Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog | 23/09/2021

Por que investir em Marketing de Conteúdo? Conheça a importância da estratégia!

Se você tem um e-commerce, já deve ter ouvido falar em Marketing de Conteúdo! E, caso ainda não invista nessa estratégia, prepare-se para descobrir sua potência e impulsionar um negócio on-line. 

Neste artigo, a Agência FG reúne tudo o que você precisa saber sobre essa técnica e a importância dele para destacar-se no mercado. Por isso, não perca nenhum detalhe do conteúdo e confie em nossos especialistas para aplicá-la com excelência. 

Entenda o Inbound Marketing 

Que o marketing é a alma de um negócio, você já sabe. Porém, existem diversas maneiras de deixar sua empresa em evidência e aumentar os lucros por meio dessa prática. Isso consiste no Inbound Marketing

O conceito representa um amplo planejamento que reúne diferentes ações do marketing digital para atrair pessoas para uma loja on-line ou site. Isso é extremamente importante e eficaz, uma vez que alcança o cliente em diferentes etapas de sua jornada de compra. 

Dessa forma, ele pode gerar desde tráfego para um e-commerce, até a conversão e fidelização, por exemplo. Para tanto, é possível apostar em estratégias como mídia paga, Marketing de Conteúdo, SEO, produção e gestão de conteúdo nas redes sociais e e-mail marketing.

Em nosso blog, você pode ler mais sobre SEO, uma das técnicas que vem ganhando destaque no meio on-line.  

O que é o Marketing de Conteúdo? 

Após compreender a importância do Inbound Marketing para distinguir-se no mercado, será mais fácil compreender a função do Marketing de Conteúdo.  Assim como o próprio nome sugere, ele consiste na produção de conteúdos de forma estratégica. 

O cerne da técnica é produzir textos informativos que agreguem e sanem dúvidas reais dos usuários. Isso pode ser feito por meio de artigos, e-books, vídeos e até posts nas redes sociais. 

Dessa forma, é possível estabelecer um relacionamento entre a marca e seus consumidores, ocasionando a captação de leads, por exemplo. Segundo a Content Trends 2017, pesquisa realizada pela Rock Content, empresas que adotam o Marketing de Conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas. 

Marketing de conteúdo | Blog da Agência FG

Além disso, o levantamento também mostrou que companhias que colocaram a estratégia em prática geraram 3,2 vezes mais leads que as empresas que não usam esse método.

Contudo, para que a técnica seja eficaz, é vital que o conteúdo seja direcionado corretamente para o público. Por isso, a importância de entender as necessidades dos consumidores. 

Além disso, aqui na FG, o time de conteúdo trabalha pautado na persona de cada cliente. Ou seja, baseiam-se na representação semificcional do que seria o consumidor ideal de cada loja. Isso ditará toda a comunicação da marca nos diferentes canais para que seja sempre coerente. 

Assim, é possível criar conteúdos assertivos e sanar as dores dos leitores, o que cria uma percepção positiva da marca. Ademais, é importante salientar que a qualidade e originalidade dos textos sobressai, no quesito de relevância, a frequência de postagem!

Como ele pode impulsionar seu negócio? 

Mas, e agora: por que investir no Marketing de Conteúdo? Se ainda não está convencido de sua relevância, a FG traz outros motivos incontestáveis. Confira: 

1. Aumenta o tráfego do seu site

O Brasil é o segundo país que mais gerou tráfego para o Google no último trimestre de 2020, segundo um estudo feito pela plataforma Cuponation. Isso significa que 92,58% dos usuários brasileiros fazem suas buscas por meio desse mecanismo.  

Sendo assim, contar com conteúdos bem posicionados que direcionem, ou até mesmo já façam parte do domínio do seu e-commerce, é uma forma de aumentar o tráfego.

Nesse caso, é válido destacar que estratégias de SEO são essenciais para que os links destaquem-se!  

2. Gera percepção positiva da sua marca

O objetivo principal dos conteúdos informativos é agregar conhecimentos ou tirar dúvidas dos consumidores. Quando isso é feito de forma assertiva, o usuário fica satisfeito, o que pode gerar fidelização e um senso de familiaridade positivo em relação à sua marca — aumentando o brand awarness.  

Em tradução literal, significa consciência de marca, ou seja, quando uma companhia passa a ser reconhecida como referência por oferecer um produto ou serviço específico.

Além disso, essa comunicação direta cria um laço forte entre a marca e o consumidor, o que é extremamente vantajoso. Outro ponto importante é que o conteúdo também pode esclarecer com propriedade o que é e como funciona o artigo que você oferece. A estratégia também garante confiança e autoridade para a marca. 

3. Aumenta suas vendas

Além do tráfego, o conteúdo também pode levar às vendas. Contudo, nesse caso, os tópicos do texto devem facilitar os leads. Isso pode ser feito tanto em um blog, quanto em um e-mail marketing ou e-book, por exemplo.

Ainda, outra forma de facilitar a venda é por meio de artigos informativos que associam a resolução de dores a produtos ou serviços ofertados pela sua empresa.  

4. Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

A redução do CAC é resultado direto da fidelização que bons conteúdos podem trazer. Até porque, os clientes preferem comprar de marcas que já conhecem e confiam. 

Sendo assim, também acaba sendo mais econômico vender de novo para quem já é seu consumidor. Nesse caso, é necessário aplicar métodos para manter o engajamento no pós-venda.

Conte com a Agência FG para impulsionar seu e-commerce! 

Gostou de conhecer melhor o marketing de conteúdo? A boa notícia é que você pode contar com o nosso time para aplicar essa e muitas outras estratégias de Inbound Marketing e destacar-se no mercado.

A Agência FG é referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de marcas como Copafer, Tip Top, Yes! Cosmetics, Casa das Torneiras e muitas outras!

Com mais de 11 anos de experiência em serviços de alta qualidade com foco no marketing digital da sua loja virtual, estamos prontos para ajudar o seu negócio a crescer!

Por isso, aposte na excelência de nossos colaboradores e escolha a agência ideal para manter sua marca em crescente evolução no mercado. Acesse e conheça os serviços que oferecemos!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >