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Blog, Mercado | 16/12/2021

Público-alvo: encontre o cliente certo para o seu negócio!

Você sabia que identificar o público-alvo é o primeiro passo para criar estratégias de marketing eficazes? Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo para ajudá-lo a entender melhor onde e como encontrar potenciais clientes.

Afinal, é essencial saber dialogar e conhecer o público-alvo para, enfim, atingir os resultados desejados. Além disso, as estratégias e campanhas criadas para alcançar um grupo específico de consumidores tendem a converter melhor.

Quer saber mais sobre o que é público-alvo e como alcançá-lo? Então, continue no artigo e saiba tudo sobre a importância dessa segmentação!

Para começar, o que é público-alvo?

Como o próprio nome sugere, o público-alvo será aquele grupo de pessoas que a sua marca terá como meta alcançar. Ou seja, é uma parte da população com interesse nos seus serviços.

Assim, eles estão diretamente relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Em geral, todos possuem o perfil semelhante, sendo preciso captar informações como interesses, comportamento, características demográficas, poder aquisitivo e entre outros.

A imagem mostra os segmentos de marketing para definição sobre o que é público-alvo

Além disso, vale lembrar que, quanto maior a identificação dos segmentos, maior será a chance de alcançar pessoas com afinidade com a marca. Assim, podem se tornar potenciais clientes.

Dessa forma, as estratégias de marketing, campanhas e demais peças de comunicação serão totalmente direcionadas a esse grupo. Um exemplo claro é a definição do público-alvo em ferramentas de anúncios. Isso permite a segmentação da mídia, alcançando apenas aqueles que podem interagir com a sua marca.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Que o público-alvo e persona são ferramentas de marketing que visam olhar o posicionamento da marca no mercado, você já sabe! Mas, o conceito de cada uma delas pode não estar bem definido nas estratégias da sua empresa.

Pensando nisso, a Agência FG explica a diferença entre público-alvo e persona com base nas visões do mercado:

  • Público-alvo: nada mais é do que a definição de um segmento do mercado a partir de estudos e informações. Todos os clientes apresentam características em comum. Assim, as estratégias de marketing da marca devem ser direcionadas para eles.

  • Persona: é a personalização do cliente ideal. A marca cria descrições de personagens que representem as características de potenciais consumidores. Sempre pensando naquele perfil de cliente em que a empresa mira.

No geral, a definição do público-alvo é mais ampla e não se refere a alguém específico, não fala sobre hábitos e está diretamente relacionada aos resultados das campanhas. Além disso, tem como base informações fundadas sobre comportamento e psicografia.

Como definir o público-alvo?

Entender as bases da segmentação do público-alvo é o primeiro passo para encontrá-lo. Isso porque, ela é baseada em diferentes variáveis, considerando a amplitude da comunicação da marca.

Por isso, é essencial entender o posicionamento do seu negócio no mercado, identificando quais os segmentos possuem mais afinidade com ele. Em seguida, faça um checklist com as principais variáveis para definição do público-alvo. Entre elas estão:

  • Geográfica: considere país, região, estado, cidade e clima;
  • Demográfica: gênero, idade, estado civil, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, nacionalidade, raça e mais;
  • Comportamental: sensibilidade ao marketing e motivação do usuário para contratar serviços e produtos;
  • Psicográfica: estilo de vida, personalidade, valores e interesses.

Para o público-alvo de empresas B2B, ou seja, Business to Business, será necessário considerar outras variáveis com referências empresariais. Como:

  • Segmento de atuação;
  • Porte da empresa;
  • Localização;
  • Presença no mercado;
  • Faturamento.

Por que é importante defini-los?

Definir público-alvo é fundamental para ter mais clareza sobre o perfil dos seus consumidores. Além, é claro, de garantir assertividade nas estratégias e campanhas de comunicação.

Com um público bem segmentado, você evitará desperdícios de campanhas e publicidades. Transformando, então, o marketing empresarial de acordo com o mercado e compreensão do comportamento dos consumidores. Além disso, alguns dos benefícios dessa segmentação são:

1. Eficiência nas campanhas

Alguns especialistas consideram esse o principal benefício da definição de público-alvo. Afinal, a partir de então, fica muito mais fácil otimizar investimentos e criar campanhas bem direcionadas com resultados positivos e eficientes.

A parceria do Banco Original com a Serasa Experian, por exemplo, nos mostrou que, com a segmentação do público, o Custo Por Mil (CPM) reduziu pela metade. Enquanto o volume de leads cresceu 30%.

2. Melhora na comunicação

Pense como consumidor, a boa comunicação faz total diferença durante a compra, certo? Dessa forma, segmentar o público da estratégia é fundamental para conhecer o perfil de conteúdo do seu negócio.

Além disso, ao ajustar a comunicação a um grupo específico será possível:

  • Conhecer melhor as características dos consumidores;
  • Aproximar-se do público-alvo;
  • Definir uma linguagem que converse com todo o segmento;
  • Melhorar o posicionamento da marca no mercado.

3. Definição de posicionamentos relevantes

Uma coisa é certa: quando empreendemos, não podemos atirar para todos os lados em busca de clientes! Na verdade, a definição de um bom posicionamento no mercado só será possível após a segmentação do público-alvo.

Pensando nisso, esse processo visa conquistar um espaço único entre os consumidores a partir de todo o conhecimento adquirido sobre o perfil desse público.

Afinal, as características deles estão relacionadas ao desenvolvimento da proposta da marca. Assim como os diferenciais que os levam a adquirir seus produtos e serviços.

4. Destaque-se entre os concorrentes

Por falar em diferenciação de mercado, uma das principais vantagens da definição de clientes é a melhora no posicionamento da marca em relação aos concorrentes.

Isso porque, no mercado atual, só conseguimos conquistar o público se houver alinhamento com os valores da marca. Dessa forma, podemos considerar que, quando conquistamos esses potenciais clientes com uma comunicação clara e objetiva, a concorrência não terá chance!

Ferramentas importantes

Atualmente, existem inúmeras ferramentas essenciais para o processo de segmentação de mercado e definição de clientes alvo.

Na foto é possível identificar duas mãos analisando um Ipad com as métricas para público-alvo retiradas do Google Analitycs

Desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia, elas ajudam em etapas de análise do mercado e segmentação de perfil. A seguir, listamos as principais do mercado. Confira!

Google Analytics

A principal ferramenta quando falamos de análise de dados da web, o Google Analytics é gratuito e pode ser utilizado para conhecer melhor o perfil do seu público.

Isso porque ajuda a identificar os principais comportamentos e características. Além de gerar dados sobre interações dos consumidores na loja.

Google Trends

Mais uma ferramenta desenvolvida pelo Google, ela informa as principais tendências de busca durante determinados períodos. Dessa forma, o Google Trends ajuda a identificar assuntos que viram oportunidades de negócio, direcionadas para um segmento específico.

Facebook Audience Insights

Essa ferramenta é a versão do Analytics da empresa de Mark Zuckerberg. Assim, o Grupo Metaverso apresenta o Facebook Audience Insights. Essencial para ajudar na produção de conteúdos e direcionamento de campanhas pagas, ela apresenta em detalhes como e de onde vem a audiência da sua página.

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