Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, E-commerce, Novidades | 28/07/2022
Está em dúvida sobre até quando mudar para o GA4? Então, a FG te ajuda! Preparamos um conteúdo completo para que você possa entender quais as novidades da nova versão do Google Analytics, e o que será necessário para migrar totalmente para a nova ferramenta.
Lançado em 2020, o Google Analytics 4, nova versão do software analítico, surgiu com foco em tornar-se uma versão padrão da ferramenta. Mas, você sabe até quando o UA ficará em vigor como a única alternativa para acompanhar as métricas do seu negócio?
Continue lendo e veja até quando o Google Analytics Universal vai continuar rodando, para onde vão seus dados e quais as diferenças entre as ferramentas. Confira!
A nova versão foi desenvolvida a partir da necessidade do Google de se adaptar às carências dos responsáveis pela análise da performance de websites. Assim, o GA4 serve justamente para duas frentes: web e App.
A coleta de dados do GA4 é baseada em eventos, ou seja, interações executadas pelo consumidor em seu site ou app. Entre as ações, podemos citar o clique no menu, navegar pela barra de rolagem da página ou, até mesmo, realizar buscas na própria loja.
Dessa forma, podemos resumir que o GA4 funciona a partir de todas as ações executadas pelo usuário e, não mais pela pageview.
Em março de 2022, o Google anunciou que as propriedades Standard, ou seja, gratuitas, do Universal Analytics vão parar de processar novos hits a partir de 1º de julho de 2023.
Mas, é importante ressaltar que as datas para clientes Standard e 360 (plano pago) são diferentes. Isso porque, enquanto as propriedades da versão gratuita têm cerca de 15 meses (até 01/07/2023), as contas 360 têm até outubro do mesmo ano para coletar dados.
Assim, de forma definitiva, após 1º de outubro de 2023, ambas as propriedades deixarão de coletar hits. No entanto, as informações continuarão disponíveis na interface por alguns meses, para que você possa acessar dados históricos, por exemplo.
De qualquer forma, até 2024, é essencial que todos os dados do seu negócio sejam coletados por meio do GA4. Sendo assim, para evitar dores de cabeça, comece a migração agora mesmo.
Para ajudá-lo separamos uma sequência de processos que devem ser executados por profissionais especializados em Analytics.
Nesses casos, você pode confiar na expertise do time da FG. Nossos profissionais altamente capacitados estão prontos para te ajudar a entender a nova interface e realizar processos sem erros!
1º. O primeiro passo para migrar para o Google Analytics 4 é a auditoria da coleta e configurações das ferramentas de dados;
2º. Configuração das ferramentas de análise;
3º Definição do grau de acesso às fontes de dados, seja para visualização, comentários e edições;
4º Definição de dados e métricas;
5º Implementação de e-commerce ou site institucional;
6º Criação de eventos personalizados de acordo com o padrão atual do site;
Agora que você já sabe como e quando mudar para o GA4, é hora de investir em uma agência especializada em Google Analytics.
Então, conte com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, nossas equipes atuam em diversas áreas focadas em performance digital. Não perca tempo e entre em contato conosco para solicitar um orçamento!
X