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Blog, Redes Sociais | 14/12/2021

Web Stories: conheça a estratégia de conteúdo e bombe sua marca

Já ouviu falar em Web Stories? Apesar de ter o nome semelhante à função presente em redes sociais como Instagram e Facebook, essa ferramenta funciona de forma ligeiramente diferente e pode ter um impacto positivo para a sua marca. 

Quer saber como colocar em prática? Então, confira este artigo exclusivo que a Agência FG preparou com várias curiosidades e não perca a chance de ser notado pelo seu público! 

O que são Web Stories? 

A Web Stories é uma ferramenta desenvolvida com o apoio do Google que entrou no ar em 2018. Essa é uma versão web dos já conhecidos stories, ou seja, em vez de estarem inseridos nas redes sociais, eles funcionam como páginas independentes — ligadas ao seu domínio — na web. 

Além disso, diferentemente dos tradicionais stories, eles continuam no ar após 24 horas. De acordo com o Google, é “um formato de conteúdo em tela cheia com grande apelo visual para a Web, que permite tocar ou deslizar pelas stories.” Dessa forma, está presente na pesquisa Google e no Discover. 

Imagem do Google Discover apresentando uma série de Web Stories.
Imagem: Reprodução/Google

Por ser focada para consumo em mobile, deve contar com informações no formato textual, mas, principalmente, com foco em imagens e vídeos, para ser consumida de forma dinâmica pela audiência. 

Principais vantagens da ferramenta

Essa estratégia de conteúdo tem ganhado os holofotes porque, por ser novidade, apresenta um grande alcance de usuários. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para fazer sua marca ser notada. 

Além disso, outro benefício da função é que sua produção e veiculação são gratuitas, sem necessidade de patrocínio. Inclusive, é possível analisar todos os resultados de interações e engajamento pelo Google Analytics. 

Confira uma das Web Stories desenvolvidas pela Agência FG aqui. 

Como criar Web Stories? 

O primeiro passo para criar uma sequência de Google Web Stories é decidir qual conteúdo abordará. Nesse caso, a dica é tratar, de maneira informativa, sobre algo do seu nicho. Inclusive, é possível apresentar, de forma resumida, um assunto que já tenha sido pautado em suas páginas — em artigo de blog, por exemplo.  

Um dos grandes pontos positivos é que você pode direcionar o público para o conteúdo original sem a canibalização de links. Ou seja, seu alcance não será prejudicado. 

No entanto, ao escolher o tema, é preciso atenção, pois o Google desincentiva conteúdos comerciais demais. Dessa forma, o principal objetivo da estratégia é informar, e não anunciar um serviço ou produto. Justamente por isso, a sequência de slides deve ser coerente e seguir uma narrativa bem clara.

Ademais, por ser uma página como qualquer outra na SERP, as Web Stories precisam ser otimizadas para SEO. O Google também recomenda algumas boas práticas pensando na experiência do usuário, como priorização de vídeos, slides com, no máximo, 280 caracteres e inserção de texto alternativo nas imagens.

Como publicar? 

Como as Web Stories são páginas que devem integrar o seu domínio, é possível publicá-las de algumas maneiras. Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas são: 

  • MakeStories;
  • Plug-in oficial do Google no WordPress. A ressalva é que ele só funciona se o website for WordPress;
  • Newsroom AI: aqui, é preciso atenção, pois o código-fonte fica fora do website. Apesar disso, é possível inserir as Web Stories em uma página sua usando Embed;

Ademais, desenvolvedores web podem criar as stories à mão com o tutorial disponibilizado pelo próprio Google. Contudo, tenha atenção! É essencial informar os metadados solicitados pelo Google e todas as Web Stories precisam ter validade AMP (Accelerated Mobile Pages). 

Essa é uma forma de assegurar que as páginas sigam um padrão de carregamento rápido e visual atrativo em dispositivos móveis. (Você pode testar a validade AMP aqui). Com esses cuidados, as chances do seu conteúdo aparecer para os usuários do buscador são maiores.

Como fazer as Web Stories aparecerem para meu público? 

Além de otimizar o conteúdo e atentar-se às diretrizes estabelecidas pelo gigante das buscas, o que determina que as Web Stories apareçam ou não para o público é seu histórico prévio de navegação. 

Mas como isso funciona? Como você já deve saber, o Google coleta e armazena dados oriundos de diferentes fontes e, com isso, traça um perfil dos usuários. A partir dessas informações e interesses, exibe as Web Stories de forma personalizada. 

Conte com os especialistas da Agência FG!

Já conhecia os Google stories? Com ele, sua marca pode alcançar muito mais gente e gerar tráfego para suas páginas. Caso precisa de ajuda para colocar essa e outras estratégias de Marketing de Conteúdo em prática, pode contar com a Agência FG

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