Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, Performance | 19/01/2023
Uma das mais populares ferramentas para a criação de formulários on-line, o Google Forms oferece diversas funcionalidades básicas que podem auxiliar na gestão e estratégia do negócio. O melhor? Ela é gratuita e se adapta muito bem tanto em computadores quanto em mobile.
Sendo assim, por meio deste artigo, você conhece mais sobre esse aplicativo útil para empresas de todo o mundo. Além disso, a Agência FG traz aplicações práticas do aplicativo. Conheça!
Apresentado oficialmente em meados de 2012, o site Google Forms, nada mais é que uma plataforma on-line que permite a criação e gerenciamento de formulários, de modo gratuito a todos os usuários.
Existe até mesmo a possibilidade de enriquecer o serviço no plano do Google para empresas, adicionando vantagens como maior armazenamento no drive e segurança superior, controle administrativo e suporte 24 horas
No entanto, não é necessária uma conta premium para utilizar tudo o que o ele oferece. Com ele é possível produzir pesquisa para a coleta de dados e criar cadastros personalizados.
Ademais, as respostas são organizadas em gráficos e até podem ser exportadas para uma planilha. Sendo assim, o intuito é fazer com que empresas tenham mais facilidade ao levantar e analisar as informações de seus clientes.
O programa de formulário do Google disponibiliza diversos templates e recursos para a criação de:
Ainda, com um pouco de criatividade, é possível adicionar funções e criar sistemas básicos de cadastro para vendas, apresentar informações de maneira intuitiva e, até mesmo, desenvolver pequenos jogos.
Bem, agora que já entendeu para que serve o Google Forms e o que é, vamos ao que realmente interessa, como a ferramenta pode ajudar seu negócio. Descubra!
Conhecer bem o que o público-alvo procura é determinante para o sucesso de qualquer organização. Desse modo, a pesquisa de mercado contribui para que a empresa não perca tempo nem capital com ações desnecessárias.
Portanto, com um instrumento on-line, é possível ter acesso a uma enorme quantidade de pessoas. Afinal, quem é que não possui um e-mail, não é mesmo? Assim, com o Google Forms você pode “entrevistar” os potenciais clientes da sua empresa e construir a persona ideal baseada em dados para a estratégia de marketing, por exemplo.
Aliando esta ferramenta do Google ao planejamento do negócio, é possível captar informações úteis, bem como criar um banco de dados com leads qualificados que ajudarão no relacionamento e vendas.
Com o Google Forms gratuito dá para simplificar o processo de pedidos ou reservas para o cliente. Disponibilizando um formulário onde o consumidor pode fazer o pedido, agendar uma visita ou reservar um lugar.
Visto que o aplicativo permite diversas integrações, seja dentro do site da própria empresa ou o compartilhamento de um link direto. Não apenas isso, como dá para enviar mensagem automática das redes sociais, para que o cliente realize a reserva ou pedido por meio do link com mais rapidez e praticidade.
A plataforma também é uma excelente alternativa para o recebimento de feedback interno e externo de processos ou testes de opinião, uma vez que permite questões de múltiplas escolhas, discursivas ou escala numérica.
Ainda, oferece os resultados em gráficos, possibilitando a análise do que realmente funciona e o que precisa ser melhorado.
Para analisar os resultados, basta acessar a home do Google Forms e clicar no seu formulário. Ele abrirá na página das perguntas. Então, clique na guia “respostas” para encontrar os resultados de cada questão dispostas em um gráfico.
É nesta mesma tela onde você pode interromper os envios das respostas ou ativar as notificações por e-mail. Bem como fazer download, imprimir ou excluir dados. Se preferir, clicando no ícone de planilhas Google Drive, é possível exportar todos os dados para a tabela.
Apesar das limitações de customização, tamanho de texto e imagens, que faz a plataforma ineficaz para grandes projetos, a ferramenta entrega bastante, principalmente por ser gratuita.
De modo que atende bem os usuários que necessitam realizar pesquisas pontuais, enquetes, provas ou cadastros simples, sendo uma das principais opções quando se trata de formulários on-line.
Convencido das vantagens do Google Forms e de como ele pode ser um grande aliado da sua empresa? Então, conte com uma empresa especialista nos serviços do gigante da internet e se destaque no digital!
A Agência FG, possui mais de 10 anos de experiência e um time de expert em marketing e performance para ajudar a sua marca crescer. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!
X