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Os 5 tipos de comportamento do consumidor on-line

A NN/g (Nielsen Norman Group) é líder mundial em pesquisa baseada na experiência do usuário (UX) e, por meio de uma extensa investigação, eles identificaram 5 tipos principais de comportamento do consumidor on-line. Confira!

1. Focados no Produto

Os consumidores on-line sabem exatamente o modelo do produto e suas variações. Além disso, estão focados em conseguir o que querem e terminar a tarefa o mais rápido possível. Bem como, não precisam fazer nenhum tipo de pesquisa ou checar informações.

O que pode ajudar esse usuário?

  • Uma ferramenta de busca efetiva;
  • Um processo de checkout simplificado.

2. Navegadores

Consumidores de e-commerce passam muito tempo navegando em suas lojas favoritas ou encontrando novas lojas que possam se interessar. Por isso, a motivação geralmente é curiosidade, matar tempo ou dar uma olhada em coisas que talvez comprem no futuro. Afinal, eles se interessam por saber o que está mudando, o que tem de novo.

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O que pode ajudar esse usuário?

  • Maneiras de acessar facilmente produtos novos do site, o que recentemente entrou em promoção ou o que é mais popular no momento (vitrines, banners, pop ups, etc).

3. Pesquisadores

O objetivo do comportamento do consumidor on-line é juntar conhecimento sobre um produto, como preços, detalhes e avaliações. Mas, o foco equipe por trás da loja é tornar esse pesquisador em um comprador.

O que pode ajudar esse usuário?

  • Proporcionar um nível de informação e detalhe grande sobre os produtos;
  • Imagens em boa qualidade e em diversas posições;
  • Ferramentas de comparação entre um produto e outro;
  • Passar a imagem de um site confiável.

4. Caçadores de Pechincha

O comportamento do consumidor mostra que eles estão interessados em poupar dinheiro e conseguir um bom negócio. Portanto, não medem esforços para economizar: assinam newsletters, esperam por cupons em datas específicas, tudo o que for necessário.

O que pode ajudar esse usuário?

  • Incluir produtos em promoção próximos a produtos com o preço cheio;
  • Ter uma sessão exclusiva de descontos;
  • Mostrar a quantidade economizada em produtos específicos;
  • Aplicar descontos automaticamente ou utilizar um botão para a ação de aplicar desconto;
  • Deixar claro o valor que falta para conseguir um desconto ou frete grátis.

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5. Consumidores Únicos

Também podem ser qualquer um dos outros 4 tipos anteriores. Os consumidores podem receber vale-presente ou estão comprando um para alguém. Então, esses compradores estão visitando o site pela primeira vez e não necessariamente esperam voltar uma segunda vez.

O que pode ajudar esse usuário?

  • Uma navegação clara e que mostre a variedade de produtos;
  • Checkout como convidado, sem precisar passar por todo o processo de cadastro.

Conheça o consumidor do seu e-commerce!

Após conhecer os grupos, entendemos como cada tipo de usuário irá se beneficiar de diferentes elementos e gatilhos de UI/UX. Assim, apesar de muitas vezes um mesmo consumidor apresentar mais de um comportamento, é necessário estar preparado para todas essas opções.

Além disso, busque conhecer seus usuários e entender se o segmento é mais focado em algum deles. Mas, pensar nesses tipos – ou desenvolvê-los em personas – durante o design pode com certeza ajudar a aumentar a usabilidade geral de um e-commerce.

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