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Blog, E-commerce, Performance, SEO | 14/02/2023
Rich snippets são técnicas de otimização com foco no uso de informações relevantes e atrativas para os principais buscadores. Dessa forma, a estratégia visa a produção de conteúdos SEO chamativos para o usuário que acessa a SERP.
Ainda, os diferentes tipos de rich snippets são essenciais para conquistar as primeiras posições no Google e, assim, fazer com que seu site receba um grande volume de tráfego orgânico.
Então, se você quer se destacar entre os concorrentes, continue lendo e confira o conteúdo completo sobre rich snippets que a Agência FG preparou!
Rich snippets, em tradução literal, significa “fragmentos ricos”. Introduzidos pelo Google em 2009, eles estão focados em melhorar a experiência do usuário durante a busca por perguntas relevantes.
Assim, ao pesquisar pelos termos em questão, o buscador deixou de exibir apenas um resumo das páginas, composto pelo title, URL e meta descrição. Com os fragmentos ricos, dentro do contexto da SERP do Google, também é possível exibir resultados valiosos de páginas de web.
Um bom exemplo são as avaliações dos usuários, que aparecem em forma de estrelas nos resultados da busca. Além disso, assim como os featured snippets, os snippets estruturados ficam na posição zero do Google, facilitando para o usuário encontrar a informação que busca ao dar destaque a soluções específicas em uma pesquisa aprimorada.
Para criar ou configurar um rich snippet é preciso contar com uma equipe de Analistas de SEO técnico. Isso, pois, eles poderão realizar uma implementação de vários tipos de resultados avançados a partir de alguns cliques.
Afinal, para que o algoritmo exiba os rich snippets, eles devem ser identificados no código HTML das suas páginas por meio de dados estruturados, que têm a função de classificar e organizar o conteúdo.
Então, para implementar dados estruturados e impulsionar os fragmentos ricos, recomendados os seguintes caminhos:
Existem vários rich snippets, afinal, alguns são para qualquer tipo de página enquanto outros valem apenas para conteúdos específicos. Pensando nisso, o ideal é que você foque no modelo que seja relevante para o seu negócio.
Então, a seguir, separamos os principais tipos de rich snippets. Conheça!
Breadcrumbs, significa “migalhas de pão”, e remetem a navegação estrutural de uma página na hierarquia do site. Assim, têm como objetivo indicar o caminho percorrido entre categorias e subcategoria.
Ainda, é essencial para a experiência do usuário e Googlebot. Sendo, portanto, os dados estruturados mais conhecidos e utilizados em páginas on-line.
Também bastante comuns na SERP, os sitelinks são hiperlinks responsáveis por apresentarem as principais páginas internas do site, exclusivamente na primeira posição da SERP.
Nesse rich snippet é o próprio buscador que decide quais links serão exibidos, de acordo com o tráfego e a relevância das páginas. Mas, você pode ajudá-lo criando uma estrutura de navegação coerente e facilmente compreensível.
Uma excelente técnica apenas para sites com tráfego significativo, o Google também exibe na SERP uma caixa de busca específica para pesquisas dentro do site.
Em geral, esse rich snippet só aparece quando o usuário digita o nome da marca ou empresa no buscador. Então, possibilita refinar a pesquisa interna.
As avaliações são rich snippet que classificam a página em estrelas, numa de 1 a 5, e tendem a ser bastante atrativas para o olhar do usuário. Isso porque demonstram a opinião dos visitantes sobre o conteúdo que a página oferece, como negócios locais, filmes, livros, receitas, produtos e apps.
Esse rich snippet indica qual o logotipo de uma empresa deverá aparecer nos resultados do Google ou Painel de Informações. Além disso, o buscador pode exibir dados mais específicos sobre o seu site em um box, chamado de Knowledge Graph.
Os links das redes sociais do seu negócio também podem surgir no Knowledge Graph. Para isso, basta marcar no código os links dos perfis para que o Google consiga identificá-las.
O buscador possibilita exibir resultados aprimorados para site de eventos, como shows, palestras, jogos, teatros e mais. Afinal, é possível assinalar suas páginas para que elas sejam exibidas em destaque na SERP com o nome do evento, data, local e horário.
Esse rich snippet é essencial para e-commerces, afinal, permite apresentar informações de um produto específico, como marca, preço e a avaliação de outros consumidores diretamente na SERP.
As páginas de receitas podem mostrar na SERP informações como tempo de preparo, calorias, dados nutricionais, avaliações, vídeos e fotos. No mobile, também são exibidas em formato de carrossel, desde que sejam desenvolvidas em AMP.
O rich snippet de música é um recurso valioso para sites que disponibilizam letras de música, por exemplo. Afinal, com a técnica as músicas, álbuns, bandas e cantores ganham destaque na SERP.
Além disso, o Google agrega links de players de música e vídeo para que o usuário tenha uma boa experiência musical no buscador.
Essencial para páginas de notícias ou posts blog, o rich snippet artigo foi desenvolvido para ajudar o buscador a entender que tipo de estrutura a sua página possui. Então, ele poderá exibir na SERP um carrossel de stories com resultados que podem conter a imagem do post, title e outras informações.
Com esse rich snippet, os usuários poderão encontrar informações relevantes sobre um negócio local, como horário de funcionamento, endereço e telefone inseridos no Google Meu Negócio.
O rich snippet permite que os usuários encontrem listas com filmes a partir de buscas no Google. Além disso, traz dados relevantes sobre elenco, duração, trailer, premiações, avaliações e links para streaming ainda na SERP.
O buscador mais famoso do mundo possui algumas orientações para implementação de rich snippets, além daqueles já indicados para os dados estruturados.
Assim, entre as diretrizes técnicas, o Google elencou três formatos compatíveis com as pesquisas. São elas:
Ainda, as páginas não podem estar bloqueadas no robots.txt e tag noindex para que o seu rich snippet apareça!
Já as diretrizes de qualidade estão relacionadas ao conteúdo. Por isso, é importante segui-las para evitar ser punido com páginas em spam. Além disso, mantenha os atualizados com informações relevantes e busque priorizar um conteúdo útil e original.
O rich snippet é essencial para a visibilidade de um site na SERP. Afinal, muitas possibilitam um resultado avançado e diferem-se por ocupar ótimo posicionamento no Google. Além disso, ajudam a fornecer respostas mais ricas, entre outros detalhes que destacam sua importância para o SEO.
O rich snippet contribui, mesmo que indiretamente, para o posicionamento de uma página no buscador. Mas, não é um fator de ranqueamento, na verdade, a contribuição acontece apenas porque a informação estará em destaque na SERP, tornando-a mais atrativa para o usuário.
Por isso, ao usar dados estruturados para criar rich snippets, as chances do seu tráfego orgânico aumentar são altas. Além disso, o CTR (taxa de clique) vai crescer, melhorando a posição da página na SERP e, consequentemente, os acessos.
Os rich snippets também afetam a taxa de rejeição. Com eles a tendência é ter uma taxa melhor, afinal, o usuário poderá encontrar, na SERP, um fragmento da resposta para o que busca por meio da pesquisa aprimorada.
Com mais de 10 anos de experiência, a Agência FG é referência em estratégias de marketing digital focadas em performance de e-commerces. Por isso, conte com o nosso time de especialistas em SEO e invista em conteúdos ricos com rich snippets assertivos. Acesse e conheça nossos serviços!
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