Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
E-commerce | 08/06/2021
Conhecer bem os meios de pagamento para e-commerce é, sem dúvida, o primeiro passo para gerar transações tranquilas e seguras. Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo especial que irá ajudar você a entender qual é a melhor forma de pagamento para as principais plataformas de venda online.
Afinal, quem não deseja aumentar as vendas no e-commerce e oferecer transações que garantam a proteção dos dados da empresa e dos clientes?
Vale lembrar que, diferentemente das lojas físicas, no e-commerce as compras podem ser pagas de diferentes maneiras e, por isso, exigem um suporte de segurança bastante confiável! Continue lendo e saiba mais!
Existem diferentes formas de finalizar uma transação, por isso, antes de explicar melhor sobre cada uma delas, separamos um resumo sobre os principais meios de pagamento para e-commerce!
Para começar, é importante que todo empreendedor conheça bem as formas de pagamento no comércio eletrônico. Até porque, não é necessário escolher todos eles para a sua loja online, no entanto, é imprescindível decidir por aquele que traga mais benefícios e segurança para o seu negócio.
Atualmente, com as atualizações de bancos digitais e demais meios que favorecem o pagamento online, os consumidores e donos de lojas virtuais encontram meios como:
É importante ressaltar que de acordo com o estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs, em 2020 os brasileiros fizeram cerca de R$ 2 trilhões em compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos.
Esse número mostra um aumento de 8,2% em comparação com 2019. Mas, é importante lembrar que o crescimento também está relacionado ao isolamento por conta da pandemia da COVID-19, que levou muitos consumidores para as compras online.
Além disso, o estudo também mostra que, com a maior adesão de compras online, o uso de cartões de crédito em sites de e-commerce cresceu 32,2% em 2020. O que movimentou um total de R$ 435,6 bilhões nas lojas virtuais de todo o Brasil.
Sendo assim, podemos considerar que cerca de 70% das transações financeiras nos e-commerces brasileiros são realizadas por meio do cartão de crédito.
Agora que já falamos de modo geral como os meios de pagamento para e-commerce funcionam e quais as principais formas presentes no mercado, é hora de apresentar detalhadamente as maneiras. Veja só!
Os boletos bancários estão entre os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce. O documento contém todos os dados de quem irá receber, no caso, a loja online.
Entre essas informações estão o banco, titular da cobrança, data de vencimento do título e, claro, o valor a ser pago. De modo geral, os dados são passados por meio do código de barras.
A principal vantagem do boleto bancário é que toda pessoa com conta corrente em qualquer banco em operação no país, pode optar pela modalidade de transferência. Além disso, é possível efetuar o pagamento na boca do caixa, lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos e via internet banking.
Ao contrário do boleto bancário, o pagamento pela transferência online permite que o cliente pague a compra de forma imediata, com serviço de confirmação direto e instantânea. A rapidez e baixo risco de contestação da compra é, sem dúvida, a principal vantagem dessa modalidade.
Se você optar por instalar a transferência online entre os meios de pagamento para e-commerce, é preciso negociar primeiro com os bancos para entender as formas de gateways na loja virtual. Assim, você terá todo o suporte necessário para realizar as transações com mais tranquilidade.
Recém-lançado, o Pix já é sucesso absoluto entre consumidores de todo o país. De acordo com o Banco Central do Brasil, o Bacen, a adesão acelerada da modalidade tem um crescimento de 57,5% ao mês.
E, não é à toa que empresas e clientes de todos os segmentos têm aderido ao pagamento instantâneo. Afinal, o sistema é muito mais prático e rápido, superando os demais tipos de transferência bancária, como o TED e DOC.
Isso porque, em palavras do próprio Bacen, os pagamentos via Pix são “transferências monetárias eletrônicas nas quais a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorrem em tempo real”.
Sendo assim, o valor é transferido e recebido instantaneamente. E esse é apenas um dos principais fatores para investir no Pix para e-commerce. Entre eles também estão o baixo custo nas transações.
Além de garantir mais segurança por meio do Sistema Financeiro Nacional e estar disponível 24 horas por dia durante toda a semana, inclusive feriados.
Por falar neles, os gateways de pagamento também estão entre as formas mais utilizadas no e-commerce. Eles são sistemas de integração que permitem realizar pagamentos eletrônicos junto a bancos ou operadoras de cartão de crédito.
Ou seja, são eles que garantem a segurança na compra via internet. Isso porque, os sistemas verificam os dados de conta ou crédito do cliente e, só então, permite que a compra seja realizada.
Um dos meios de pagamento para e-commerce que mais tem crescido nos últimos tempos são as carteiras digitais. Também conhecidas como wallets, atualmente elas representam cerca de 1% das compras online e são bem simples de serem usadas.
No geral, o consumidor precisa ter o aplicativo da carteira digital instalado no smartphone e, assim, ao realizar a compra o pagamento é feito via aplicativo sem a necessidade de informar os dados do comprador.
Dessa forma, a principal vantagem da modalidade é a privacidade das informações dos clientes.
Especializados em desenvolvimento, performance e com muita criatividade na bagagem, a Agência FG é a escolha certa para você que busca serviços de alta qualidade e excelência na hora de investir no e-commerce!
Afinal, são mais de 11 anos de experiência com foco em evoluir no marketing digital e oferecer resultados que são referência no mercado. Acesse e confira!
X