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E-commerce | 17/06/2021
Você sabe qual a história do e-commerce? Presente diariamente na vida de milhares de pessoas, o desenvolvimento do comércio eletrônico pode até parecer recente, mas são longos anos de prática e aperfeiçoamento.
Afinal, essa modalidade, que nasceu em meados de 1970 nos Estados Unidos, evoluiu muito com o passar das décadas e, até mesmo, século.Para ajudar você a conhecer melhor as lojas virtuais presentes em todo o mundo e como elas surgiram, a Agência FG preparou um artigo completo sobre a história do e-commerce.
Continue lendo e descubra como e porquê o comércio eletrônico surgiu para mudar a forma de compra entre os consumidores de todas as idades!
Antes de visitarmos o passado do e-commerce e descobrirmos como ele surgiu, vamos entender melhor o que é essa transação eletrônica que tem feito cada vez mais sucesso entre consumidores de diferentes segmentos!
Sabe quando está mexendo no celular ou computador e encontra um produto que deseja comprar, ao clicar nele você será direcionado para uma página dentro de uma loja totalmente virtual. Esse é um e-commerce!
Ou seja, quando o processo de compra e venda de produtos é realizado por meio de eletrônicos. Entre eles, os aplicativos móveis e a internet. Dessa forma, é possível encontrar lojas virtuais de diferentes áreas e com transações feitas online.
Um site de e-commerce, também conhecido como loja virtual, é um site de venda de produtos ou serviços pela internet. Ele é uma plataforma online que reúne produtos, que podem ser adquiridos por consumidores de todo o mundo.
Eles oferecem uma variedade de vantagens para os consumidores, como:
Para criar um site e-commerce, é necessário contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de sites ou plataformas de e-commerce, como a Agência FG. A empresa vai criar um site personalizado de acordo com as necessidades do cliente.
Os sites e-commerce são uma tendência crescente no mercado. Eles oferecem uma série de vantagens para os consumidores e estão se tornando uma forma cada vez mais popular de comprar na internet.
Como citamos logo no começo do artigo, o e-commerce surgiu em meados de 1970, nos Estados Unidos. A primeira transação comercial eletrônica registrada ocorreu em 1971, quando uma empresa de computadores nos EUA vendeu um computador para uma universidade na Califórnia.
No início, seu foco principal era a troca de arquivos de solicitações de pedidos, ou seja, apenas mostrar ao dono da empresa que o cliente tinha interesse em solicitar determinado produto para compra.
A modalidade surgiu quando as companhias de telefone e internet começaram a utilizar o Eletronic Data Interchange, ou em tradução livre, Intercâmbio Eletrônico de Dados. Elas tinham como objetivo compartilhar arquivos e documentos de negócios entre empresas.
Assim, com a popularização da ferramenta, principalmente entre usuários autônomos, na década de 1990 duas gigantes da economia começaram a demonstrar interesse no sistema, a Amazon e o eBay.
De forma simultânea, as plataformas trabalharam de forma a revolucionar o e-commerce na América, deixando sempre o consumidor em evidência. Além, é claro, de ajudar a estabelecer algumas estratégias utilizadas até hoje!
Mas, com o passar dos anos e com o sucesso dos computadores e internet na década de 90, o e-commerce começou a ganhar cada vez mais espaço também em países menos desenvolvidos.
Assim, em 1996 surgiram os primeiros registros de loja virtual no Brasil.Contudo, apenas com o sucesso da Submarino, em 1999, é que os consumidores despertaram certo interesse na compra online de livros, por exemplo.
A história do e-commerce no país é bem recente, porém, nos primeiros anos, ainda na década de 90 quando os telefones e computadores não eram comuns entre os brasileiros. Dessa forma, pode se dizer que o sucesso da transação eletrônica se deu a partir do século XXI, com a internet discada.
No entanto, não podemos esquecer que, em 1995, o escritor e economista Jack London lançou a Booknet. A livraria virtual foi pioneira no e-commerce brasileiro e, ainda, ousava com a promessa de entrar o pedido em até 72 horas.
Em 1999, a loja foi comprada e, só então, recebeu o nome de Submarino. A famosa marca que conhecemos hoje em dia como parte do grupo B2W, e que é uma fusão de diferentes empresas do comércio eletrônico, como Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
Além disso, no mesmo ano, surgiram os players de porte, ou seja, grandes investidores capazes de operacionalizar bancos digitais e permitir ao consumidor mais facilidade na hora do pagamento.
O Mercado Livre, por exemplo, é atualmente considerado um dos maiores e-commerces da América Latina com players de porte.
Imagine só no final do século XX e início do século XXI, se algo tão novo como a internet poderia oferecer tanta vantagem aos consumidores? Pois bem, esse era um dos motivos que levaram o e-commerce a fazer tanto sucesso como modalidade comercial na época.
Afinal, em meio às evoluções tecnológicas e desenvolvimentos do novo século, a transação eletrônica contava com maior disponibilidade, com compras realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além da grande variedade de produtos e serviços, acesso rápido e prático e, claro, a maior vantagem para as lojas no e-commerce: o alcance internacional!
A alta expectativa para a compra online fez com que milhares de empresas quebrassem antes mesmo de estarem presentes no mundo virtual. Dessa forma, com o estouro da “bolha da internet”, em 1999, muitos empreendedores não sabiam ao certo como começar a investir nessa nova modalidade.
Mas, apenas dois anos depois, em 2001, ferramentas de busca como o Cadê, Yahoo, Altavista e o Google já abrigavam banners de lojas online. Neste ano, o varejo digital movimentou cerca de R$ 550 milhões no Brasil.
Em 2002, o Submarino conseguiu manter o equilíbrio entre receitas e despesas de vendas online, o que serviu como exemplo para o amadurecimento dos demais e-commerces no país.
Prova disso é que no ano seguinte, em 2003, a Gol foi a primeira empresa a vender passagens aéreas pela internet. Neste mesmo ano, nasceram dois grandes nomes do e-commerce no Brasil, o Flores Online e a Netshoes.
Dessa forma, em 2003, o faturamento das lojas virtuais brasileiras foi de R$ 1,2 bilhões. As vendas atingiram cerca de 2,6 milhões de consumidores em todo o país.
Apenas dois anos depois, os números do e-commerce no Brasil dobraram! Isso porque, quase uma década depois da história do e-commerce começar por aqui, em 2005, a modalidade alcançou R$ 2,5 bilhões de vendas com um total de 4,6 milhões de consumidores totalmente online.
E o aumento das vendas do e-commerce não parou por aí! Em 2006, o faturamento das lojas online no país superou todas as expectativas e atingiu 76% no setor, com um total de R$ 4,4 bilhões e 7 milhões de clientes virtuais.
Sendo assim, grandes marcas como Pernambucanas, Marabraz, Boticário e Sony também começaram a vender pela internet!
Com a excelência do e-commerce em 2006, a expectativa para os próximos anos era ainda maior. Assim, em 2007, começa a descentralização do e-commerce brasileiro.
A popularização e o crescimento acelerado dos links patrocinados do Google, possibilitou que micro e pequenas empresas também começassem a investir nas principais dicas para e-commerce e estratégias de marketing digital. Com isso, elas passaram a competir de igual para igual com grandes nomes do mercado.
Dessa forma, em 2007, o faturamento do e-commerce no país chegou a R$ 6,3 bilhões com 9,5 milhões de consumidores.
Mas, o crescimento não parou por aí! O ano seguinte guardava ainda mais surpresas para a história do e-commerce. Isso porque, em 2008, começou o fenômeno das redes sociais no Brasil! Assim, as lojas virtuais aproveitam a expansão de canais como Facebook e Twitter para investirem em ações de divulgação dos seus produtos.
Neste ano, o faturamento do e-commerce passa a ser de R$8,2 bilhões e, enfim, o Brasil registra a marca de 10 milhões de e-consumidores. Apenas um ano depois, em 2009, os números do e-commerce no Brasil representam R$10,5 bilhões no faturamento e 17 milhões de clientes online!
E, não à toa, na última década a modalidade chegou a representar 4% do volume total do Varejo, isso com muito mais potencial para crescimento no setor.
O mobile, por exemplo, vem ganhando cada vez mais força e destaque nas transações eletrônicas. Além disso, com o avanço tecnológico na última década, a acessibilidade e velocidade das lojas se tornaram ainda maiores, conquistando milhões de novos consumidores.
Com as inovações, os e-commerces passaram a investir em estratégias que oferecem descontos, ofertas exclusivas e, até mesmo, em sites com comparativos de preços. Assim, os compradores mais jovens enxergaram ainda mais benefícios em comprar online.
A partir de 2010, com a expansão do e-commerce no mobile, as vendas online continuam a crescer de forma significativa no país. Assim, o número de faturamento que em 2011 marcava R$ 18,7 bilhões evoluiu para quase 62 bilhões em 2019.
Além disso, em 2020, de acordo com o índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88%. Um crescimento de 53,83% em relação a 2019. Vale lembrar que essa alta se deu, principalmente, em decorrência do distanciamento social como forma de prevenção da COVID-19.
Para completar, alguns itens e categorias também tiveram alta no número de vendas e atração de consumidores. No blog da Agência FG você também encontra um artigo especial sobre os 10 produtos mais vendidos durante a pandemia do novo coronavírus!
O e-commerce continua a crescer de forma acelerada no Brasil e no mundo. Em 2023, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 262 bilhões, representando 12,4% do varejo total. Para 2024, as projeções são de um crescimento de 15%, chegando a R$ 309 bilhões.
Esse crescimento é impulsionado por uma série de fatores, como a popularização da internet, o aumento da renda da população e a adoção de novas tecnologias.
Algumas das principais tendências do e-commerce para 2024 são:
As empresas que desejam se destacar no e-commerce em 2024 precisam estar atentas a essas tendências. Investir em tecnologias e inovações é essencial para oferecer uma experiência de compra cada vez melhor aos consumidores.
Uma coisa é certa, a história do e-commerce ainda tem muito para crescer! Afinal, as inovações tecnológicas guardam expectativas e desafios que empresas de diferentes segmentos precisam estar preparadas para enfrentar.
Isso porque, esse é um crescimento que não tem limites e é preciso estar sempre atento para garantir mobilidade e praticidade para diferentes padrões de consumidores!
Na Agência FG, por exemplo, nossos especialistas são altamente qualificados para a performance, desenvolvimento e evolução da sua loja online! Não à toa, somos certificados como agência especializada em criação de Loja Virtual para Linx Commerce e Vtex.
Oferecemos serviços criativos, perfeitos para aumentar as vendas da sua loja virtual e, claro, estamos sempre de olho nas novas tendências do e-commerce. Com foco em acompanhar a história de quem compra e vende online!
Agora que você já conhece a história do e-commerce e como a modalidade evoluiu ao longo dos anos, é hora de encontrar os especialistas ideais para ajudá-lo a ingressar na transação online.
E, não à toa, a Agência FG é a escolha certa!
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