Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, Performance, Redes Sociais | 12/04/2022
Com a expansão das redes sociais, o marketing de influência é sinônimo de sucesso de uma marca, produto ou serviço. Isso porque, os “influencers” são acompanhados de perto por seguidores que se inspiram em seus estilos de vida.
Pensando nisso, ao investir em um comércio eletrônico é fundamental contar com um comercial influencer para impulsionar sua marca no digital. Afinal, de acordo com a pesquisa “O Brasil e os Influenciadores“, do Ibope Inteligência, cerca de 52% dos internautas do país segue pelo menos um influenciador.
Além disso, o estudo também mostra que metade das pessoas on-line costuma comprar produtos e serviços indicados por influenciadores. Sem falar nos 35% dos usuários que visitam o E-commerce após indicação nas redes.
Quer entender melhor o que é influencer e porquê ele é um importante expoente para aumentar as vendas de E-commercers? Então, continue com a Agência FG e saiba mais!
Usuários de grande destaque nas plataformas sociais, os influencers digitais são responsáveis por postagens que afetam de forma direta o estilo de vida dos seus seguidores. Isso porque essas personalidades conseguem causar grande impacto nas redes e ditar as tendências do momento.
Para a Coordenadora de Social Media da Agência FG, Mariana Heine, a “influência é a habilidade que uma pessoa tem de dar forma à decisão do outro. É a transformação do pensamento em ação que, para além de inspirar, causa uma mudança concreta.”
Sendo assim, contratar influenciadores para campanha de marketing de uma marca, produto ou serviço oferecido pela internet está entre as principais estratégias de negócio.
Sobre a estratégia de marketing de influência, Mariana Heine, que está à frente do nosso time de Social Media, cita um estudo da Kantar. Ele mostra que influenciadores são o tipo de mídia em que as pessoas mais gostam de receber e visualizar conteúdo publicitário no digital.
Enquanto a Nielsen apresenta dados de que consumidores lembram mais de anúncios feitos com personalidades digitais do que anúncios tradicionais (36% contra 66%).
Dessa forma, Mariana, diz que “não é à toa que o mercado de marketing de influência está em crescimento. Segundo artigo publicado na Forbes, essa estratégia deve girar em torno de US$15 bilhões em 2022”.
E, completa, “mesmo que 82% dos usuários sigam marcas no Instagram, estudos comprovaram que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por pessoas do que por marcas”.
Para explicar melhor as vantagens de optar por campanhas para influenciadores, listamos a seguir alguns fatores que ressaltam a importância desse profissional para o comércio eletrônico.
Por estar diariamente presente na internet, pessoas digitais influencer poderão manter os seguidores sempre próximo a elas e, consequentemente, terão uma maior atenção dos clientes.
Assim, seja por meio de fotos ou vídeos, os influencers brasileiros e mundiais tornam-se pessoas presentes no dia a dia dos usuários. Com isso, transmitem também detalhes pessoais, como as marcas que consomem e os serviços que utilizam.
Para Mariana Heine, os “influenciadores permitem uma produção de conteúdo qualificado, promovem ações direcionadas ao público-alvo — possibilitando conexão com o consumidor — e incentivam a produção de conteúdo orgânico. Sem falar que também promovem awareness e engajamento, geram possibilidade de obtenção de cliques, downloads e compras e (por último, mas não menos importante) fortalecem a confiança, humanização e percepção da marca perante o público”.
Sem dúvida, as personalidades passam mais credibilidade para o público quando se tornam relevantes em um nicho. Dessa forma, os usuários sempre buscam consumir serviços que se adequem ao seu perfil. Uma pessoa que deseja emagrecer, por exemplo, consultará um influenciador digital fitness, nutricionista ou esportista.
Além disso, ao descobrir mais sobre os itens consumidos na rotina do influencer, o seguidor poderá acessar o E-commerce da marca e consumir os produtos indicados.
As personalidades digitais têm como foco influenciar pessoas por meio de diferentes serviços na internet. Assim, ao contratar esse profissional, você poderá avaliar o modelo de trabalho adequado para a sua marca.
Entre elas, publicações patrocinadas, vídeos postados, stories, participação em eventos e muito mais. Em geral, os pacotes fechados com um influenciador dependem da estratégia de marketing da empresa.
Para exemplificar, Mariana cita, “permuta (Contratação em formato de troca, em que o influenciador recebe os produtos como pagamento pelas postagens. Contratação convencional (em que o influenciador realiza as postagens em troca de remuneração monetária. E, press kit (envio de produtos para uma lista de influenciadores, sem obrigatoriedade de postagem)”.
Nossa coordenadora ainda completa que, “independentemente do formato, o objetivo mais desejado pelos contratantes é sempre o mesmo: receita. No entanto, no marketing de influência, a conversão nem sempre acontece sem passar por todas as etapas de um funil de vendas: conhecimento, consideração e conversão”.
Dessa forma, Mariana completa, “o investimento em marketing de influência precisa ter um propósito bem definido e desenhado, seja ele awareness, branding ou vendas”.
O influencer pode surgir de diferentes formas, desde a conquista de fama nas mídias até a atuação no mundo virtual ou crescimento orgânico na internet. Pensando nisso, é preciso conhecer bem os tipos de influenciadores do mercado e como eles podem acrescentar ao seu negócio.
O influencer Top Celeb é aquele que atua de maneira mais geral nas redes, ou seja, não trabalha dentro de um nicho específico. Então, exatamente por não possuírem autoridade dentro de uma área em especial, eles são excelentes opções para aumentar o reconhecimento do E-commerce.
Bastante assertivo, o influencer Fit Celeb atua em determinados nichos e oferece relevância em questões gráficas ou de comunicação visual. Dessa forma, esse influenciador digital tende a aumentar as vendas de produtos personalizados, por exemplo.
O influencer Autoridade não necessariamente tem um número de seguidores expressivos, mas, a sua indicação é bastante considerada pelo público. Alguns exemplos desse perfil são profissionais renomados na área da saúde, como nutricionistas. Eles podem impactar de forma significativa os usuários com um produto natural oferecido por determinados E-commerces.
A contratação por meio de ecossistema de influencers consiste em parcerias com vários pequenos influenciadores de uma mesma área. Dessa forma, o alcance da loja virtual nas redes sociais será muito maior, tendo a divulgação de vários influenciadores ao mesmo tempo.
Mas, lembre-se de pesquisar um pouco mais sobre os diferentes tipos de personalidades digitais para escolher as pessoas que mais se enquadram nas estratégias de marketing do seu negócio.
Ainda está na dúvida sobre como contratar um influenciador digital para a sua marca? Mariana Heine, apresenta alguns fatores que irão convencê-lo a investir na estratégia.
De acordo com dados levantados internamente, já gerenciamos diversas campanhas com influenciadores e obtivemos resultados variados. Ela destaca que “em uma delas, tivemos um retorno de 80% do valor total investido e, considerando o valor dos produtos no site, o retorno ficou em 54%”.
Para finalizar, ela completa que o “marketing de influência é muito mais do que a receita obtida e é importante ter metas bem estabelecidas. Vale a pena se atentar a todas as métricas disponíveis porque os ganhos são enormes!”.
Viu só como os influenciadores digitais são extremamente importantes para impulsionar a sua marca na internet? Quer garantir as melhores estratégias de marketing de influência para vendas on-line? Então, conte com o time de Social Media da Agência FG e alcance resultados satisfatórios!
Há 12 anos no mercado, somos referência em performance e desenvolvimento de grandes E-commerces do país. Entre em contato conosco e confie em nossos serviços!
X