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Blog, E-commerce | 17/03/2022
Aprender como melhorar o CRO pode ser a estratégia determinante para um e-commerce decolar. Pensando nisso, o time de especialistas da Agência FG preparou este artigo repleto de dicas para evoluir seu negócio no digital.
Então, não perca nenhum detalhe, anote as sugestões e, claro, conte com nossa equipe para otimizar os mais variados pontos de uma loja virtual. Estamos há mais de 12 anos no mercado trabalhando para trazer os melhores resultados para nossos parceiros.
O CRO, ou Otimização da Taxa de Conversão, é essencial para o e-commerce. Até porque, como você sabe, de todo tráfego que a sua página recebe, não são todos os visitantes que convertem.
Dessa forma, baseando-se em estratégias data driven, ou seja, orientadas por dados, é possível realizar melhorias que otimizem o resultado de campanhas de diversos canais, como mídias pagas, orgânicas, e-mail marketing e muito mais.
Para saber mais sobre data driven, confira este artigo exclusivo do Blog da Agência FG.
Uma das consequências diretas da melhora do CRO é a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o aumento do ticket médio — por meio do cross-selling —, por exemplo.
Saber o que é CRO é apenas o primeiro passo para incrementar os resultados de uma empresa. Sendo assim, o ideal é sempre estar em busca de ações que reforcem a taxa de conversão.
Para isso, existem algumas dicas de como melhorar o CRO que a sua empresa pode adotar para tornar sua loja e conteúdos mais assertivos. Confira algumas a seguir:
Uma excelente forma de começar a melhorar o CRO é analisar as páginas e conteúdos que já existem e possuem um bom tráfego. Dessa forma, é possível extrair informações como o tempo de permanência, dados demográficos, formas de acesso e muito mais.
Com isso em mãos, você pode criar novos conteúdos voltados para um público mais segmentado. Além disso, fica mais fácil identificar quais páginas estão promovendo conversões que levam ao avanço no funil de vendas.
Essa mensuração pode ser feita com ferramentas como Google Analytics, Search Console e SemRush. Uma outra estratégia é, a partir das informações, otimizar o conteúdo já existente para torná-lo mais atrativo. Que tal reestruturar o CTA de forma apropriada?
Como você sabe, o UI e UX design, hoje, são essenciais para o sucesso de uma loja virtual. Afinal, o objetivo das áreas é tornar as páginas mais intuitivas e interessantes para os consumidores que estiverem navegando.
Por isso, o design deve estar no radar de quem quer saber como melhorar o CRO. No caso do teste A/B, a intenção é mensurar a eficácia de elementos de design a partir da comparação de duas versões do mesmo conteúdo.
Aqui, o importante é implementar poucas mudanças entre cada uma delas para entender, de fato, qual foi o ponto determinante para o aumento de conversões.
Uma pesquisa conduzida pela Deloitte em parceria com o Google apontou que melhorar o tempo de carregamento em 0,1 segundo pode melhorar a taxa de conversão em até 8%! Por isso, esteja atento a essa métrica.
O dado faz sentido, uma vez que os usuários não costumam permanecer em páginas que demoram a carregar ou têm elementos instáveis. Isso sem falar que a velocidade de carregamento também impacta diretamente no posicionamento orgânico na SERP.
Confira mais detalhes e aprenda como medir a velocidade de carregamento das suas páginas neste artigo da FG.
Já pensou que os formulários das suas páginas talvez não estejam sendo preenchidos porque são muito longos? Sendo assim, a dica aqui para quem quer saber como melhorar o CRO é: facilite o contato ao máximo para o seu público.
Mantendo apenas campos essenciais, como endereço de e-mail e/ou celular, você garante mais facilmente um lead.
Quem melhor que os próprios consumidores para fornecer informações relevantes sobre o seu negócio, não é mesmo? Portanto, invista em pesquisas de opinião sobre os mais variados pontos do seu site.
Isso pode ser feito via e-mail, mensagens de texto ou quando o consumidor estiver prestes a sair do seu site. Nesse caso, o levantamento pode ser voltado para entender o porquê um cliente saiu sem fazer uma compra. Outra estratégia é realizar a consulta no pós-venda!
A inteligência artificial é uma das principais tendências para o e-commerce que pode fazer toda a diferença nas conversões. Nesse caso, ela pode ser aplicada em chatbots que prestam suporte ao cliente.
Afinal, muitos consumidores podem interromper a navegação pela falta de informações. Então, considere integrar a tecnologia à sua loja virtual.
Sabia que, de acordo com o Google Ads, usuários que não convertem na primeira visita representam 97% dos visitantes de um e-commerce? Por isso, o remarketing, uma estratégia de mídia paga, mostra-se tão relevante.
Com ele, é possível se reconectar com um visitante, mesmo quando ele estiver em outra página. Isso aumenta as chances dele voltar ao seu site e consolidar a conversão.
Com essas dicas de como melhorar o CRO, você estará preparado para dar um passo à frente com o seu e-commerce. Quer deixar sua loja on-line ainda mais completa e funcional?
Conte com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, temos um time de especialistas que atuam nas mais variadas frentes com foco em Performance. Por isso, confie em nossos serviços e entre em contato conosco para saber mais!
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