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Blog, E-commerce, Performance, SEO | 15/03/2023

Saiba o que é SEM e veja como investir na estratégia!

Você já sabe o que é SEM? Essa estratégia do marketing digital tem conquistado cada vez mais empreendedores. Isso, pois, consiste em ações com o foco na otimização de sites para posicionar-se nas primeiras páginas de buscadores como o Google.

No entanto, ao contrário do SEO, o SEM marketing pode ocorrer tanto na forma orgânica como na paga. Então, tende a ser dividido em duas estratégias, o Search Engine Optimization (SEO) e por meio de links patrocinados (mídia paga).

Continue lendo e descubra tudo sobre o que é SEM e veja como impulsionar o seu negócio com a estratégia!

O que é SEM?

SEM, ou Search Engine Marketing, em tradução livre, significa “marketing para os mecanismos de busca“. E, de forma geral, consiste em estratégias com um único objetivo em comum: otimizar sites para buscadores.

Dessa forma, a ação visa colocar a sua marca mais perto do topo das páginas de resultados. Por isso, o SEM pode ser dividido em ações de tráfego orgânico X tráfego pago.

O que é SEM? | Search Engine Marketing | Blog Agência FG

Esse modelo de marketing para mecanismo de busca também é conhecido como PPC, ou Pay Per Click. Até porque utiliza plataformas de publicidade paga, como Google Ads e Bing Ads com formatos de anúncios disponíveis para alcançar seu público-alvo.

Quais as vantagens do Search Engine Marketing?

São inúmeros os benefícios de investir em campanhas de SEM. Afinal, possibilita elevar as vendas e conversão de leads de empresas de diferentes nichos. Ademais, garante vantagens como:

I. Presença no digital

Estar fortemente presente nos buscadores é, com certeza, a maior vantagem das campanhas de SEM. Afinal, com as ações corretas, em poucos segundos, sua marca aparecerá como solução para potenciais clientes que buscam por produtos e serviços em plataformas como Google e Bing.

II. Autonomia nas campanhas de marketing

Com o marketing search engine também é possível focar em campanhas assertivas para a sua marca. Isso, pois, você poderá acompanhar os resultados por meio do Search Console, por exemplo. Ainda, caso não alcance o retorno esperado, basta pausá-las e planejar os próximos passos com base nos dados coletados.

III. Invista o quanto quiser

O SEM possibilita que os empreendedores tenham total controle do quanto querem investir em plataformas de anúncio focadas em palavras-chave.

IV. Tráfego selecionado

As campanhas Search Engine Marketing oferecem a possibilidade de fazer anúncios específicos para buscas relacionadas diretamente a sua marca. Além disso, é possível oferecer solução rápida e precisa para os problemas apresentados pelo usuário.

V. Poder de segmentação do público

As plataformas de anúncios de SEM também garantem vantagens para a segmentação do público na criação de uma campanha. Dessa forma, você pode configurá-la para ser exibida com diversas segmentações, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Dispositivo de acesso (mobile ou desktop);
  • Localização geográfica.

Assim, os anúncios da sua marca ficarão mais assertivos, além de garantir um melhor custo-benefício para suas campanhas, impactando apenas o público-alvo.

Qual a diferença entre SEM e SEO?

As duas estratégias de marketing digital estão entre as principais áreas dentro das otimizações de pesquisa. No entanto, o significado de ambas diferem nas seguintes questões:

  • SEO: abordagem a partir de orgânicos para aparecer nos resultados da pesquisa;
  • SEM: abordagem usada com métodos pagos e orgânicos para gerar respostas nos buscadores. 

E, no geral, o consenso de especialistas é que o SEO está relacionado à pesquisa orgânica e o SEM à pesquisa paga.

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Agora que você já sabe o que é SEM, descubra também a importância do SEO para a sua marca! Conte com os especialistas da Agência FG e impulsione suas estratégias de marketing digital com mais assertividade e sucesso!

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