Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, E-commerce | 08/09/2022
Estar inteirado sobre quais as tendências de vendas para a Black Friday 2022 é uma tarefa primordial para gestores de e-commerce. Afinal, a data movimenta o varejo como nenhuma outra e é hora de aproveitar, já que o mercado está aquecido!
Além disso, especialmente quando falamos em comércio eletrônico, constantemente, surgem diversas ferramentas que podem facilitar as compras e melhorar os resultados do negócio.
Portanto, a Agência FG reuniu as 5 tendências que estão em alta no mercado e podem transformar suas vendas. Conte com nossa expertise quando o assunto é performance digital e não perca nenhum detalhe do conteúdo.
Que a Black Friday é marcada pelo aumento exponencial de vendas, todos sabem. Porém, para acompanhar as tendências de vendas para a Black Friday 2022 e estabelecer novos processos, ferramentas e metas, é indispensável acompanhar dados de edições anteriores.
Dessa forma, é possível identificar e alinhar-se à maneira como o mercado vem se comportando. Ainda, é importante ressaltar que, mesmo em um período econômico considerado crítico por muitos especialistas, o panorama do varejo on-line se mantém positivo.
Um indício disso está no levantamento realizado pela Neotrust, que mostrou que as compras pela internet feitas na Black Friday de 2021 somaram R$ 5,419 bilhões (pedidos realizados entre a 0h de quinta-feira até as 23h59 de sexta-feira). Representando um crescimento de 5,8% em comparação com 2020.
Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera a entrada de mais consumidores no varejo digital ainda este ano. A expectativa é a ampliação de 79,8 milhões (2021) para 83,7 milhões (2022) de usuários. Ou seja: aumento de oportunidades para apostar nas vendas por e-commerce!
Outro ponto que merece atenção é a forma de pagamento que se destacou na data. Em 2021, assim como em outros anos, o cartão de crédito manteve-se como a principal opção dos clientes.
Enquanto isso, o boleto bancário perdeu participação em 4 pontos percentuais. Já o PIX e carteiras digitais ganharam espaço, consolidando-se como potenciais tendências do e-commerce.
Com base nos dados anteriores e em levantamentos mais recentes, o cenário é animador. Uma pesquisa realizada pela UOL, em parceria com a MindMiners, por exemplo, apontou que 62% dos entrevistados declararam intenção de comprar na Black Friday 2022.
Além disso, vale ressaltar que, neste ano, a sexta-feira da Black Friday é antecedida pelo primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo. E, quando observada a conexão entre os dois eventos, 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais na data por conta do evento.
E aí, está pronto para se destacar? A seguir, separamos tendências de vendas para a Black Friday 2022 que podem potencializar o desempenho de lojas virtuais.
Uma das principais dicas para vender na Black Friday é apostar na boa experiência dos usuários. Nesse caso, a inteligência artificial se mostra uma grande aliada para a usabilidade das lojas.
Afinal, com ela, é possível realizar integrações que proporcionam atendimento por chatbots, vitrines e até anúncios personalizados, por exemplo! A FG disponibiliza um artigo completo com 4 dicas de aplicações de inteligência artificial para o e-commerce. Não deixe de conferir!
Em maio deste ano, o PIX alcançou o patamar de 74,6% de aceitação em comércios eletrônicos! Isso porque a forma de pagamento foi amplamente aderida pelos brasileiros.
Portanto, realizar a integração em vendas on-line permite que os lojistas ofereçam condições especiais, a exemplo de como é feito com pagamentos à vista, o que atrai mais consumidores. Além das vantagens do PIX, também vale a pena buscar a integração com outros métodos de pagamento, como carteiras digitais.
Uma das estratégias para e-commerce que vem dando resultados surpreendentes é o live commerce. Ele se destaca entre as tendências de vendas para a Black Friday 2022 já que permite que, durante a interação ao vivo com o público via streaming, sejam expostos produtos e descontos exclusivos.
As condições podem ser acessadas via QR code por aqueles que estão acompanhando a transmissão. Lembre-se que, para essa ação, trabalhar com influenciadores digitais e figuras de destaque entre o seu público-alvo como apresentadores do evento é uma ótima aposta.
Com o controle da pandemia, o varejo físico encara a retomada de atividades. Apesar disso, o comércio eletrônico está consolidado como um dos meios de compra preferidos entre o público, principalmente, quando o assunto é custo-benefício.
Contudo, isso não isenta a possibilidade dos consumidores irem até os PDVs experimentar, conferir de perto ou até retirar os produtos. Portanto, integre seus canais e execute uma estratégia omnichannel eficaz e satisfatória.
Durante a Black Friday, tempo é rei! Sendo assim, mesmo que os consumidores cheguem até o carrinho de compras, caso o seu processo de checkout seja difícil ou complexo demais, existem grandes chances de você perder essa conversão.
Dessa forma, invista em plataformas, ferramentas, comunicação e layouts que minimizem distrações e simplifiquem o preenchimento de dados.
Essas são apenas algumas das tendências de vendas para a Black Friday 2022 que ganharam destaque no mercado. Além dessas, existem outras estratégias que podem transformar completamente a performance da sua loja.
Então, se ainda tem dúvidas de como vender na Black Friday, conte com a Agência FG! Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para ecommerce e equipes multiprofissionais e qualificadas para fazer seu negócio decolar. Não perca tempo e entre em contato para solicitar um orçamento.
X