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Blog, E-commerce | 09/01/2023
Estar atento às tendências do e-commerce é essencial para empresas que apostam no comércio eletrônico. Até porque, com essa análise, é possível criar estratégias assertivas, além de acompanhar e atender às expectativas dos consumidores.
Sendo assim, neste artigo, a Agência FG traz algumas das novidades mais significativas no ramo para o esse ano. Além disso, você pode contar com a expertise do nosso time de profissionais para guiar seu negócio em direção à revolução digital e se destacar. Por isso, não perca nenhum detalhe e boa leitura!
Os últimos anos foram de muitas transformações para todo o mundo e, consequentemente, os hábitos de compra também mudaram. Com a necessidade do isolamento social, por exemplo, as vendas on-line foram a grande alternativa dos consumidores e varejistas.
Você pode ler mais sobre o crescimento do e-commerce na pandemia e seus motivos aqui.
Segundo um levantamento da consultoria Ebit | Nielsen, o comércio eletrônico ganhou 13 milhões de novos consumidores em 2020. Além disso,o Brasil destacou-se como o 4.º país em adoção de novos hábitos de consumo desde o início da pandemia, de acordo com o estudo “Changes after Covid19, Global”.
Já os primeiros meses de 2022 registraram um aumento de quase R$40 bilhões, segundo dados da Neotrust, em relação ao mesmo período de 2021.
Mas, para o terceiro semestre, a empresa divulgou um recuo de 10,5%. Inclusive, os números da Black Friday de 2022 não foram os melhores. Isso porque, o evento registrou uma queda de 69,2% superior ao mesmo período de 2021, conforme apontam os dados da Sofist.
Em virtude da comodidade e praticidade desse formato de comércio, as expectativas são extremamente positivas para os próximos anos. Tanto é que a consultoria italiana Finaria estima que as vendas no varejo de e-commerce global devem chegar a 3,4 trilhões de dólares em 2025.
O mercado brasileiro acompanha essas tendências do e-commerce. Conforme uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando mais pela internet do que costumavam antes da pandemia.
Com o desenvolvimento iminente, é essencial que companhia inseridas nesse mercado destaquem-se e busquem acompanhar as novidades do nicho. Sendo assim, trouxemos algumas das principais tendências que estão surgindo e podem ser cruciais para o sucesso nos próximos anos.
Ainda, a transformação digital segue como uma das tendências que devem ser usadas para melhorar a agilidade nas tomadas de decisão. Segundo informações do estudo “Tendências do Varejo 2023”, 86% dos entrevistados afirmam que novas tecnologias ajudam no processo de compra.
O desenvolvimento da tecnologia é um grande aliado do comércio eletrônico. Por isso, é imprescindível atentar-se às inovações que podem aperfeiçoar as operações internas, assim como a experiência dos usuários.
A seguir, listamos algumas delas que podem ser um diferencial para o seu negócio em 2023.
Tornar a vida dos consumidores mais fácil é um dos focos da tecnologia. Sendo assim, no momento da compra, nada como ferramentas que facilitam o pagamento! No último ano, recursos como, QR Code, carteiras digitais — Apple Pay e Google Pay —,WhatsApp Pay e PIX começaram a fazer parte da rotina dos clientes.
Inclusive, essa última opção tornou-se preferência entre os consumidores em detrimento do boleto. Por isso, é mais que válido a adaptação da loja para oferecer esses meios de pagamento modernos. Isso não significa que os tradicionais devam ser deixados para trás, mas, aderir às novidades é extremamente atrativo.
Especialmente porque, além do pagamento cair na hora, melhorando o processo de checkout, esses novos formatos oferecem praticidade e segurança para os consumidores.
Sendo assim, é indispensável otimizar o e-commerce para dispositivos móveis, contar com um checkout adaptado para o mobile e investir na integração do da loja virtual a um gateway de pagamentos para evitar as desistências.
Nos últimos anos, 90% dos consumidores usaram a internet para encontrar uma empresa. Os dados são do levantamento Local Consumer Review Survey 2020, conduzida pela BrightLocal.
Porém, para além disso, é importante atentar-se a como esses usuários fizeram suas buscas. Segundo uma pesquisa realizada em agosto de 2020 pelo Panorama Mobile Time e Opinion Box, 91% dos brasileiros que possuem smartphone já compraram on-line por meio do dispositivo.
Sendo assim, é indispensável contar com uma loja virtual mobile first com uma boa navegabilidade. Isso impacta positivamente na experiência do usuário e, consequentemente, nas conversões.
Para se ter uma ideia da relevância dessa forma de desenvolvimento, entre os clientes FG, a participação do mobile fica em torno de 65% à 85% do tráfego total do site.
Apesar de não ser a proposta inicial das redes sociais, o comércio por esses canais cresce a cada ano. De acordo com a pesquisa mCommerce no Brasil 2019, 43% dos consumidores brasileiros usam as redes para fazer compras, com um gasto médio mensal de R$ 466.
Assim, o chamado social commerce, que pode ocorrer pelo WhatsApp, YouTube, Twitter, Pinterest, Instagram e Facebook, tem sido potencializado pelo botão “comprar”, que já está disponível em algumas das plataformas.
O sucesso do comércio social é tanto, que o estudo de tendências 2023 também mostra que pelo menos 58% dos pesquisados já compraram produtos via WhatsApp e 47% via Instagram.
Ademais, na realidade do live commerce, cerca de 40% já compraram algo após assistir à transmissão ao vivo de uma marca, ou a live em redes sociais. Por isso, consolidar-se com anúncios nesses canais é uma estratégia extremamente válida.
A inteligência artificial é uma das tendências do e-commerce que mais pode auxiliar o seu negócio. Especialmente quando aplicada a chatbots, essa ferramenta pode tirar dúvidas, agilizar o atendimento, apresentar produtos e até realizar cross-sell e as próprias vendas.
Além disso, com ela, é possível personalizar os resultados de busca, com um sistema de busca inteligente. Isso sem falar na possibilidade de vitrines inteligentes que recomendam o produto com base no comportamento de navegação de cada usuário. Sendo assim, é mais que válido incluir essa tecnologia em sua loja.
Diferente da realidade virtual, que consiste em ambientes 3Ds, a realidade aumentada pode ser uma grande aposta para o e-commerce. Até porque, com essa tecnologia, que mescla elementos do mundo virtual com o mundo físico, o consumidor pode interagir e até “provar” um produto de forma mais próxima à realidade.
Para se ter uma ideia do impacto dessa estratégia, um levantamento da SearchNode apontou que 35% das pessoas comprariam mais on-line se fosse possível experimentar um produto antes de efetivar a compra.
Um exemplo de aplicação dessa tecnologia é a possibilidade de provar de óculos e testar móveis no ambiente a partir do uso da câmera de um dispositivo móvel. Por isso, a ferramenta pode ser determinante para melhorar a experiência de compra do consumidor.
Com o aumento das buscas pelos smartphones e assistentes virtuais, a pesquisa por voz tem se tornado uma preferência entre os usuários. De acordo com uma pesquisa feita pela Ilumeo, 48% dos entrevistados usam assistentes de voz ao menos uma vez por semana e 87% usam principalmente a busca por voz.
Dessa forma, a expectativa é que as vendas pelo “voice commerce” cheguem a 40 bilhões de dólares até 2022. Para garantir a satisfação dos clientes nesse formato, é indispensável adequar o SEO, até porque, as buscas feitas de forma oral diferem das escritas.
Sendo assim, prepare o time de SEO para investir em descrições e conteúdos que acompanhem essa tendência.
Apesar da constante evolução da logística e alternativas como a realidade aumentada, ter lojas físicas integradas ao online para complementar a jornada de experiência do consumidor é um super diferencial.
Por isso, a estratégia de omnichannel pode ser, cada vez mais, aproveitada e adotada. Dessa forma, é possível que o consumidor experimente, troque e até retire seu produto pessoalmente.
De acordo com dados do estudo “Tendências do Varejo 2023”, elaborado pela OpinionBox em parceria com a Dito, por exemplo, as compras híbridas, que integram as lojas virtuais e físicas, estão caindo no gosto dos consumidores – aproximadamente 84% dos consumidores consideram essa experiência a ideal.
Além disso, pelo menos 78% dos consumidores compraram on-line e retiraram na loja física em 2022. E, o resultado disso é o aumento do ticket médio, diminuição dos custos operacionais, logísticos e de fraudes e, consequentemente, a melhora da experiência de compra.
Outra excelente estratégia, Big Data refere-se a informações geradas diariamente em torno das plataformas de comércio eletrônico, sejam elas B2C, B2B ou, até mesmo, D2C. Os dados obtidos são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias e planos de ação da marca.
Visto como uma das principais tendências para o e-commerce, Big Data é o segredo para filtrar dados, reconhecer padrões e criar planejamentos com maior precisão. Assim, podemos entender o processo como um conjunto de ferramentas e técnicas que conseguem analisar informações, obtendo resultados assertivos.
A partir desse estudo, é possível conhecer o ticket médio dos seus clientes, sua localização, as categorias e modelos de produtos favoritos, entre outros.
Então, entre as principais vantagens de usar Big Data no e-commerce estão:
O marketplace é um modelo de negócio que chegou para revolucionar o varejo on-line. Afinal, possibilita a conexão de diferentes lojistas a clientes.
Segundo um levantamento do Ebit|Nielsen, os marketplaces já contam com 78% de participação no comércio eletrônico. Sendo, também, a modalidade de vendas preferida dos consumidores, como mostra a pesquisa da empresa francesa Mirakl.
Afinal, seus dados apontam que 86% dos brasileiros identificam os marketplaces como a forma mais satisfatória de realizar compras on-line.
Chegamos então a grande aposta para o e-commerce em 2023! Isso, pois, além de continuar investindo em tecnologias digitais, estudos comprovam a importância da personalização para os clientes.
O estudo Seasonal Insight, encomendado pela Meta e realizado pela Offerwise, apontou que pelo menos 67% dos brasileiros gostariam de receber ofertas personalizadas. E, as redes sociais participam desse avanço de entregar anúncios personalizados.
Então, podemos considerar que a personalização é uma aposta que lida diretamente com a experiência do cliente, destacando a exclusividade e a individualidade do consumidor. Ou seja, a partir dela todos os estágios de compra do cliente são customizados, atendendo às expectativas individuais.
Gostou de conhecer um pouco mais de algumas das tendências do e-commerce para 2023? Agora, é só conferir qual mais se adapta ao seu nicho! E, você pode contar com o nosso time para destacar a sua loja online.
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