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Blog, Redes Sociais | 14/07/2022

TikTok marketing digital: aprenda usar o canal para impulsionar as vendas no e-commerce

Investir em TikTok marketing digital é uma ótima maneira de empresas B2C ampliarem seu alcance on-line. Afinal, a rede social, que possui mais de 1,23 bilhões de usuários ativos, é muito mais que apenas dancinhas, consolidando-se como um eficiente canal de vendas. 

Por isso, a Agência FG preparou este artigo com diversas dicas de como tornar o TikTok para empresas uma maneira de alavancar as vendas no e-commerce. Confira os detalhes e conte conosco para transformar os resultados do seu negócio. 

Potencial de negócio

Que o Tik Tok é uma rede social, você já sabe! Porém, tinha noção que o app é o mais baixado em todo o mundo? Caracterizado pelos vídeos curtos, já tem mais de 74,1 milhões de usuários ativos só no Brasil. 

Uma das maiores vantagens, para além dos números astronômicos, é o fato de que cerca de 90% do público acessa a rede social todo dia. O dado foi divulgado pela própria empresa. 

Além disso, seu formato destaca-se por reunir importantes pilares que geram valor para uma marca. Os principais são: conexão e humanização entre o público, acompanhamento de tendências em tempo real e o fato de entregar conteúdos precisamente alinhados aos interesses dos usuários. 

O resultado dessa potência foi apresentado em recente pesquisa conduzida pela Material, consultoria global especializada em experiência do cliente. O levantamento aponta que os usuários TikTok são 1,7 vezes mais propensos a comprar produtos que descobrem pelo aplicativo do que em outras redes sociais.

Com um panorama desse, é inevitável o potencial do canal. Por isso, vale a pena pensar, dentre as estratégias de social commerce, no TikTok marketing digital

Como usar TikTok para marketing digital? 

Pronto para tornar-se presente nessa rede social? A seguir, trouxemos três modelos de anúncio que podem fazer toda a diferença na difusão da marca nesse ambiente. Confira:

1. Crie uma conta para sua marca 

A primeira sugestão de posicionamento na rede é criar uma conta própria para a empresa. Nela, é possível compartilhar conteúdo relacionado ao seu produto/serviço e alcançar diretamente o público, fortalecendo a autoridade e confiança no ambiente digital. 

Porém, nesse caso, a máxima do conteúdo para TikTok deve ser seguida à risca. Sendo assim, use a criatividade, originalidade e uma pitada de humor para se destacar, seja esclarecendo dúvidas ou mostrando como usar algum produto.

Lembre-se de inserir hashtags que estão em alta e sejam coerentes com o conteúdo e usar músicas que são tendências. Outra dica é aproveitar o recurso da conta Pro que permite visualizar quando os seguidores estão ativos. 

Assim, fica mais fácil identificar o melhor momento para a postagem. Por fim, para criar anúncios, analisar dados de desempenho e incluir botões de site no perfil, é necessário ter uma conta TikTok Business.

2. Invista em influenciadores 

Sabia que, de acordo com levantamento da Infobase, uma das maiores integradoras de TI do Brasil, 72% dos usuários do TikTok seguem influenciadores? Dessa parcela, metade afirma confiar nas recomendações dessas personalidades. 

Além disso, uma pesquisa feita pela agência digital Linqia, em 2021, apontou que TikTok é a segunda plataforma mais importante para marketing de influência. Ou seja, apostar na estratégia pode trazer sólidos resultados! 

Nesse caso, o melhor é que o TikTok já conta com um marketplace de influenciadores e criadores de conteúdos. Ela facilita que marcas encontrem profissionais que atendam aos requisitos das suas campanhas, considerando, inclusive, dados de localização, audiência e performance, por exemplo. 

Entretanto, antes de tudo, lembre-se de analisar o perfil do influenciador para certificar-se de que o público dele corresponde a potenciais consumidores para sua marca. 

3. Anuncie pelo TikTok ads 

Seguindo o mesmo princípio dos anúncios no Facebook e Instagram, estratégias de tráfego pago, a rede também conta com o ads TikTok. Nele, é possível criar campanhas para alcançar o público-alvo de forma eficaz, graças à segmentação e distribuição pela inteligência artificial.

Nesse caso, diferentemente dos concorrentes, os vídeos patrocinados não podem ser pulados pelos usuários. Ainda, existem diferentes formatos de TikTok anúncio. Confira alguns deles:  

  • TopView: aparece assim que o aplicativo abre (de até 60 segundos); 
  • Anúncios no feed (em imagem ou vídeo de até 60 segundos); 
  • Branded Hashtag Challenge: a campanha é um desafio que convida os usuários a criarem conteúdo com a hashtag escolhida (dura de 3 a 6 dias); 
  • Branded Effects: adesivos, filtros e efeitos visuais patrocinados pelo anunciante.

Dica extra

Apesar de todo o potencial, antes de investir no TikTok marketing para sua marca, vale a pena avaliar o público da rede e confirmar se condiz com o seu público-alvo. Dessa forma, as ações serão efetivas. 

Sendo assim, tenha em mente que ⅔ dos usuários possuem menos de 30 anos. Contudo, com a pandemia, a rede também vem, aos poucos, ganhando os adultos. Além disso, 60% dos usuários da plataforma são mulheres. 

Então, antes de planejar suas estratégias de TikTok marketing digital, é importante refletir se existe afinidade com o perfil da rede social ou não. 

Novidades para o e-commerce 

Pensando em tornar o ambiente mais favorável para publicidades, a rede social TikTok lançou algumas novidades. Uma delas é a “página instantânea”, que possui carregamento 11 vezes mais rápido que o de uma página web normal. 

Ela permitirá o redirecionamento instantâneo para páginas da loja ou de produto. Outra novidade que estreita a relação com o comércio eletrônico é a parceria com a plataforma Shopify. O objetivo é centralizar desde a descoberta do produto até a finalização da compra dentro do TikTok. 

Confie em nossa expertise

Viu só a importância de pensar no TikTok marketing digital? Então, para se posicionar na rede social, conte com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, contamos com equipes que atuam em diversas frentes do marketing digital com foco em performance. 

Além disso, contamos com um time de social media com experts no assunto, que estão prontos para traçar as melhores estratégias para o seu negócio. Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco para solicitar um orçamento! 

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