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Blog, E-commerce | 30/09/2021

Investir em e-commerce? Confira as vantagens de apostar em uma loja on-line

Não tem certeza se investir em e-commerce é o passo correto para o seu negócio? Então, se ainda trabalha exclusivamente com vendas presenciais, este artigo é para você. 

Aproveite a expertise da Agência FG para tirar todas as dúvidas a respeito dos benefícios que um comércio eletrônico próprio pode trazer. Confira este conteúdo e conte com nosso time extremamente capacitado para implantar uma loja e traçar estratégias assertivas para crescer no ambiente digital. 

Mudança no comportamento de compra dos consumidores 

Nas últimas décadas, o digital tornou-se uma ferramenta que faz parte da vida das pessoas. Para se ter uma ideia, hoje, 152 milhões de brasileiros têm acesso à internet

E, se antes ela funcionava apenas como meio de comunicação e de acesso às informações, mais recentemente, consolidou-se como um grande canal de compras. 

Tanto é que, de acordo com um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, 74% dos consumidores preferem comprar on-line em vez de visitar lojas físicas.

Isso se dá principalmente pela facilidade de buscar produtos, comparar preços, realizar a compra com segurança e recebê-la no conforto de casa. Ainda, a grande adesão pelo público ocorreu graças às novas tecnologias aplicadas às lojas virtuais que podem simplificar a jornada de compra, por exemplo. 

Crescimento em pleno vapor 

Se o e-commerce já experimentava um crescimento exponencial, com a pandemia do novo coronavírus, o nicho encarou uma aceleração surpreendente. Dessa forma, em 2020, o comércio eletrônico brasileiro ganhou 13 milhões de novos consumidores

Você pode ler mais sobre o crescimento do e-commerce durante a pandemia em nosso blog.

E, mesmo com a retomada gradual da normalidade, o setor apresenta a consolidação de bons resultados. O Relatório Setores do E-commerce de setembro deste ano, divulgado pela Conversion, apontou que sites de comércio virtual tiveram 21,94 bilhões de acessos no Brasil nos últimos 12 meses. 

Apenas em Agosto, foram 1,76 bilhão de acessos, com destaque para setores como Esportes, Turismo, Eletrônicos e Marketplace. As expectativas futuras também são positivas! 

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, o setor deve atingir a marca de 130 bilhões em faturamento e mais de 100 milhões de consumidores. Por isso, se está pensando em investir em e-commerce próprio, esse é o melhor momento! 

Investir em e-commerce próprio | Blog da Agência FG

Benefícios de expandir seu negócio para o ambiente digital 

Se ainda tem dúvidas sobre as vantagens de apostar nessa empreitada, a FG apresenta mais alguns motivos para consolidar suas vendas on-line. Confira a seguir: 

1. Você economiza! 

Se está começando um negócio, sabe que serão necessários investimentos para obter e manter uma infraestrutura, equipar o estaço, contratar colaboradores, entre outros. 

Contudo, caso opte por  investir em e-commerce, os gastos são reduzidos. Isso porque o essencial é criar a loja, o que custa menos quando comparado a montar um empreendimento físico do zero.

Mesmo que já tenha pontos físicos, essa estratégia também pode ser economicamente vantajosa e não significa que você fechará as portas. Muito pelo contrário! É possível ressignificar sua relação com os clientes com esses dois pontos de contato ativos por meio de uma estratégia de omnichannel

Você pode ler mais sobre a relação entre as lojas físicas e o e-commerce neste artigo da FG. 

2. Aumenta o seu alcance 

Já pensou que o público-alvo perfeito para o produto ou serviço ofertado pode estar distante de você? Bom, nesse caso, o comércio eletrônico é a pedida perfeita, já que graças a ele, é possível atingir consumidores em inúmeras localidades. 

Nesse caso, a única ressalva fica por conta da logística, que deve ser eficiente para garantir uma boa experiência de compra. 

3. Comodidade para você e seus consumidores 

Compras 24 horas por dia, 7 dias por semana e, ainda por cima, receber seus produtos em casa? Essas são as conveniências preferidas dos consumidores. Por isso, essa é uma das principais vantagens de montar um e-commerce próprio. 

Além disso, graças à plataforma de vendas on-line, é possível fazer a gestão de cadastro de produtos, estoque, preços e pedidos finalizados, por exemplo. Tudo isso em um só espaço! 

4. Acesso a métricas

Já pensou em conhecer muito bem o perfil do seu consumidor e seu comportamento de compra? Esse também é uma das facilidades de estar presente no ambiente digital com um e-commerce. 

Entre os dados que podem ser analisados estão: 

  • Tráfego, ou seja, quantos usuários visitam seu site; 
  • Qual a origem dele; 
  • Taxas de conversão: quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra;
  • Ticket médio: valor médio gasto nos pedidos;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento): para saber se um investimento valeu a pena, basta subtrair o valor da receita gerada pelo custo do investimento. Depois, para chegar à porcentagem de retorno sobre aquela ação, é preciso dividir o resultado pelo custo de investimento e multiplicá-lo por cem. 

Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil criar estratégias assertivas para fazer o negócio crescer. 

5. Concorrência de igual para igual 

Já pensou na sua marca sendo mostrada ao lado de um grande concorrente, de igual para igual? Um alcance muito maior é um dos principais benefícios de estar presente no ambiente digital. 

Claro que, para isso, são necessárias estratégias de Inbound Marketing — ou seja, diversas ações de marketing digital integradas — para destacar-se, porém, o primeiro passo é ter uma loja ativa! Então, não perca tempo. 

Conte com a Agência FG para criar seu e-commerce próprio! 

Depois desse artigo, o que não faltam são motivos para investir em e-commerce, não é mesmo? E nada melhor que contar com especialistas no assunto para essa tarefa. 

Por isso, conte com a Agência FG! Há mais de 11 anos no mercado, somos referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de marcas como Copafer, Tip Top, Yes! e Casa das Torneiras

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