Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Descubra o que é shoppertainment: a tendência que une compras e entretenimento!

O E-Commerce está em constante evolução, e uma das principais tendências que vem ganhando força nos últimos anos é o shoppertainment. Essa estratégia consiste na união de compras e entretenimento, visando uma experiência mais envolvente e divertida para os consumidores.

Desse modo, ao invés de oferecerem apenas um espaço padrão para compra de produtos, a loja se transforma em destinos de entretenimento, onde os clientes podem desfrutar de uma variedade de experiências exclusivas.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é shoppertainment e como funciona, a Agência FG preparou este conteúdo completo sobre o tema. Continue lendo e saiba mais!

O que é shoppertainment?

O termo “shoppertainment” é uma combinação das palavras “shopping (compras) e entertainment” (entretenimento). Assim, refere-se a uma tendência no varejo que busca criar experiências de compra envolventes e divertidas para os consumidores.

Portanto, podemos classificá-la com um forte potencial de revolucionar o comércio eletrônico. Afinal, ao investir nessa estratégia digital, as marcas criam uma experiência de compra com foco em aumentar o engajamento, geração de leads e vendas.

Shoppertainment | O que é shoppertainment? | Blog Agência FG

No Brasil, o shoppertainment está em fase inicial, mas já é possível ver algumas marcas investindo nessa estratégia. Um exemplo é a Amazon, que realiza lives para promover lançamentos de produtos e serviços.

A expectativa é que o shoppertainment continue a crescer nos próximos anos, à medida que as marcas buscam formas de se conectar com os consumidores de forma eficaz.

Qual o objetivo do shoppertainment?

O objetivo do shoppertainment é não apenas vender produtos, mas também criar uma experiência específica para os clientes, incentivando a fidelização e a construção de uma conexão emocional com a marca.

Além disso, o shoppertainment está centralizado em experiências de compra que vão além da simples transação comercial. Isso, pois busca cativar os consumidores de maneira única.

Esse passo é feito com a intenção de alcançar diversos objetivos que incluem:

Atrair e reter clientes

Ao oferecer experiências memoráveis ​​e divertidas, as lojas conseguem atrair mais pessoas para visitá-las e, ao mesmo tempo, incentivá-las a retornar no futuro. Isso é especialmente importante em um cenário onde o comércio on-line assegura comodidade e segurança.

Diferenciação da concorrência

Em um mercado competitivo, o shoppertainment tende a ser um diferencial importante. Afinal, lojas que investem em criar ambientes atraentes e envolventes têm mais chances de se destacar e conquistar a preferência dos consumidores.

Conexão emocional

A experiência shoppertainment permite desenvolver uma conexão emocional com a marca. Isso pode levar à fidelização do cliente, onde os compradores se sentem inclinados a escolher uma loja específica, mesmo que haja alternativas disponíveis.

Engajamento nas páginas da loja

Quando os clientes estão entretidos e envolvidos em atividades de shoppertainment, eles tendem a passar mais tempo dentro da loja. Portanto, aumenta as chances de explorarem produtos adicionais e, potencialmente, fazerem compras.

Aumento nas vendas

O entretenimento como ferramenta de venda também é excelente estratégia de contribuição para vendas. Se os visitantes estão se divertindo e desfrutando de experiências exclusivas, eles estarão dispostos a fazer compras por impulso ou gastar mais do que planejaram originalmente.

Geração de publicidade

Experiências positivas de shoppertainment muitas vezes levam os clientes a compartilhar suas vivências com amigos e familiares. Então, será possível criar uma publicidade one a one valiosa para a loja, ajudando a atrair novos consumidores.

Aprimoramento da percepção da marca

Quando uma loja se torna conhecida por oferecer entretenimento de alta qualidade, aprimora sua percepção no digital como inovadora, amigável e centrada no cliente.

Como implementar o shoppertainment no seu E-Commerce?

São inúmeras as razões para aproveitar os benefícios do shoppertainment. Até porque, a estratégia possibilita aumento do engajamento, ajudando a criar uma conexão mais forte entre as marcas e os consumidores.

Além de gerar leads qualificados e crescimento das vendas, incentivando os consumidores a continuarem comprando com a sua marca. Mas, afinal, como implementar shoppertainment?

A seguir, listamos algumas das formas mais comuns de entretenimento de compras. Confira!

1. Eventos ao vivo

O shoppertainment live refere-se a lojas e shoppings que frequentemente organizam eventos ao vivo, como shows, apresentações teatrais, desfiles de moda, projeções de culinária e muito mais para atrair clientes e criar um ambiente divertido.

2. Experiências interativas

Muitas marcas estão incorporando tecnologia para criar experiências interativas, como telas de toque, realidade aumentada e virtual para envolver os clientes de maneira profunda.

3. Espaços de convivência

Uma boa estratégia shoppertainment para lojas físicas envolve criar áreas de convivência amigável, com lugares para relaxar, comer e socializar. Portanto, buscar incentivar os clientes a passarem mais tempo no espaço.

4. Gamificação

A gamificação é uma técnica que incorpora elementos de jogos, como competição e recompensas, para tornar a experiência de compra mais divertida e envolvente.

5. Eventos sazonais e temáticos

Muitas lojas organizam eventos temáticos com base em feriados ou estações do ano para criar um senso de urgência e motivação entre os compradores.

6. Promoções e brindes

Oferecer promoções especiais, brindes e recompensas por compras também faz parte dessa estratégia, incentivando os clientes a comprarem mais.

Dica extra da FG para implementar um shoppertainment de sucesso!

Já deu para perceber que implementar shoppertainment no E-Commerce pode ser uma estratégia eficaz para varejistas que desejam criar experiências de compra mais envolventes e acessíveis para os clientes.

Contudo, as marcas que escolherem adotar essa estratégia devem adotar operações como:

  • Conhecer o público-alvo: é importante entender o que potenciais clientes gostam e o que os motiva a comprar;
  • Criar experiências autênticas: evite ações que pareçam forçadas ou desconectadas do seu público-alvo;
  • Integrar tecnologia de maneira inteligente: use-a para aprimorar as experiências, mas comprove-se de que ela seja acessível e fácil de usar para os clientes;
  • Oferecer variedade: planeje uma variedade de atividades de entretenimento de compras para atrair diferentes tipos de consumidores;
  • Criar conteúdo relevante: ele deve ser interessante e envolvente, para que os consumidores se engajem com a marca;
  • Usar as ferramentas certas: existem diferentes ferramentas que podem ser usadas para implementar o shoppertainment. É importante escolher as ferramentas que sejam mais adequadas para a sua marca.

Ainda, ao investir em shoppertainment, avalie se os benefícios financeiros, como o aumento nas vendas e na retenção de clientes, superam os custos associados à implementação das atividades de entretenimento.

Lembre-se de que o shoppertainment deve ser uma extensão natural da sua marca e da experiência que você deseja proporcionar aos clientes. Afinal, quando bem executado, pode ajudar a fortalecer a conexão entre os consumidores e sua marca, tornando as visitas às suas lojas mais memoráveis ​​e específicas.

Conte com a expertise da Agência FG!

Descubra como o shoppertainment está transformando a experiência de compra. Explore nossas dicas e insights para criar experiências únicas para seus clientes.

Então, se ainda tem dúvidas, conte com a Agência FG! Há mais de 13 anos no mercado, somos especialistas em marketing para e-commerce e contamos com equipes multiprofissionais qualificadas para fazer seu negócio decolar.

Não perca tempo e entre em contato para solicitar um orçamento!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >