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Blog, Design, E-commerce, Mercado | 24/05/2024
A moda é um dos segmentos mais lucrativos no mercado dos e-commerces brasileiros. Após o impulsionamento digital ocasionado pela pandemia, muitas lojas adotaram o modelo online de venda ou aproveitaram a oportunidade para aprimorar a experiência de compra de suas lojas virtuais.
Pontos como a redução dos valores de frete, investimento em mídias sociais, investimento nos marketplaces e melhoria das condições de troca e devolução dos produtos, foram cruciais para o panorama atual.
Se antes os consumidores tinham receio de comprar roupas sem experimentá-las, hoje não só é possível contornar essa situação, como o comportamento dos usuários vem se adaptando cada vez mais e muitos já preferem que a compra seja online.
Levando em conta todos os desafios que o nicho oferece, existem diversas maneiras de melhorar e personalizar a experiência do usuário no e-commerce de moda. Vem conferir!
Por meio de algoritmos e inteligência artificial, o provador virtual é uma ferramenta que considera variáveis como gênero, altura, peso, idade e formato corporal ajustados por meio de imagens e dados preenchidos, para definir o tamanho certo para cada pessoa.
Através dos provadores, o empreendedor tem a chance de oferecer uma experiência de compra pela internet bastante próxima da física.
Com o mesmo objetivo, já temos outra tecnologia que permite ao usuário provar peças no conforto de sua casa.
Por meio de uma câmera, a realidade aumentada permite que objetos digitais sejam sobrepostos a uma imagem real, como se ambos estivessem no mesmo ambiente. Assim, os consumidores conseguem visualizar a si com as roupas e acessórios da loja virtual.
Através dessas experiências imersivas que diminuem a incerteza do usuário em relação à escolha de tamanhos, o e-commerce também consegue:
Busca inteligente é uma tecnologia que usa a Inteligência Artificial (AI) para aprimorar a experiência de pesquisa online. Por meio de diversos softwares, esse sistema tende a otimizar o fluxo do consumidor até a finalização da compra.
Além da sua alta velocidade comparado as buscas comuns, ela pode trazer outras características que melhoram a experiência do usuário:
Os reviews de produtos estão se tornando cada vez mais imprescindíveis em e-commerces de moda. Uma avaliação indica que outra pessoa já comprou aquela peça, testou e pode te dar uma opinião que vai além da descrição e fotos que a loja disponibiliza.
Principalmente nesse segmento, as avaliações com opção de anexar mídia, são uma ótima forma do usuário ver fotos do produto na luz natural (que não são produzidas em estúdio) e observar a peça vestida em corpos similares ao seu.
Essa experiência compartilhada ajuda outros consumidores a fazerem escolhas mais informadas, mas também podemos ver outros benefícios:
E-commerces de moda, assim como todos os outros, são sobre o consumidor ter confiança na hora da compra. A peça vai servir? A cor do produto vai ser diferente das fotos? O caimento da roupa será igual ao do modelo?
Por isso, é muito importante investir em experiências que embasam a decisão do usuário e, caso ela ainda seja equivocada, que o processo de troca e devolução seja fácil, rápido e sem burocracias. Assim, além de tornar o fluxo de compra algo prazeroso e seguro, as chances de fidelização do cliente só aumentam.
Agora que você conhece as diversas maneiras de melhorar e personalizar a experiência do usuário nos e-commerces de moda, já pode entrar em contato conosco e conferir todos os serviços que oferecemos. Basta acessar nosso site e marcar uma conversa agora mesmo!
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