Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, Redes Sociais | 26/12/2022
Já ouviu falar em Web Stories? Apesar de ter o nome semelhante à função presente em redes sociais como Instagram e Facebook. Essa ferramenta funciona de forma ligeiramente diferente e pode ter um impacto positivo para a sua marca.
Quer saber como colocar o conteúdo Web Stories em prática? Então, confira este artigo exclusivo que a Agência FG preparou com várias curiosidades e não perca a chance de ser notado pelo seu público!
Em resumo, os Web Stories, são stories do Google. A ferramenta, desenvolvida com o apoio do buscador, entrou no ar em 2018, numa versão web dos já conhecidos stories. Ou seja, em vez de estarem inseridos nas redes sociais, eles funcionam como páginas independentes — ligadas ao seu domínio — na web.
Além disso, diferentemente dos tradicionais stories, eles continuam no ar após 24 horas. De acordo com o Google, é
“um formato de conteúdo em tela cheia com grande apelo visual para a Web, que permite tocar ou deslizar pelos stories”.
Dessa forma, está presente na pesquisa Google e no Discover.
Por ser focada para consumo em mobile, deve contar com informações no formato textual. Mas, principalmente, com foco em imagens, para ser consumida de maneira dinâmica pela audiência.
Essa estratégia de conteúdo ganhou os holofotes porque, por se tratar de novidade, apresenta um grande alcance de usuários. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para fazer a marca ser notada e, consequentemente, aumentar o tráfego do site.
Além disso, outro benefício da função é que sua produção e veiculação são gratuitas, sem necessidade de patrocínio. Inclusive, é possível analisar todos os resultados de interações e engajamento pelo Google Analytics.
O Google Discover é o responsável por exibir seus Web Stories para o público-alvo. Isso porque a ferramenta, diferentemente da SERP, foi desenvolvida totalmente pensada para a versão mobile.
Assim, possui um formato de feed interativo que aparece no aplicativo do Google, tanto para usuários de Android quanto iOS. Sendo, ideal para um melhor monitoramento de tráfego e direcionamento de conteúdos específicos.
Ainda, com o Discover, é possível oferecer atualizações sobre os interesses do seu público, sem a necessidade de uma pesquisa por eles. Para completar, os consumidores também podem escolher os assuntos que desejam ver na ferramenta enquanto navegam na Web pelo smartphone.
A veiculação e produção de Web Stories são gratuitas, não precisando sem necessidade de patrocínios. Além disso, o conteúdo da página inicial é totalmente dinâmico e personalizado conforme os interesses prévios dos usuários.
Então, o feed do Google Discover tende a ser composto a partir de informações como:
O primeiro passo para criar uma sequência de Google Web Stories é decidir qual conteúdo abordará. Nesse caso, a dica é tratar, de maneira informativa, sobre algo do seu nicho. Inclusive, é possível apresentar, de forma resumida, um assunto que já tenha sido pautado em suas páginas — em artigo de blog, por exemplo.
Um dos grandes pontos positivos é que você pode direcionar o público para o conteúdo original sem a canibalização de links. Ou seja, seu alcance não será prejudicado. No entanto, ao escolher o tema, é preciso atenção, pois o Google desincentiva conteúdos comerciais demais.
Dessa forma, o principal objetivo da estratégia é informar, e não anunciar um serviço ou produto. Justamente por isso, a sequência de slides deve ser coerente e seguir uma narrativa bem clara.
Ademais, por ser uma página como qualquer outra na SERP, as Web Stories precisam ser otimizadas para SEO. O Google também recomenda algumas boas práticas pensando na experiência do usuário, como priorização de vídeos, slides com, no máximo, 280 caracteres e inserção de texto alternativo nas imagens.
Além disso, é necessário trabalhar com o title com menos de 70 caracteres. Ainda, é recomendado utilizar palavras-chave de cauda longa e focar em conteúdo storytelling, bem mais informativo e não promocional.
Como as Web Stories são páginas que devem integrar o seu domínio, é possível publicá-las de algumas maneiras. Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas são:
Dessa forma, desenvolvedores web podem criar as stories à mão com o tutorial disponibilizado pelo próprio Google. Contudo, tenha atenção! É essencial informar os metadados solicitados pelo Google e todas as Web Stories precisam ter validade AMP (Accelerated Mobile Pages).
Essa é uma forma de assegurar que as páginas sigam um padrão de carregamento rápido e visual atrativo em dispositivos móveis. (Você pode testar a validade AMP aqui). Com esses cuidados, as chances do seu conteúdo aparecer para os usuários do buscador são maiores.
Além de otimizar o conteúdo e atentar-se às diretrizes estabelecidas pelo gigante das buscas, o que determina que as Web Stories apareçam ou não para o público é seu histórico prévio de navegação.
Mas como isso funciona? Como você já deve saber, o Google coleta e armazena dados oriundos de diferentes fontes e, com isso, traça um perfil dos usuários. A partir dessas informações e interesses, exibe as Web Stories de forma personalizada.
Assim sendo, mantenha uma boa frequência de postagens com conteúdos tendências no seu nicho de mercado. Outra dica, é apostar em direcionamentos para outras sequências de stories no final, pois, eles continuar “ressoando” no Discover e rendendo mais impressões para o domínio.
Já conhecia os Google stories? Com ele, sua marca pode alcançar muito mais gente e gerar tráfego para suas páginas. Caso precisa de ajuda para colocar essa e outras estratégias de Marketing de Conteúdo em prática, pode contar com a Agência FG.
Afinal, há mais de 12 anos no mercado, somos líder em marketing de performance para comércios eletrônicos de diversos segmentos. Entre em contato conosco e confira!
X