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Você sabia que identificar o público-alvo é o primeiro passo para criar estratégias de marketing eficazes? Pensando nisso, a Agência FG preparou um artigo completo para ajudá-lo a entender melhor onde e como encontrar potenciais clientes.
Afinal, é essencial saber dialogar e conhecer o público-alvo para, enfim, atingir os resultados desejados. Além disso, as estratégias e campanhas criadas para alcançar um grupo específico de consumidores tendem a converter melhor.
Quer saber mais sobre o que é público-alvo e como alcançá-lo? Então, continue no artigo e saiba tudo sobre a importância dessa segmentação!
Como o próprio nome sugere, o público-alvo será aquele grupo de pessoas que a sua marca terá como meta alcançar. Ou seja, é uma parte da população com interesse nos seus serviços.
Assim, eles estão diretamente relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Em geral, todos possuem o perfil semelhante, sendo preciso captar informações como interesses, comportamento, características demográficas, poder aquisitivo e entre outros.
Além disso, vale lembrar que, quanto maior a identificação dos segmentos, maior será a chance de alcançar pessoas com afinidade com a marca. Assim, podem se tornar potenciais clientes.
Dessa forma, as estratégias de marketing, campanhas e demais peças de comunicação serão totalmente direcionadas a esse grupo. Um exemplo claro é a definição do público-alvo em ferramentas de anúncios. Isso permite a segmentação da mídia, alcançando apenas aqueles que podem interagir com a sua marca.
Que o público-alvo e persona são ferramentas de marketing que visam olhar o posicionamento da marca no mercado, você já sabe! Mas, o conceito de cada uma delas pode não estar bem definido nas estratégias da sua empresa.
Pensando nisso, a Agência FG explica a diferença entre público-alvo e persona com base nas visões do mercado:
No geral, a definição do público-alvo é mais ampla e não se refere a alguém específico, não fala sobre hábitos e está diretamente relacionada aos resultados das campanhas. Além disso, tem como base informações fundadas sobre comportamento e psicografia.
Entender as bases da segmentação do público-alvo é o primeiro passo para encontrá-lo. Isso porque, ela é baseada em diferentes variáveis, considerando a amplitude da comunicação da marca.
Por isso, é essencial entender o posicionamento do seu negócio no mercado, identificando quais os segmentos possuem mais afinidade com ele. Em seguida, faça um checklist com as principais variáveis para definição do público-alvo. Entre elas estão:
Para o público-alvo de empresas B2B, ou seja, Business to Business, será necessário considerar outras variáveis com referências empresariais. Como:
Definir público-alvo é fundamental para ter mais clareza sobre o perfil dos seus consumidores. Além, é claro, de garantir assertividade nas estratégias e campanhas de comunicação.
Com um público bem segmentado, você evitará desperdícios de campanhas e publicidades. Transformando, então, o marketing empresarial de acordo com o mercado e compreensão do comportamento dos consumidores. Além disso, alguns dos benefícios dessa segmentação são:
Alguns especialistas consideram esse o principal benefício da definição de público-alvo. Afinal, a partir de então, fica muito mais fácil otimizar investimentos e criar campanhas bem direcionadas com resultados positivos e eficientes.
A parceria do Banco Original com a Serasa Experian, por exemplo, nos mostrou que, com a segmentação do público, o Custo Por Mil (CPM) reduziu pela metade. Enquanto o volume de leads cresceu 30%.
Pense como consumidor, a boa comunicação faz total diferença durante a compra, certo? Dessa forma, segmentar o público da estratégia é fundamental para conhecer o perfil de conteúdo do seu negócio.
Além disso, ao ajustar a comunicação a um grupo específico será possível:
Uma coisa é certa: quando empreendemos, não podemos atirar para todos os lados em busca de clientes! Na verdade, a definição de um bom posicionamento no mercado só será possível após a segmentação do público-alvo.
Pensando nisso, esse processo visa conquistar um espaço único entre os consumidores a partir de todo o conhecimento adquirido sobre o perfil desse público.
Afinal, as características deles estão relacionadas ao desenvolvimento da proposta da marca. Assim como os diferenciais que os levam a adquirir seus produtos e serviços.
Por falar em diferenciação de mercado, uma das principais vantagens da definição de clientes é a melhora no posicionamento da marca em relação aos concorrentes.
Isso porque, no mercado atual, só conseguimos conquistar o público se houver alinhamento com os valores da marca. Dessa forma, podemos considerar que, quando conquistamos esses potenciais clientes com uma comunicação clara e objetiva, a concorrência não terá chance!
Atualmente, existem inúmeras ferramentas essenciais para o processo de segmentação de mercado e definição de clientes alvo.
Desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia, elas ajudam em etapas de análise do mercado e segmentação de perfil. A seguir, listamos as principais do mercado. Confira!
A principal ferramenta quando falamos de análise de dados da web, o Google Analytics é gratuito e pode ser utilizado para conhecer melhor o perfil do seu público.
Isso porque ajuda a identificar os principais comportamentos e características. Além de gerar dados sobre interações dos consumidores na loja.
Mais uma ferramenta desenvolvida pelo Google, ela informa as principais tendências de busca durante determinados períodos. Dessa forma, o Google Trends ajuda a identificar assuntos que viram oportunidades de negócio, direcionadas para um segmento específico.
Essa ferramenta é a versão do Analytics da empresa de Mark Zuckerberg. Assim, o Grupo Metaverso apresenta o Facebook Audience Insights. Essencial para ajudar na produção de conteúdos e direcionamento de campanhas pagas, ela apresenta em detalhes como e de onde vem a audiência da sua página.
Além de ajudar na definição do público-alvo e persona da sua marca, a Agência FG também oferece os melhores serviços de marketing digital para impulsionar as vendas!
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