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Blog, E-commerce | 13/07/2021

Logística para e-commerce: entenda como funciona e sua importância!

Engana-se quem pensa que a logística para e-commerce se restringe ao valor do frete ou à entrega dos produtos. Claro, esses pontos também são importantes e parte do processo. Porém, a área é muito mais ampla e, acredite, crucial para o sucesso de uma loja online. 

Por isso, a Agência FG preparou este artigo que te ajudará a compreender o funcionamento da  logística para e-commerce e como otimizar alguns processos. Preparado para tornar sua loja online mais eficiente? Então, não perca nenhuma das nossas dicas e boa leitura. 

O que envolve a logística para e-commerce? 

Essencialmente, a logística é o conjunto de processos envolvidos desde a chegada ou produção do insumo por uma companhia, até seu recebimento pelo cliente. 

Dessa forma, a área fica responsável pelo armazenamento de produtos, gerenciamento de estoque, negociações com transportadoras, opções de frete, separação de mercadorias e acompanhamento da entrega. 

Ademais, é importante salientar que a experiência de compra só termina quando o produto é recebido e sem a necessidade de troca ou devolução. Caso contrário, acontece a logística reversa, que também é responsabilidade da empresa. 

Todas essas etapas estão interligadas entre si e impactam diretamente na decisão do cliente em concluir uma compra ou não. Por isso, a importância da criação de um fluxo logístico eficiente. 

Logística para e-commerce | Blog da Agência FG

Essa medida é fundamental para lojas online, especialmente nesse momento de crescente expansão das compras pela internet que o país apresenta. De acordo com dados da Synapcom, as vendas em e-commerce cresceram em todas as regiões do país neste primeiro trimestre, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Por isso, não dá para ficar para trás. 

Impacto de uma boa logística

Como você pôde ver, uma boa logística pode ser determinante para a finalização das compras, evitando o tão temido abandono de carrinho. Porém, investir nessa área traz outros benefícios a longo prazo, a exemplo da fidelização de clientes

Até porque, disponibilidade do produto, taxas, prazo e compromisso com a entrega são determinantes para uma boa experiência do cliente e para que ele continue comprando em sua loja. 

Sendo assim, apostar na estruturação da logística pode fazer a sua empresa se destacar, antecipar contratempos e, consequentemente, economizar dinheiro. 

Como estabelecer uma logística eficiente?

Agora que você viu a importância da logística para e-commerce para a consolidação e crescimento do seu negócio, destacamos alguns processos para atentar-se. Confira a seguir as dicas da Agência FG. 

1. De olho no estoque 

Imagine o seguinte cenário: o seu produto é exatamente o que o consumidor estava buscando. Você está a poucos passos de ter uma compra concluída quando a mensagem “produto indisponível” aparece na tela. 

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Isso, além de impedir o faturamento, também pode afastar os clientes de futuras compras. Situações como essa podem ser evitadas com uma gestão cuidadosa do seu estoque

Nesse caso, vale incluir o estabelecimento de critérios de reposição e até a organização de liquidações. Essa última medida ajuda a evitar que produtos com pouca saída sobrem e ocasionem prejuízo financeiro. 

2. Esteja em contato com as transportadoras  

Dois pontos que, como elencamos anteriormente, são cruciais para a compra e satisfação do cliente: prazo e taxa de entrega. Para determinar isso, estabelecer relações com transportadoras é imprescindível. 

Além disso, também vale estudar quais transportadoras atendem melhor ao seu tipo de produto e/ou segmento. Até porque, existem empresas especializadas no transporte de produtos de grande porte, frágeis, etc. Esse cuidado pode garantir que a mercadoria chegue em perfeitas condições. 

Ademais, o contato direto facilita a negociação de prazos certeiros e taxas que tenham um custo-benefício satisfatório para todas as partes. Não se esqueça de abordar também a opção de seguro, o que pode ser um diferencial decisivo para a compra. 

Para fazer um bom negócio, atente-se aos valores de frete ideais no mercado:

  • Até 5% do valor do produto: é um preço excelente;
  • Até 10% do valor do produto: é um valor aceitável;
  • Acima de 10%: corre o risco de atrapalhar a conversão.

Apesar das estimativas acerca das taxas de envio, também existem exceções, que variam conforme o valor da mercadoria. A regra é adequar o custo para que não seja exorbitante mas também não cause prejuízo para sua empresa. 

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Por fim, é adequado avaliar a possibilidade de criar pontos de retirada na loja física. Dessa forma, com a implantação da estratégia de Omnichannel, é possível melhorar, ainda mais, a experiência do seu cliente durante a compra. 

3. Acompanhe indicadores de desempenho 

Os KPIs, em tradução livre, Indicadores-Chave de Performance, ajudam a mensurar o desempenho dos processos de uma empresa. Sendo a logística uma das etapas cruciais para o sucesso de um empreendimento, existem métricas específicas para essa área. 

O chamado On Time in Full (OTIF), é a métrica que determina a eficácia no cumprimento de prazos de entrega. Dessa forma, é possível averiguar se as expectativas dos consumidores foram atendidas com a compra. 

Além disso, outro KPI que pode ajudar a tornar a logística da sua empresa mais eficiente é a Acuracidade do Inventário. Com ela, é possível manter a disponibilidade de produtos no estoque físico atualizada com precisão no sistema de controle de estoque. 

Assim, o que consta na loja realmente está em estoque, evitando a frustração dos clientes. Já o Order Fill Rate (OFR), ou Índice de Atendimento do Pedido,  mede o tempo interno necessário para o processamento do pedido.

Acompanhar esses dados é imprescindível para ver quais processos vão bem e quais demandam melhorias para alcançar as metas internas. 

4. Seja transparente com seus clientes 

Confiança gera fidelização! Quando o seu consumidor sabe exatamente o que está comprando, onde está sua mercadoria e onde buscar respaldo, caso seja necessária a troca, as chances de ele voltar a comprar em sua loja são grandes! 

Por isso, invista em boas descrições, em uma plataforma intuitiva, código de rastreio da compra e em um atendimento ao cliente eficiente para resolver quaisquer imprevistos. 

Escolha a Agência FG para impulsionar seu e-commerce! 

O que achou das nossas dicas de logística para e-commerce? Adotar a reestruturação e aperfeiçoamento de processos pode transformar os seus resultados e impulsionar o seu negócio. 

Referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de grandes marcas, a Agência FG conta com mais de 11 anos de experiência em serviços de alta qualidade com foco no marketing digital da sua loja virtual. 

Por isso, conte com a excelência de nossos colaboradores e escolha a agência ideal para manter sua marca em crescente evolução no mercado. Acesse e conheça nossos serviços!

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