Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Descubra como montar um e-commerce de sucesso com a Agência FG

Já pensou em montar um e-commerce e vender seus produtos ou serviços pela internet? Afinal, essa é uma ótima forma de expandir seu negócio, alcançar mais clientes e aumentar seu faturamento. 

Mas, para que seu e-commerce seja um sucesso, é preciso planejar bem e seguir alguns passos essenciais. Pensando nisso, A Agência FG preparou este artigo para auxiliá-lo nesse processo.

Primeiro, vamos aos 5 motivos para você montar e-commerce!

O mercado digital está em plena expansão, e o e-commerce se destaca como uma das áreas mais promissoras para quem deseja empreender ou expandir seus negócios.

Isso, porque oferece diversas vantagens competitivas, como:

1. Praticidade para você e o cliente

Quando falamos de e-commerce, a flexibilidade não é só destinada aos usuários que podem pesquisar concorrentes e comprar o produto desejado sem sair de casa. Então, os empreendedores que optam por esse tipo de negócio também saem ganhando. 

Com uma loja virtual, é possível gerir o seu negócio sem precisar dedicar horas ininterruptas, alinhando até mesmo com outro projeto, já que os horários são flexíveis, e não mais de “segunda a sexta” ou com horários estipulados como seria na loja física.

2. Aberto 24h

Assim como o item 1, a facilidade que os comércios on-line oferecem não podem ser comparadas. E um dos pontos de destaque é exatamente o horário, já que no mercado digital não existe limite de horários. 

Assim, além do seu cliente poder comprar na hora que é mais confortável para ele, você também não precisa se preocupar com uma estrutura física ou atendentes disponíveis 24h por dia.

3. Público por nichos e regiões

Provavelmente esse é um dos principais benefícios de se optar por uma loja virtual para o seu negócio. Com as estratégias de campanhas do Google Ads, é possível segmentar a marca por público-alvo e regiões pré-estabelecidas. Assim, fica mais fácil atingir as metas de vendas.

 Mas, para isso, é importante contar com um profissional de mídia que irá ajudar você a montar o planejamento ideal para o seu objetivo de marketing, bem como a realização de ações destinadas para o seu nicho. É aí que o lucro começa a aparecer!

4. Mais mudanças, menos riscos

Ao contrário de um estabelecimento físico, onde qualquer mudança ou ação afeta toda a equipe, além de dobrar os gastos. 

Na sua loja virtual toda estrutura é mais versátil! Você pode lançar campanhas sazonais para determinadas regiões só com investimento em marketing e Google, sem a necessidade de mudanças drásticas e gastos exorbitantes.

5. Diminuição de custos

Por fim, era esse o item que você mais estava esperando, não é mesmo? Na Loja on-line você não precisa mais se preocupar com aluguéis de grandes estruturas físicas, uma vasta equipe ou um grande espaço. 

Para começar, você só vai precisar de um investimento necessário para uma ótima plataforma de e-commerce, criação de layout personalizado, ótimos produtos e uma estratégia bem definida. Nada comparado com os gastos de uma loja física.

Homem mexendo no computador em uma sala com caixas de encomendas | Como montar um e-commerce FG

O que é preciso para montar um e-commerce?

Montar um e-commerce de sucesso é mais do que criar um site e colocar seus produtos à venda. É preciso pensar em toda a estrutura e funcionamento do seu negócio online, como:

1. Planejamento

Antes de criar um e-commerce, é necessário definir seu público-alvo, seus objetivos, sua proposta de valor, sua estratégia de precificação, seu orçamento e seu plano de negócios. 

Por isso, o planejamento é fundamental para ter clareza sobre o que quer oferecer aos seus clientes e como se diferenciar da concorrência.

2. Plataforma

Trata-se do sistema que vai hospedar e gerenciar seu e-commerce. Existem diversas opções no mercado, desde as mais simples até as mais completas. Você deve escolher a plataforma de e-commerce que melhor atenda às suas necessidades, levando em conta fatores como custo, facilidade de uso, funcionalidades, integrações, suporte e segurança.

3. Sistema de pagamento

Meio pelo qual vai receber o dinheiro das vendas realizadas no seu e-commerce. Você pode optar por intermediadores, plataformas ou gateways de pagamento.

 Cada um tem suas vantagens e desvantagens, como taxas, prazos, formas de pagamento aceitas e riscos de chargeback. O ideal é escolher um sistema que ofereça mais segurança e conveniência para o seu negócio e para os clientes.

4. Segurança

Um aspecto essencial para um e-commerce de sucesso. Afinal, sua marca precisa garantir que os dados dos seus clientes estejam protegidos contra fraudes, invasões e vazamentos. 

Para isso, siga as boas práticas de segurança digital, como usar certificados SSL, criptografar as informações sensíveis, manter os sistemas atualizados e fazer backups regulares.

5. Logística

É o processo de armazenamento, embalagem, transporte e entrega dos produtos vendidos no seu e-commerce. Sendo assim, um fator que influencia diretamente na satisfação dos clientes e na reputação do seu e-commerce.

Portanto, defina como vai gerenciar seu estoque, embalar seus produtos, quais transportadoras contratar, quais prazos oferecerá e como vai rastrear os pedidos.

6. Conteúdo do Site

Conjunto de informações que disponibilizará no seu e-commerce, como textos, imagens, vídeos, depoimentos, avaliações, etc. 

Contudo, o conteúdo deve ser relevante, atrativo, persuasivo e otimizado para os mecanismos de busca (SEO). Isso ajudará a atrair os visitantes, despertar o interesse pelos seus produtos ou serviços e convencer os clientes a comprar.

7. Estratégias de marketing

São as ações para divulgar seu e-commerce, gerar tráfego, converter visitantes em clientes e fidelizar os compradores. 

Existem diversas estratégias que você pode usar no seu e-commerce, como marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, remarketing, etc.

8. Layout responsivo

Para se destacar é importante pensar no visual e na experiência de navegação do usuário (UX), esses são fatores de extrema relevância na hora da conversão. 

Afinal, mesmo com o alto crescimento do mercado digital, muitas pessoas ainda têm receio de realizar compras on-line por medo de fraudes. Assim, um layout profissional e bem estruturado transmite ainda mais confiança e credibilidade.

9. Desenvolvedores

Por outro lado, não é porque a plataforma está “pronta” que não precisa de front-end e back end na criação e desenvolvimento da sua loja virtual. Isso, pois essas ações colaboram muito para a experiência de compra do seu cliente. 

Com profissionais especializados, você consegue extrair o máximo das funções que a sua plataforma oferece, garantindo mais rapidez e oportunidades de compras dentro da sua loja.

Mulher em frente ao computador em uma mesa com diversas caixas de encomenda. | Como montar um e-commerce

Quais são os tipos de e-commerce?

Existem vários tipos de e-commerce que você pode investir, dependendo do produto ou serviço que você quer vender e do cliente que você irá atender. Os principais tipos são:

  • B2C (Business to Consumer): é o mais comum de comércio eletrônico, no qual você vende produtos ou serviços diretamente para os consumidores finais. Exemplos: Amazon, Magazine Luiza, Netshoes.
  •  B2B (Business to Business): e-commerce no qual você vende produtos ou serviços para outras empresas. Exemplos: Alibaba, Mercado Livre Empresas, MadeiraMadeira.
  • C2C (Consumer to Consumer): Loja virtual no qual os próprios consumidores vendem produtos ou serviços entre si. Exemplos: OLX, Enjoei, Mercado Livre.
  • C2B (Consumer to Business): é o tipo de e-commerce no qual os consumidores são outras empresas.

Conte com uma Agência especializada!

Agora que já sabe como montar e-commerce de sucesso. Que tal conhecer os serviços da Agência FG? Temos 14 anos de experiência em consultoria, criação, desenvolvimento e gerenciamento de lojas virtuais para diversos segmentos. 

A nossa expertise é garantir as melhores estratégias e resultados para os nossos clientes alinhados com o seu objetivo e metas. Por isso, ajudamos você em todos os processos, desde a escolha da plataforma até as ações de marketing para alavancar as suas vendas. Entre em contato conosco!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >