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E-commerce | 15/06/2021
O abandono de carrinho no e-commerce é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações do segmento. Afinal, além de contar com um bom fluxo de visitas e alta taxa de cliques, também é importante que esses números se convertam em compras concluídas.
Para ajudar a conseguir excelentes resultados para o seu e-commerce, a Agência FG preparou um artigo completo sobre o abandono de carrinho em lojas virtuais. Isso sem deixar de lado a importância em entender o problema e convertê-los.
Se você deseja saber mais sobre o abandono de carrinho no e-commerce e como encontrar os principais motivos para, enfim, contornar a situação, não deixe de conferir nosso conteúdo até o final. Continue lendo e saiba mais!
Em qualquer situação, antes de resolver o problema é preciso entender a fonte dele. Por isso, você precisará compreender a razão pela qual os clientes têm deixado de comprar no seu site!
De acordo com o meta-estudo Barilliance, divulgado em 2020 mas com dados coletados desde 2006, a taxa média global de abandono de carrinhos no e-commerce é de cerca de 77,73%.
Por isso, a principal dica aqui é avaliar bem a jornada que o consumidor fez até chegar ao checkout do seu e-commerce e, então, o porquê dele desistir da compra. A seguir listamos alguns fatores que podem estar influenciando diretamente para a baixa conversão na sua loja virtual. Veja só!
No geral, o abandono do carrinho no e-commerce se deve principalmente ao alto valor do frete. Por isso, se ao analisar a trajetória do cliente na loja você notar que o frete tem evitado que ele conclua a compra, é hora de repensar suas opções de transporte.
Sugerimos a negociação de valores com os Correios ou transportadoras, no entanto, é preciso estar atento aos custos de envio dos produtos e como ele impactará o financeiro do seu e-commerce.
Uma boa alternativa é trabalhar com estratégias de frete grátis a partir de determinado valor em compras, mas lembre-se de sempre estar atento aos custos e lucros da operação.
O frete fixo também está entre as ações que conquistam os clientes. Isso porque, você pode cravar um valor único para as compras em regiões onde está o seu público-alvo ou, se preferir, em locais com foco em aumentar as vendas.
Ao considerar o valor fixo para o frete, é possível evitar que a estratégia não prejudique a margem de faturamento da loja. A dica é escolher valores atraentes, como R$4,99 e R$9,99, por exemplo.
Se a tela de checkout da sua loja é muito complexa e pede informações de forma exagerada, os clientes podem desistir da compra. Isso porque os consumidores desejam agilidade e praticidade na hora de concluir uma transação.
O ideal é sempre deixar a tela o mais intuitiva possível, apenas com pedidos de informações necessárias, como e-mail, endereço de entrega e dados para pagamento.
Entre os fatores que influenciam no abandono de compras no e-commerce estão os erros e lentidão no carrinho e checkout. Se as páginas não carregam e não há informações suficientes sobre a compra, por exemplo, os consumidores não se sentirão atraídos a concluir a transação.
Por isso, o ideal é sempre analisar o desempenho, considerando a realização do login, o processamento do pagamento e regiões sem transportadora configurada, para, enfim, resolver possíveis erros o mais rápido possível!
Ninguém gosta de se sentir enganado logo após concluir uma compra, certo? Por isso, se tem uma coisa que os consumidores prezam é pela segurança no e-commerce.
Sendo assim, deixe evidente que a sua loja é protegida com sistemas que preservam os dados dos clientes e os produtos são entregues dentro do prazo.
Imagine a seguinte situação: você se interessou por um produto e está determinado a concluir a compra, mas no final percebe que não há opções de pagamento que agradem. Um pouco chato, certo? O mesmo pode acontecer com os clientes da sua loja virtual caso você não ofereça as melhores formas de pagamento!
Neste artigo especial da Agência FG, você encontra um guia completo sobre os principais meios de pagamento para e-commerce. Confira!
Segundo pesquisas, quase 70% dos consumidores abandonam a compra logo após colocarem os produtos no carrinho. Mas, afinal, qual o impacto dessa taxa para o seu negócio?
Vale lembrar que esse número representa grande parte da receita potencial que sua loja está perdendo diariamente, independe do segmento em que atua.
Dessa forma, é essencial investir em estratégias que ajudam a reduzir o impacto na receita. Para entender melhor a consequência desse problema para a sua loja, é preciso ter em mãos dados importantes, como a média de vendas diárias, preço médio das vendas e a taxa de conversão do carrinho.
A taxa de abandono de carrinho no e-commerce deve ser calculada com frequência, assim, você poderá avaliar os resultados as estratégias que tem investido.
Para fazer esse cálculo é necessário dividir o número total de comprar concluídas pelo número de carrinhos de compras criados. Em seguida, subtraia o resultado de um e multiplique por 100 para a taxa de abandono do carrinho.
Vamos exemplificar: se a sua loja tiver um total de 50 compras finalizadas e 200 carrinhos criados, a taxa de abandono será de 75%. Isso porque, 1 – (50/200) X 100 é igual a 75%.
Muito além da taxa de abandono do carrinho de compras, você também precisa acompanhar as métricas do e-commerce com outros KPI’s, Key Performance Indicator, em tradução livre, Indicador Chave de Desempenho da loja.
Entre as métricas que precisam entrar no checklist do seu e-commerce estão:
É importante ressaltar que antes de chegar até o problema e resolvê-lo, é preciso investigar a fundo todos os detalhes das métricas da sua loja. Dessa forma, será possível resolver problemas que vão muito além do abandono de carrinho!
Use o Google Analytics a seu favor! A ferramenta é bastante completa e ideal para e-commerces, isso porque, com ela é possível configurar o funil do carrinho de compras da loja.
Para isso, basta logar com sua conta e, na aba “Administrador”, selecione o perfil, clicar em metas e definir o “novo objetivo” da loja.
Além disso, a configuração de um funil para a conta também permite identificar “intervalos com vazamentos”, ou seja, você pode analisar a conversão na loja e configurar relatórios com os principais dados do e-commerce.
Agora que já apresentamos os fatores que levam seus clientes a abandonarem os pedidos no carrinho, é hora de pensar em ações que aumentem as chances dos consumidores finalizarem a transação!
Além de trabalhar para resolver as questões apresentadas acima, também é extremamente importante saber como evitar o abandono de carrinho. Pensando nisso, separamos o top 3 atividades que ajudam a converter clientes. Confira!
Fazer com os clientes se sintam especiais é o primeiro passo para convencê-los a concluir a compra na sua loja. Por isso, ao notar que o consumidor está deixando que a página emita uma mensagem com benefícios para que ele permaneça, você pode notificar que restam poucas unidades em estoque ou que a promoção é por tempo limitado, por exemplo.
Uma das principais dicas para evitar o abandono de carrinho no e-commerce é investir em estratégias atrativas, como as de incentivo à compras.
Para isso, você pode criar ações que oferecem cupons de descontos exclusivos, depoimentos de outros clientes na página de produtos entre outros meios.
Sabe quando você procura por um determinado produto e de repente começam a aparecer anúncios do mesmo nas suas redes sociais ou demais páginas? Essas são ações de retargeting adotadas pelas lojas visitadas!
De acordo com o Business Insider, por exemplo, o envio de e-mails em até três horas após o abandono do carrinho tem taxa de abertura de 40% enquanto os cliques são em média 20%.
Não é à toa que a estratégia apresenta altas as taxas de conversão, afinal, a sua loja estará sempre mostrando para o consumidor que o produto que ela demonstrou interesse está aguardando pela conclusão da compra.
A Agência FG combina a excelência de nossos serviços com empresas referência para o retargeting do seu e-commerce! Somos especializados na Criação de Loja Virtual para Linx Commerce e, por isso, conhecemos bem as estratégias que ajudam a melhorar a performance do seu negócio.
O retargeting da Linx Impulse, por exemplo, tem como foco trazer o consumidor de volta, assim como o seu investimento!
Com soluções tecnológicas desenvolvidas para atender pequenas e grandes empresas de diferentes segmentos, o sistema permite incentivar os clientes a navegarem por muito mais tempo na sua loja.
Além, é claro, de contar com estratégias que chamam a atenção do consumidor e faz com que ele volte a interagir com os seus produtos.
Outro parceiro de sucesso da Agência FG é o CartStack. A ferramenta permite que você invista em ações ideais para a recuperação de carrinhos abandonados. E, para completar, também possui outras estratégias que ajudam a capturar clientes por meio de e-mails, uma forma bem simples e eficaz de atrair seus consumidores.
A Cartstack conquista a partir de 15% dos clientes que acabam abandonando o carrinho no seu e-commerce. Suas ações são feitas em tempo real e de forma automática, sempre por meio do monitoramento dos pedidos não finalizados. Assim, é possível enviar e-mails personalizados que têm como foco atrair o consumidor a concluir a compra.
A Agência FG é a escolha certa para você que deseja evitar o abandono de carrinho no e-commerce! Afinal, somos especialistas em estratégias criativas com foco em alcançar excelentes resultados em desenvolvimento, performance e, claro, muita criatividade!
Estamos há mais de 11 anos no mercado com foco em expertise e evolução no marketing digital. Acesse nosso site e confira mais sobre os nossos serviços e especialistas!
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