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Blog | 10/09/2020

Prepare o seu negócio para a Black Friday

10 dicas essenciais para você vender ainda mais nessa data!

Já preparou as estratégias de Black Friday para o seu negócio este ano? Se você acha que ainda é cedo para falarmos sobre a sexta-feira mais bombástica do mês de novembro, está muito enganado! Para que tudo saia como o planejado, é importante começar a estudar estratégias de venda e marketing até 6 meses antes da data mais aguardada pelos consumidores. 

Para que você possa compreender a importância da Black Friday no mercado on-line: no ano de 2019 a data movimentou mais de R$ 3,87 bilhões em compras no e-commerce e teve alta de 30,9% em relação ao ano de 2018, os dados foram divulgados pela E-commerce Brasil. Durante a data, cerca de 6,11 milhões de compras on-line foram realizadas e os segmentos de moda, acessórios, entretenimento, perfumaria e beleza foram os que mais faturam, segundo o levantamento.   

Calma, não precisa se preocupar caso ainda não tenha muita coisa planejada para a Black Friday. No artigo de hoje vamos compartilhar 10 dicas importantes para aumentar as vendas do seu e-commerce na Black Friday. A performance do seu negócio vai ficar ainda melhor com esses 10 ensinamentos que separamos para você, aproveite! 

Como surgiu a Black Friday no Brasil?!

Estratégias de Black Friday | Blog Agência FG

No ano de 2011 o Brasil estava sendo apresentado à Black Friday, o site Busca Desconto realizou algumas promoções no mesmo dia que a data americana, na época, apenas 50 lojas on-line apostaram na data. Os lojistas observaram que seria uma boa ideia para o comércio adotar as promoções e desde então a última semana do mês de novembro é dedicada para a Black Friday. 

No entanto, é comum ver algumas lojas oferecendo descontos para o mês inteiro de novembro. Vantagem para o consumidor, afinal, muitos aproveitam a data para comprar os presentes de final de ano para família, amigos ou até mesmo trocar a mobília da casa. É um verdadeiro sucesso para ambas as partes, seja você dono de comércio ou consumidor. 

E para quem não sabe, a Black Friday teve origem no comércio norte-americano nos anos 90, mas foi apenas em 2000 que ganhou forças e se tornou o principal dia de compras nos EUA. A data acontece logo depois do Dia de Ação de Graças, feriado comemorado pelos americanos.

Prepare-se para a Black Friday deste ano!

A Black Friday vem ganhando cada vez mais destaques nos últimos anos, muitas pessoas preferem guardar suas economias para aproveitar as ofertas de final de ano. É importante estar preparado para conquistar esse público e a Agência FG é referência em estratégias para Black Friday. Confira só essas 10 dicas que separamos para você aquecer as vendas do seu negócio.

1 – Site preparado e com carregamento rápido

Evite que o site fique lento ou offline por conta da grande quantidade de acessos. Converse com o suporte técnico da sua plataforma de e-commerce ou até mesmo com o servidor de hospedagem e planejem estratégias para evitar que o aumento do tráfego de usuários simultâneos prejudique o desempenho do site. Outro diferencial para conquistar ainda mais seu público é montar uma vitrine virtual com banners da campanha e produtos em destaque — escolha os mais vendidos. É importante também que o site seja rápido e seguro com certificado SSL. 

2 – Deixe seu público engajado 

Para aumentar os leads e aumentar a lista de remarketing com pessoas interessadas, a dica é começar a campanha algumas semanas antes. Trabalhe com alertas para ofertas surpresas durante a campanha e inclua o famoso push em seu site com as promoções da loja. Outra dica é oferecer a opção de compra casada, a ideia é vincular a compra de um produto com outro.   

3 – Varie na forma de pagamento

Conquiste ainda mais seu cliente oferecendo variedades no pagamento, além disso, inclua alguns benefícios, como o desconto para pagamento à vista no boleto bancário, quantidades de parcelas sem juros e diferentes opções de bandeiras. Você também pode trabalhar com cupom de desconto, frete grátis e brindes, temos certeza que seu público vai adorar.  

4 – Anúncio patrocinado é tudo

Invista em Google Ads, Instagram e Facebook Ads, com essas ferramentas e com uma boa estratégia, seu negócio pode alcançar um público mais segmentado. Agência FG, é uma das agências que possui contato estreito com o Google, assim, estamos sempre à frente de todas as novidades, ferramentas e ações que a plataforma divulga. Nós somos parceiros certificados com o selo Google Partner, ou seja, contamos com uma equipe de analistas e estrategistas do Google que trabalha conosco com o intuito de otimizar ainda mais os resultados. 

5 – Estoque sempre em dia

Mantenha seu estoque atualizado e com uma boa quantidade de produtos para a Black Friday. Tenha em mente uma prévia de consumo durante esse mês e compre apenas o essencial. 

Estratégias de Black Friday | Blog Agência FG

6 – Não engane o seu consumidor

Atualmente existem diversos aplicativos e sites que monitoram a variação dos preços e muitos consumidores estão cientes disso. Para evitar o famoso Black Fraude, respeite seu consumidor e ofereça promoções justas.

7 – Utilize as plataformas a seu favor!

Mantenha seu consumidor atento às novidades de Black Friday da sua loja, mande e-mais com os produtos em ofertas, utilize também o Google Ads com anúncios patrocinados. A ideia é fazer uma comunicação mais direcionada e de acordo com o perfil do seu cliente.

8 – Atualize seu canal de atendimento 

Dúvidas podem surgir quando o cliente for fechar as compras na sua loja virtual ou até mesmo ocorrer algum problema no fechamento da compra. Esteja sempre a prontidão para responder as dúvidas, crie um canal de atendimento como o WhatsApp, essa ferramenta é uma ótima opção comercial e ajuda na comunicação com o cliente. 

9 – Crie sua landing page de Black Friday

Crie uma landing page com estratégias de Black Friday e aposte nos resultados orgânicos do Google. Monte essa landing page com antecedência, utilize palavras-chave com buscas relevantes e que estejam atreladas ao seu segmento. Essa estratégia de SEO é importante para que sua loja conquiste a primeira página de busca, além de converter o cliente para compra no seu site. Outra dica importante é utilizar a mesma URL para que não perca sua significância. Evite usar, black-friday-2020, por exemplo, use apenas Black Friday e atualize com informações relevantes para o próximo ano.

10 – Invista no pós-venda

A Black Friday é o caminho de entrada para novos clientes e por esse motivo é importante fidelizar seus consumidores com um excelente serviço de pré-venda. Após a realização das compras dúvidas vão surgir, como o prazo de entrega, troca e devolução de produtos. Por isso, é importante ter um sistema de atendimento de fácil acesso entre você e o cliente. Lembre-se, tão importante quanto vender é manter o cliente satisfeito com o seu serviço.

Dica bônus para você!

Estratégias de Black Friday | Blog Agência FG

Para aquecer ainda mais as compras de final de ano, a sugestão é de criar promoções com desconto para seus clientes. A próxima data comemorativa é o Natal e, ao se deparar com cupom de desconto para a próxima compra, o consumidor não vai deixar de aproveitar a oferta. O objetivo aqui é de pensar lá na frente e investir em estratégias que possam suprir as quedas nas compras de Natal. 

Estratégias não faltam para o seu e-commerce!

Outra campanha para explodir ainda mais as vendas do seu e-commerce é Cyber Monday que acontece depois da Black Friday e neste ano ela está prevista para acontecer na última segunda-feira do mês de novembro, dia 30. A data surgiu nos Estados Unidos no ano de 2005 e a ideia inicial era de ofertas produtos do segmento eletrônico, como notebooks, computadores, celulares e similares.

Após sua estreia no mercado de ofertas, a Cyber Monday conquistou novos públicos de vendas e começou a ofertar novas categorias, como artigos de moda, acessórios, brinquedos e muito mais. Vale lembrar que diferente da Black Friday que acontece nas lojas físicas e on-line, as promoções da Cyber Monday são válidas apenas para as lojas virtuais.

Black Friday é com a Agência FG!

A Agência FG é agência especializada em performance para Black Friday e oferecemos todo o suporte para seus negócios. Nós temos mais de 10 anos no segmento, além disso, somos uma agência certificada pelo Google e estamos entre as 15 melhores do Google Elevator.

Queremos que o seu e-commerce esteja equipado e preparado com as melhores estratégias de Black Friday. E para isso, contamos com um time altamente qualificado em desenvolver e elaborar técnicas para potencializar suas vendas, oferecemos para sua empresa:

✔ Realizamos ações de remarketing para Google e Redes Sociais;

✔ Criamos anúncios no Google Ads e Shopping de acordo com o seu segmento;

✔ Estratégias SEO com produção de conteúdo para landing page sazonal;

✔ Equipe de mídia alinhada com gerentes do Google; 

✔ Planejamento estratégico com ações específicas para sua loja on-line;

✔ Gerenciamos suas redes sociais, interagindo e respondendo seus clientes;

✔ Planejamos junto com o Google estratégias assertivas para seu e-commerce.

Para que você possa sair na frente de seus concorrentes, é preciso que tenha um bom resultado de estratégias de Black Friday. Para isso, contrate uma equipe qualificada para alavancar ainda mais a performance de venda do seu e-commerce. Entre em contato com um de nossos especialistas, teremos o prazer de solucionar suas dúvidas e traçar as melhores estratégias para sua loja on-line.

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