Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, SEO | 15/06/2022

SEO para VTEX: saiba como otimizar sua loja na plataforma

Identificar as melhores práticas de SEO para VTEX é uma maneira de fazer sua loja se destacar organicamente entre os concorrentes. Isso é válido porque cada plataforma possui suas especificidades e a aplicação das técnicas podem variar. 

Portanto, a Agência FG, que conta com um time de especialistas na área de SEO,  trouxe dicas valiosas neste artigo. Acompanhe todos os detalhes para otimizar o e-commerce e, claro, conte conosco para gerar resultados consistentes. 

Qual a função de um SEO para o E-commerce?

O SEO (Search Engine Optimization), como você sabe, consiste em diversas otimizações visando melhorar o posicionamento de páginas na SERP organicamente. Na prática, significa aprimorar pontos valorizados pelos algoritmos do buscador, que ficam responsáveis pelo ranqueamento.

Sendo assim, investir e conhecer a fundo as melhores práticas de SEO para VTEX é essencial. Afinal, isso faz com que os produtos e/ou serviços oferecidos pelo seu negócio destaquem-se perante os concorrentes. 

Dessa maneira, é possível impactar mais usuários, aumentar o tráfego orgânico, gerar leads qualificados e altas taxas de conversão .

SEO para VTEX: pontos que merecem atenção 

A VTEX é considerada uma das melhores plataformas para e-commerce do mercado. Utilizada em mais de 30 países, tem funcionalidades exclusivas e extremamente customizáveis que facilitam, inclusive, a otimização de sites pensando em SEO para e-commerce.

Portanto, a seguir, confira pontos vantajosos do SEO para VTEX

1. Arquitetura da informação

Esse é um fator determinante para um bom ranqueamento. Uma arquitetura de informação organizada facilita tanto a experiência dos consumidores na loja virtual quanto o rastreamento pelo Google. 

Nesse sentido, a VTEX oferece templates personalizáveis de cadastro de categorias em fluxograma. Contudo, fica a cargo do time de SEO organizar — e inserir — os dados de forma intuitiva pensando, principalmente, na navegabilidade dos consumidores. 

2. Sitemap 

Sitemaps, assim como o nome sugere, são mapas do site que ajudam os buscadores a compreender sua estrutura. Portanto, esse é um dos pontos mais vantajosos quando pensamos em SEO para VTEX. Afinal, a plataforma gera o sitemap de lojas virtuais automaticamente.

Inclusive, o documento fornecido já deixa a estrutura do e-commerce organizada em Departamento, Categoria, Produtos e Marcas e também fornece dados sobre a estrutura da hierarquia.Contudo, atenção! O ideal é que as URLs não possuam filtros e parâmetros para  ocorrer rastreio de páginas consideradas repetidas. 

3. Breadcrumb 

Os breadcrumbs, que em tradução literal significam “migalhas de pão”, têm a função de orientar os usuários sobre em qual parte de um site eles estão. Por isso, como facilitam a navegabilidade, também impactam no SEO. 

A VTEX possui o controle <VTEX.cmc:breadCrumb/> que renderiza breadcrumbs automaticamente dentro de um site. Outra vantagem é que, além de serem clicáveis, permitindo que os usuários retornem às categorias anteriores, eles auxiliam na distribuição de autoridade entre as páginas.

4. URLs amigáveis

Esse elemento é essencial quando pensamos em SEO para VTEX, especialmente porque boas URLs ajudam os robôs dos buscadores a entenderem as palavras-chaves utilizadas nas páginas. Além disso, indicam aos usuários sobre o que se trata o conteúdo acessado. 

A plataforma VTEX gera as URLs de maneira automática considerando departamentos, categorias pai, categoria filha. Entretanto, para isso, é essencial que a arquitetura de informação da loja virtual esteja organizada. 

5. Robots.txt 

Você sabe que nem todas as páginas de um e-commerce devem ser indexadas, não é mesmo? Para realizar essa limitação — que também impacta no SEO para VTEX —, é necessário inserir o arquivo robots.txt. 

Porém, realizar esse processo manualmente é exaustivo. Sendo assim, uma das soluções da plataforma é o fato de possuir uma interface nativa de otimização do arquivo Robots.txt. Basta acessar o seguinte caminho: (1) Configurações > (2) SEO > (3) Robots.txt.

Confie em nossa expertise

Essas são apenas algumas das dicas de SEO para VTEX, afinal, as otimizações englobam inúmeros aspectos de um e-commerce. Para um diagnóstico completo e planejamento da otimização de e-commerce, conte com a Agência FG

Há mais de 12 anos no mercado, contamos com equipes que atuam em diversas frentes do marketing digital com foco em performance. Nosso time de SEO está pronto para traçar estratégias pensando em VTEX SEO. Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco!

O Universo digital em suas mãos!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    Prometemos não utilizar suas informações para envio de SPAM.
    >