Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce | 17/02/2022

Conheça as vantagens do PIX no e-commerce e aposte nessa tendência!

Aderir ao PIX no e-commerce é uma estratégia que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Além disso, oferece facilidade na hora de atender a uma demanda crescente dos consumidores. 

Por isso, neste artigo, o time da Agência FG trouxe as principais vantagens dessa forma de pagamento e como implantá-la na loja virtual. Não perca nenhum detalhe e conte com nossos especialistas para otimizar o funcionamento e as vendas do seu e-commerce. 

Adesão ao PIX pelo consumidor brasileiro 

Operando desde novembro de 2020 no Brasil, o PIX é caracterizado por ser uma forma de pagamento pouco burocrática. Ele funciona 24 horas, 7 dias por semana, e garante transferências e pagamentos em até dez segundos. 

Por isso, logo, caiu no gosto popular. Para se ter ideia, em maio de 2021, sua utilização superou a de meios mais antigos, como DOC, TED e boleto bancário. 

Além disso, entre o dia em que foi lançado e setembro de 2021, alcançou a marca de 101,3 milhões de usuários. Isso representou um aumento de 639% no número de adeptos ao meio de pagamento.    

PIX no e-commerce

Ao tornar-se parte da rotina de quase metade dos brasileiros, a modalidade também foi aderida pelo varejo. Em dezembro de 2021, mais da metade (55,9%) dos e-commerces já aceitava o PIX . 

Sendo assim, essa tornou-se a terceira forma de pagamento mais utilizada no comércio eletrônico brasileiro. Os dados são de uma pesquisa da consultoria Gmattos, especializada em pagamentos online. 

Dentre os players que trabalham com o PIX no e-commerce, estão Magalu, Amazon, iFood, Mercado Livre,  Uber, Renner, Netshoes e Sephora. Por isso, essa é uma das principais tendências para o e-commerce em 2022

Logo do sistema de pagamentos PIX com logo em formato hexagonal verde.

Vantagens para o e-commerce 

Confira a seguir algumas das vantagens de aderir ao PIX no Ecommerce

1. Checkout fácil e rápido 

A maior característica do PIX é a velocidade da transação. Com isso, o processo de checkout, tanto para o consumidor, quanto para o varejista, fica mais rápido e fácil. Afinal, o recebimento do valor ocorre em segundos, assim como a confirmação da compra.

Dessa forma, é possível atualizar o estoque sem a necessidade de reservar o pedido. Essa também é uma maneira do cliente receber o produto antes do que se tivesse efetuado o pagamento via boleto, por exemplo!

2. Economia com taxas 

Uma das maiores vantagens do PIX é que, como as transferências ocorrem diretamente da conta dos consumidores para a loja, não há necessidade de intermediários. Assim, os custos da transação são menores.

Inclusive, a Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 90 mil lojas on-line, identificou a economia de até 80% em taxas com a implementação do pagamento via PIX entre os lojistas que usam a tecnologia. 

3. O favorito do consumidor

Os consumidores brasileiros no digital que já utilizam PIX escolheram esse método de pagamento em cerca de 40% de suas compras on-line ! Os dados são do estudo Beyond Borders 2021/2022 realizado pela fintech que oferece soluções de pagamento, EBANX. 

Além disso, o levantamento mostrou que o ticket médio dos pedidos pagos com PIX é 38% maior do que os pagos com cartões de crédito e boleto.

4. Segurança

Criado pelo Banco Central, o PIX tem como objetivo ser seguro de ponta a ponta! Dessa forma, pode ser feito de duas maneiras que asseguram proteção: com chave PIX ou com a leitura de QR Code.

Como integrar PIX no e-commerce? 

Com o mercado super aquecido, é importante considerar o PIX como um meio de pagamento e-commerce! Para implantá-lo na loja virtual, existem duas maneiras: realizar a integração com gateway de pagamento ou criar um meio de pagamento personalizado. 

Pensando na otimização do fluxo do negócio, o gateway é a solução ideal. Afinal, a tecnologia de pagamento digital faz a ponte entre o consumidor, o banco e a plataforma de e-commerce. 

Na prática, assim que a compra é efetuada, o status é atualizado automaticamente na loja virtual. Hoje, já existem diversas opções de gateway de pagamento que aceita PIX, por isso, vale muito a pena! 

Conte com a Agência FG para implementar o PIX na sua loja 

Viu só como implantar o PIX no e-commerce pode fazer a diferença no seu negócio? Para realizar essa e muitas outras melhorias em uma loja virtual, conte com a  Agência FG

Há 12 anos no mercado, acompanhamos de perto o crescimento de grandes e-commerces do país, como a Ellus, Rip Curl e Guess!  

Atualmente, nossa equipe tem mais de 100 pessoas apaixonadas pelo novo, incomodados pela transformação e orientados por dados. Portanto, não perca tempo e otimize seus resultados! 

O Universo digital em suas mãos!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.
    >