam a conquistar a confiança do consumidor.

Afinal, o usuário pode até encontrar a sua loja virtual ao fazer uma busca on-line, mas, se é o primeiro acesso, como fazê-lo confiar totalmente em seus serviços? Continue lendo e descubra!

O que é selo de segurança?

O selo de segurança em e-commerce refere-se a certificação exibida para sinalizar que aquela página é segura para navegação. No geral, são exibidos no rodapé do site, nas páginas de produtos ou no checkout de pagamento.

Além disso, em alguns casos podem ser utilizados selos dinâmicos. Assim, quando clicados, apresentam informações relevantes sobre a certificação e marca.

Selos de segurança e-commerce |  ícone de carrinho de compra com selo de segurança ilustrado | Blog Agência FG

A ideia do selo de segurança é indicar que o site possui mecanismos de segurança, e tem como objetivo transmitir mais credibilidade e confiança para o usuário. Sendo, ideal para realizar processos importantes. Entre eles, o armazenamento de informações e transações financeiras.

Quais são os melhores selos de segurança para e-commerce?

São diversas as opções de selos de segurança para sites de e-commerce. Então, para facilitar a sua decisão, a seguir, separamos algumas das certificações mais confiáveis do mercado. Confira!

1. Loja Confiável

O selo Loja Confiável promove um ambiente de confiança e credibilidade. Isso, pois, ao adquirir a ferramenta, sua marca entra para a galeria de Confiáveis da Yourviews e passa a exibir o certificado.

Dessa forma, seus clientes sentirão mais segurança ao realizar uma compra, com tomada de decisão a partir de avaliações e fotos de produtos enviadas por outros consumidores.

2. E-bit

O selo de segurança E-bit é totalmente gratuito. Sua principal função é considerar a avaliação dos consumidores e os direcionar a uma página específica para confirmação da segurança.

Além disso, é considerado um dos selos de segurança mais populares e respeitados do e-commerce.

3. Reclame Aqui

Ao conquistar o selo RA1000 do Reclame Aqui, além de garantir a segurança do site, é possível demonstrar o compromisso com o atendimento ao cliente. Afinal, a certificação possibilita elevar o grau de confiança da marca.

4. Site Blindado

Blindar de verdade! Essa é a estratégia do selo Site Blindado. Isso porque o certificado protege, monitora e defende seu site. Sendo, portanto, um completo sistema de proteção digital e soluções robustas em cibersegurança.

5. Let´s Encrypt

A Let’s Encrypt faz parte dos serviços oferecidos pela Internet Security Research Group (ISRG). Portanto, é uma autoridade certificadora gratuita e automatizada, fornecendo certificados digitais para habilitar HTTPS (SSL/TLS) em websites.

Por que ter um selo de segurança na sua loja virtual?

Um selo de segurança site funciona como imagens de validação, visando convencer os visitantes de que as páginas que estão navegando são completamente seguras.

São essenciais, pois, de acordo com ClearSale, no primeiro semestre de 2022, foram registradas mais de 2,8 milhões de tentativas de fraudes no e-commerce. Um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda, segundo o relatório E-commerce Trends do Opinion Box, 87% dos consumidores já deixaram de fazer uma compra on-line por achar que a loja se tratava de fraude.

Outro benefício do selo de segurança é que a presença das certificações contribui para o SEO do e-commerce. Isso porque o algoritmo de buscadores, como o Google, entende que aquele é um site seguro. Assim, oferece mais chances de ranqueá-los nas primeiras posições.

Vantagens do selo de segurança para e-commerce

Além de saber a importância dos selos de segurança, é fundamental conhecer os benefícios dos certificados para a sua loja. A seguir, confira os pontos que fazem a diferença para os consumidores.

I. Mais credibilidade

Com as certificações de segurança você conseguirá aumentar a credibilidade do seu negócio on-line. Dessa forma, seu público-alvo se sentirá mais seguro ao navegar pela loja.

II. Aumento da taxa de conversão

De acordo com levantamento feito pela Econsultancy, 48% dos consumidores consideram os certificados de segurança como alto índice de relevância durante o processo de decisão de compra. Assim, obter o selo ajuda a eliminar as desconfianças do usuário.

III. Contribui para as ações de marketing

Investir nas soluções de segurança para e-commerce é essencial para as estratégias de marketing da marca. No SEO, por exemplo, você conseguirá fortalecer a reputação das páginas diante de buscadores, contribuindo para um melhor ranqueamento.

IV. Vantagem competitiva

Com os selos de segurança, é possível estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes. Afinal, os clientes se sentirão mais seguros e confortáveis em comprar na loja.

V. Facilidade em operação de cartão de crédito

A maioria das compras on-line são realizadas via cartão de crédito. Por isso, manter um bom contato com as operadoras é fundamental para oferecer diversos meios de pagamento. Até porque muitas empresas consideram a segurança de uma página ao estabelecer contratos.

Como conseguir um selo de segurança?

Os selos são disponibilizados por empresas que oferecem soluções de segurança digital. Então, basta entrar em contato com a loja certificadora e seguir todo o processo indicado por eles.

Durante as etapas há suporte para que você possa entender quais são as opções que melhor se encaixam nas necessidades do seu e-commerce.

Selos de segurança | ícone ilustrativo de sacola de compra com certificado de segurança | Blog Agência FG

Para completar, o processo de renovação do selo é bem-parecido. É só procurar a certificadora que fornece o selo para o seu site e dá início ao serviço. Essa etapa acontece para reduzir as chances de fraude, além de atualizar e fazer melhorias no selo para garantir que o e-commerce esteja protegido.

Como adicionar os selos de segurança do site?

Normalmente os selos de certificação são adicionados por meio de códigos HTML. Mas, algumas plataformas de CMS, como o WordPress, facilitam ainda mais. Isso porque, dependendo do selo, você pode adicioná-lo por meio de plugins.

Já para exibir os selos de segurança, você precisará avaliar as necessidades do seu site e objetivos da página. Assim, são oferecidas duas opções a serem consideradas:

  • Inserir todos os selos de segurança na página principal e, especialmente, nas páginas de pagamento;
  • Exibir o Certificado SSL em todas as páginas do seu e-commerce.

Assim, crie uma estratégia de exibição dos selos de segurança e siga sempre as recomendações dos certificadores. Afinal, os certificados são elementos-chave para aumentar a confiança dos clientes!

Impulsione seu e-commerce com a Agência FG!

Agora que você já conhece a relevância dos selos de segurança, invista na estratégia com os especialistas de comercial do nosso time! Conte com as expertises da Agência FG e impulsione as estratégias de marketing digital com mais assertividade e sucesso!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >