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Blog | 25/06/2024

📬 009 UX News – As decisões em uma Página de Produto

Criar uma página de produto completa e coesa, para sites institucionais ou e-commerces é crucial para o sucesso em vendas online. Bem mais do que apenas apresentar um produto, envolve fornecer aos usuários todas as informações necessárias de forma clara e objetiva, evitando dúvidas e insatisfações.

A Importância da Página de Detalhe do Produto

Também conhecida como Product Details Page, é um dos principais pilares em lojas virtuais. Por exemplo, se pensarmos numa jornada de compra clássica, é possível notar que as decisões de compras ocorrem na PDP. Isso acontece porque essa página desperta o desejo dos visitantes, justamente por despertar o desejo dos visitantes. 

Ao munir os consumidores de informações bem detalhadas acerca do produto, é possível converter o interesse atual em uma decisão, e maior assertividade para perfis de consumidores mais críticos como navegadores e pesquisadores.

Para cumprir tal meta, este tipo de página apresenta características essenciais sobre o produto como os tamanhos, o peso, as cores e o preço do que está sendo comercializado. Além disso, também exibe imagens do produto, botões de compra, descrições, simulações de frete e prazo de entrega, e claro as avaliações de outros clientes.

Como os detalhes de produtos influenciam na decisão de compra

A informação mais importante na página de produto é a avaliação

De acordo com o E-commerce Quality Index (EQI), as avaliações dos consumidores se destacam como a informação mais crucial na página do produto. A pesquisa apontou que 43% dos clientes já desistiram de uma compra online em virtude dos comentários de outros consumidores. 

Destaca-se a importância de criar uma boa experiência de compra para todos os clientes, pois a opinião deles influencia novas conversões. Consumidores entrevistados apontaram a relevância de descrições claras, imagens realistas, boa categorização de produtos, uso de tags e facilidade na busca.

Aliás, sobre imagens de produtos que correspondem o real, em 31,5% dos relatos, esta situação foi apontada como uma experiência de compra ruim. E provavelmente, levou os consumidores a sentirem-se lesados pela carência na exatidão. 

A falta de informação também pode ser um verdadeiro prejuízo para as vendas. Afinal cerca de 53,1% dos entrevistados revelaram procurar a mercadoria em outro site quando não encontram a informação que buscam na loja em questão.

Devemos ter em mente que, como um lugar de intangibilidade, nem todas as lojas online estão aptas a proporcionar uma experiência imersiva aos usuário. Uma vez que tantas vezes não podem analisar o produto por meio do tato e outros sentidos antes de comprá-lo. 

Por isso, montar uma Página de Detalhes de Produto completa se faz ainda mais pertinente. Porque ela não somente expõe informações para que o consumidor consiga imaginar como o produto é, como contribuir para haja uma redução no número de trocas e devoluções.

A avaliação dos consumidores e a parte mais importante da página de produto

Então, como otimizar uma página de produto?

Em uma estratégia de otimização voltada para e-commerces ou sites. O Product Page SEO é uma técnica focada em aprimorar uma determinada página de produto, a fim de trazer mais tráfego orgânico, experiência para o usuário e conversões.

Em um cenário em que essas páginas sejam bem utilizadas, há grande potencial orgânico que pode ocasionar um aumento no ganho de tráfego qualificado para um site de vendas. Aqui listamos alguns insights que podem contribuir para este fortalecimento:

1. Fotos e imagens de alta qualidade

2. Descrição detalhada e completa

3. Disponibilidade no estoque e prazo de entrega

4. Informações sobre variações do produto

5. Comentários e avaliações de clientes

6. Perguntas e respostas de visitantes

7. Chat online ativo e funcional

8. Comparativo com produtos semelhantes

9. Upsell com ofertas de produtos compatíveis e kits

10. Informações de pagamento, frete e programas de fidelidade

Pagina de produto com imagem, cor, especificações de tamanho e informações sobre uma cadeira de escritório

Mas vejam bem, um ponto extremamente fundamental na hora de aplicar essa estratégia é compreender que essa página não deve ser vista de maneira isolada do restante da loja. Mas sim a compreendida como parte da arquitetura do site onde as melhorias devem ser pensadas e aplicadas de maneira coesa e constante para com o todo.

Na vida, todos já ouvimos que é nos pequenos detalhes que vivem as grandes certezas ou algo parecido, e como parte de uma experiência – seja virtual ou física – é graças a tantos outros detalhes que tomamos decisões. 

Quando pensamos em Página de Detalhe de Produto, é importante lembrar que o objetivo é também converter os visitantes da sua loja em clientes recorrentes. Uma conversão que, sobretudo e atualmente, é tantas vezes definida pela qualidade do detalhe e da informação.

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