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Blog, E-commerce, Performance | 26/04/2022

5 Dicas estratégicas para a sua loja virtual VTEX

Seguir boas estratégias para loja virtual VTEX é o primeiro passo para um comércio eletrônico ter sucesso. O melhor é que a plataforma oferece inúmeras funcionalidades e condições que ajudam a impulsionar as vendas, atrair leads e fidelizar clientes.

Para apresentar as principais configurações de um E-commerce VTEX, a Agência FG reuniu 5 dicas valiosas para a sua loja on-line. Assim, será mais fácil explorar toda a capacidade da plataforma e gerar experiências positivas para os usuários!

Continue lendo e saiba mais sobre a principais estratégias de E-commerce na VTEX.

1. Funcionalidades VTEX

O excelente desempenho da VTEX acontece por meio de ações que podem solucionar problemas, além de promover ótima experiência de compras para os clientes. Sendo assim, as estratégias oferecidas devem ser consideradas viabilizadoras de decisões do E-commerce.

Isso porque, ao explorar as funcionalidades da plataforma, é possível reduzir os atritos nas compras. Confira algumas das mais importantes:

Promoções

Ao optar por promoções dinâmicas na VTEX, a venda no seu negócio será mais atrativa. Afinal, o cliente terá um estímulo maior para participar de ações promocionais antes mesmo de concluir a compra.

Por falar nisso, é essencial aproveitar essa funcionalidade para comunicar ações como valor mínimo para frete grátis, sugestões de cross selling, packs promocionais, brindes e outros.

Além disso, essas gratificações podem ser desenvolvidas por meio de menus especiais, com ícones customizados e campanhas.

Retire na loja

O “clique e retire” está entre as principais tendências do varejo omnichannel. Afinal, a estratégia oferece entrega por conveniência ao consumidor, reduz os custos de transporte e aumenta a interação entre a marca e público.

Ao buscar por estratégias para E-commerce na VTEX, você pode aproveitar esse recurso ajustando-o conforme as possibilidades e limitações da sua marca. Para completar, também é possível definir o momento da retirada do pedido (logo no início da compra ou ao final), considerando a política de preços e estratégias comerciais.

Multi-idioma, multimoeda

Visando o mercado internacional, a plataforma VTEX oferece funções para expandir a loja e criar uma camada de complexidade. Assim, entre elas, é possível investir em estratégias de tributos, conversão de moeda, idiomas e mix de produtos.

Além disso, pensando na busca do cliente, há diferentes parâmetros de tamanhos de peças de roupas, por exemplo, e total suporte a internacionalização da sua marca.

2. Configuração de meios de pagamento e envio

Ao apostar na criação de loja virtual E-commerce VTEX, você encontra diferentes estratégias para oferecer ótimas condições de pagamento aos usuários. Por meio dessa funcionalidade, é possível escolher opções de parcelamentos, juros, condições especiais e outras.

Configuração para E-commerce VTEX | Configuração de meios de pagamento e envio | Agência FG

Para configurar meios de pagamento no E-commerce VTEX, é necessário definir e cadastrar uma afiliação de gateway. Após definida, precisará escolher as condições. Para isso, sempre será preciso:

  • Preencher o campo NOME DA REGRA com a nomenclatura de sua preferência para a identificação da forma de pagamento;
  • Ativar a condição no campo STATUS;
  • Indicar em PROCESSAR COM AFILIAÇÃO qual afiliação de gateway irá processar esta condição de pagamento;
  • Definir se deseja utilizar um sistema antifraude em USAR ANTIFRAUDE.

Para completar, também existe a possibilidade de definir se o pagamento será à vista ou em parcelas, com ou sem juros, além das condições especiais.

Compra recorrente

Entre as funcionalidades VTEX, também é possível configurar a “recorrência” como uma condição especial de pagamento da sua loja. A ação permite disponibilizar no site uma forma de pagamento durante determinado período.

O sistema de assinaturas foi desenvolvido pela plataforma para facilitar as vendas recorrentes. Além disso, funciona como um agendador automático que realiza a recompra na frequência solicitada pelo cliente.

Ou seja, o consumidor indica a periodicidade que deseja repetir a compra de determinado produto e, em seguida, o sistema refaz o pedido conforme as escolhas dele.

Tipos de entrega

Entre as estratégias de envio VTEX, procure aquela que melhor atenda às necessidades da sua marca. Dessa forma, utilize a plataforma para realizar o cadastro de transportadora que fará o agrupamento de transportadoras com o mesmo valor.

Assim, o tipo de frete como agrupador exibirá (durante a finalização da compra) as opções de transportadoras com o mesmo serviço de entrega. Alguns exemplos: normal, expressa, agendada, transportista e ligeirinho.

3. Layout do E-commerce

Configurar a loja virtual VTEX pensando em estratégias de navegabilidade é fundamental! Para isso, aposte nas tendências de UX e UI para E-commerce. Isso porque, ao desenvolver um design atrativo, será fácil atrair leads e gerar conversões de vendas.

Loja virtual VTEX | Layout do E-commerce | Agência FG

A Agência FG conta com um time de especialistas em UI e UX prontos para definir uma experiência de usuário que ajude a deixar o fluxo de compra efetivo, prático, rápido e seguro.

Com a expertise de UX/UI da FG, a estratégia vai além da estética da loja. Afinal, também pensamos na disposição dos produtos em categoria e subcategorias bem ordenadas. Sem falar na manutenção de uma home page objetiva e com boa navegabilidade.

4. VTEX Store Framework

Com o moderno sistema framework, criar loja virtual VTEX de altíssima velocidade ficou fácil. Aproveite a estratégia para criar lojas de alta performance e oferecer ao cliente experiências de compra personalizadas.

Baseado na codificação React, GraphQL e Node, o framework VTEX permite um desenvolvimento eficaz e completo. Além disso, possui componentes ideais para um lançamento rápido de lojas de alta performance.

Para completar, a estratégia também melhora a experiência do consumidor com sistemas de Intelligent Search, navegação offilne e tecnologia Single Page Apllication.

5. Solução omnichannel

Realize atendimento e faça suas vendas em qualquer lugar! Isso porque a solução omnichannel VTEX — uma conectividade multicanal — , permite que marca dê aos clientes a escolha e a conveniência que melhor atendam as necessidades deles.

Dessa forma, é possível conectar todas as suas lojas e, com o sistema de gerenciamento de distribuição, orquestrar os pedidos feitos em diferentes canais em um só lugar. Além disso, aproveite as ações para oferecer atendimento rápido e flexível.

Com o omnichannel da plataforma, a solução é completa! Afinal, ela pode ser utilizada em comércios B2C e B2B e permite desbloquear operações de estoque e atendimento. Sem falar na transformação da experiência de compra e conectividade com facilidade no gerenciamento de marketplace e vendas.

Conte com as expertises da Agência FG!

Deixe a criação da sua loja virtual VTEX com os especialistas da Agência FG. Afinal, nosso time conta com profissionais altamente capacitados prontos para desenvolver e impulsionar sua marca no digital.

Então, confie na excelência de nossos serviços e alcance resultados satisfatórios. Estamos há 12 anos no mercado e somos referência em performance e de desenvolvimento de grandes E-commerces do país. Entre em contato conosco!

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