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Blog, E-commerce | 20/07/2021
O aumento do e-commerce na pandemia é algo inquestionável. Diversos indicadores apontam para números recordes de vendas online no último ano. Porém, você já parou para analisar o porquê disso?
E o mais importante: o seu negócio também está experimentando esse crescimento proporcionado pelo momento que vivemos? Se não, ou se pretende expandir mais ainda sua atuação, este artigo é para você!
Aqui, a Agência FG esclarece como e porque ocorreu essa expansão do e-commerce no último ano. Além disso, trazemos quais tendências de mercado devem ser acompanhadas para que sua empresa se destaque no ambiente digital. Por isso, não perca nenhum detalhe e boa leitura.
No dia 26 de fevereiro de 2020, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus no país. Daí em diante, a rotina dos brasileiros mudou radicalmente. O desconhecimento do vírus causou uma paralisação abrupta de trabalhos e serviços.
Para se ter uma ideia, 1,3 milhão de empresas suspenderam suas atividades devido à crise sanitária. Apesar disso, as necessidades das pessoas continuavam, o que ocasionou uma rápida e urgente mudança na forma de consumo. Impossibilitadas de saírem de casa, a alternativa foi a compra pela internet.
Inicialmente, de acordo com um levantamento da Nielsen divulgado pelo Sebrae, a maioria das vendas online correspondia a itens de abastecimento de emergência e suprimentos de saúde.
Contudo, com o desenrolar da pandemia, o comportamento do consumidor se modificou e, naturalmente, outros setores também apresentaram crescimento. O resultado, no final de 2020, segundo um relatório da Mastercard, foi a expansão do e-commerce em 75% no Brasil.
Isso nos colocou em sétima posição no ranking global de crescimento do varejo virtual no último ano. E a previsão é animadora: a estimativa é que, em 2021, alcancemos o segundo lugar.
Antes de todas as transformações que a pandemia trouxe, o Brasil já vinha apresentando progressos em relação às vendas no ambiente digital.
Em 10 anos, a população conectada mais que dobrou e já tínhamos um milhão de lojas online ativas. Além disso, 36% das empresas já apresentavam de 30% a 100% do seu faturamento a partir do comércio eletrônico.
Apesar disso, as novidades, que vinham a passos lentos, foram intensificadas no ano passado. O levantamento “Changes after Covid19, Global”, conduzido pela consultora McKinsey, aponta para o Brasil como o 4.º país do mundo em adoção de novos hábitos de consumo desde o início da pandemia.
Entre os indicadores, a pesquisa mostrou que 84% dos consumidores adotaram novos hábitos na hora de comprar. Somado a isso, vale destacar que, em 2020, o comércio eletrônico ganhou 13 milhões de novos consumidores.
A boa notícia para os varejistas é que, de acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando mais pela internet do que costumavam antes da pandemia.
Isso comprova o impacto direto da pandemia nos hábitos de consumo dos brasileiros. Até porque, esse resultado está intrinsecamente ligado à praticidade, comodidade e segurança que o e-commerce proporciona aos clientes.
Contudo, para entregar essa experiência para os usuários, é necessário que as empresas estejam preparadas para atualizar inúmeros processos internos.
Apesar do crescimento do e-commerce no Brasil não representar o fim das lojas físicas, é importante destacar que as vendas estarão cada vez mais concentradas no ambiente digital.
Essa tendência é destacada pelo relatório Global Outlook 2021 da Mastercad. O documento estima que 20 a 30% das compras que antes eram feitas em lojas físicas e, passaram para meio digital durante o isolamento social, serão mantidas quando a crise sanitária acabar.
Além disso, o comércio eletrônico em si ainda tem um panorama extremamente promissor no Brasil. O estudo ‘The Global Payments Report 2021‘, conduzido pela Worldpay from FIS, projeta que o mercado de e-commerce brasileiro deve crescer 57% até 2024.
Por isso, desde o início da pandemia, 79% das empresas de pequeno porte fizeram alterações para operar digitalmente. Dessas, mais de 50% afirma que passou a fazer, pelo menos, metade de suas vendas digitalmente
Sendo assim, criar estratégias e preparar sua empresa para atender às necessidades dos clientes, do início ao fim de uma compra, é fundamental.
Com o mercado em polvorosa, com altos volumes de vendas e, consequentemente, uma concorrência mais acirrada, as ordens da vez são: se destacar e prestar um serviço eficiente e satisfatório.
Para isso, o planejamento de todos os setores da empresa, em especial de vendas, é imprescindível. Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada para otimizar processos.
A seguir, apresentamos alguns exemplos de estratégias relacionadas às novas tendências de mercado e consumo para otimizar o seu negócio e melhorar a experiência de compra do seu público. Confira:
Como pontuamos, o aumento do e-commerce na pandemia não significa o fim das lojas físicas. Contudo, para isso, é preciso apostar em novas estratégias, como o omnichannel.
O conceito principal desse método é a integração entre lojas físicas, lojas virtuais e consumidores. Dessa forma, se mostra extremamente eficaz por inúmeros motivos. Um deles é a possibilidade de ver e/ou experimentar um produto ao vivo antes de comprá-lo.
Nesse caso, mesmo que a compra não seja finalizada presencialmente, as chances de ser fechada online aumentam muito graças a essa experiência. Além disso, as lojas físicas também podem servir como centros de distribuição e até pontos de retirada.
Isso torna a compra ainda mais vantajosa, visto que isenta o cliente do frete e diminui o prazo de entrega.
Na maioria das vezes, a primeira pesquisa antes de uma compra ocorre online. Por isso, a sua loja virtual precisa estar pronta e funcionando com excelência para receber bem o usuário.
Para isso, é crucial contar com uma loja com excelente usabilidade. Além disso, boas descrições, correções de bugs, segurança e uma versão mobile eficiente também não podem ficar de fora da sua loja online.
Até porque, de acordo com as previsões, 60% das vendas de e-commerce serão feitas no mobile até 2025.
Uma logística eficiente é essencial para o sucesso de uma empresa, especialmente quando realiza vendas online. Até porque, questões como estoque, tempo de entrega e frete impactam diretamente nas vendas.
Sendo assim, otimizar os processos relacionados a esse setor se torna cada vez mais urgente! Você pode ler mais sobre Logística para e-commerce neste artigo.
Entendeu porque é importante compreender o que ocasionou o aumento do e-commerce na pandemia? Analisar a fundo as tendências e acompanhar as projeções pode auxiliar na criação de novas estratégias que trarão resultados surpreendentes para a sua empresa.
E, para isso, pode contar com a Agência FG! Referência em performance, desenvolvimento e evolução do e-commerce de grandes marcas, contamos com mais de 11 anos de experiência em serviços de alta qualidade com foco no marketing digital da sua loja virtual.
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