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Blog | 09/05/2023

Descubra o que é Endomarketing e qual a importância da estratégia para a sua empresa!

Você sabe o que é Endomarketing e como a estratégia influencia na motivação dos seus colaboradores? Para explicar melhor essa técnica que vem crescendo na área de Recursos Humanos, a FG preparou um artigo completo sobre o tema. 

Então, continue lendo e confira mais detalhes da aplicação do Endomarketing, visando oferecer um bom ambiente de trabalho para todos os setores da sua empresa. 

Endomarketing: o que é e como aplicar? 

grupo de cinco pessoas reunidas conversando e trocando ideias

Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia cujo objetivo é promover ações voltadas para o público interno da empresa, ou seja, os colaboradores. 

O foco principal é engajar e motivar os funcionários, ao mesmo tempo que aumenta a satisfação no trabalho e a produtividade. Além de fortalecer a cultura e os valores da empresa.

Para exemplificar o que é o Endomarketing no RH, a seguir, separamos dicas de como aplicar a técnica na sua empresa. Confira! 

1. Defina a cultura 

Antes de começar a aplicar ações de Endomarketing, é importante definir a cultura da empresa. Então, responda perguntas como: 

– Quais são os valores que o negócio acredita e preza?; 

– Qual é o propósito da empresa?.

A partir dessas definições, é possível criar ações ligadas à cultura da empresa.

2. Mantenha a comunicação 

É fundamental manter uma comunicação clara e frequente com os funcionários. Por isso, invista em estratégias de Endomarketing que fortaleçam  o relacionamento com as metas, conquistas, desafios e os projetos em andamento da empresa. Isso cria um senso de pertencimento e engajamento.

3. Reconheça os funcionários 

Reconhecer o trabalho e o esforço dos colaboradores é fundamental para criar um ambiente motivador. Portanto, reconheça os funcionários que se destacam, seja por meio de feedbacks positivos, elogios públicos, promoção de cargos ou premiações.

4. Invista em treinamento

Oferecer treinamentos e cursos para os funcionários é uma forma de atrair o colaborador e contribuir para o desenvolvimento profissional do time. Além disso, com essas ações internas para colaboradores sua empresa ganha em produtividade e eficiência.

5. Incentive a colaboração

Promova a colaboração entre os funcionários. Isso pode ser feito por meio de projetos em equipe, eventos de integração ou, ainda, com palestras entre os times para a troca de ideias e experiências.

6. Crie um ambiente agradável

Invista em um ambiente de trabalho agradável, que estimule a criatividade e a produtividade. Isso pode ser feito por meio de ações de endomarketing criativas, como gincanas, espaços de convivência, equipamentos modernos e outras ações que tornam o local atrativo, independente do modelo presencial, híbrido ou home office.

7. Celebre as conquistas

Por último, mas não menos importante, comemore as conquistas da empresa junto com os funcionários. Isso cria um senso de pertencimento e de orgulho em fazer parte da empresa.

cinco pessoas reunidas numa sala todas sorrindo e aplaudindo

No entanto, vale ressaltar que o Endomarketing não é um projeto de curto prazo, mas uma estratégia contínua de engajamento e motivação dos funcionários. Com essas dicas, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.

Benefícios do Endomarketing para as empresas

Além de aprender o que é Endomarketing, na FG você descobre quais os benefícios da estratégia para a sua empresa. Afinal, quando bem planejada e executada, a técnica garante: 

– Maior produtividade; 

– Equipe altamente qualificada;

– Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores; 

– Cultura e objetivos bem definidos; 

– Inovação constante; 

– Melhoria do clima organizacional e execução das demandas. 

Como funciona o Endomarketing?

Aplicar o Endomarketing nas empresas pode ser desafiador, no entanto, a estratégia é importante para criar uma comunicação clara e eficaz com seus colaboradores. Além de um ambiente de trabalho mais participativo. 

Porém, a técnica exige que o time de marketing esteja totalmente alinhado com o setor de Recursos Humanos (RH). Isso porque facilita o entendimento dos principais desafios a serem enfrentados na comunicação. 

Qual a diferença entre Endomarketing e comunicação interna? 

Com base nas noções do que é Endomarketing e qual a sua importância para empresas, você também precisa saber diferenciá-los das estratégias de comunicação interna. Até porque, apesar de envolverem  o público interno de uma empresa, esses conceitos não são sinônimos. 

Afinal, enquanto a comunicação interna é responsável pelo repasse de informações dentro da organização, o Endomarketing é um conceito mais abrangente. 

Isso está associado às interações entre a empresa e colaboradores. Assim, ao contrário da comunicação interna, ele é responsável pelo planejamento e execução de estratégias efetivas para manter o engajamento e melhorias na gestão do time. 

5 Estratégias de Endomarketing para a sua empresa 

A comunicação é peça-chave em empresas de diferentes setores. Afinal, a forma como a gestão se comunica com os colaboradores projetará a imagem da marca. 

Pensando nisso, a seguir, separamos 5 estratégias de Endomarketing que revolucionaram a forma de conversar e lidar com seus funcionários. 

1. Benefícios 

Na FG somos uma empresa GPTW, ou seja, asseguramos inúmeros benefícios aos funcionários, garantindo a certificação: Melhores Lugares para Se Trabalhar no Brasil. Afinal, os benefícios são pontos-chave na satisfação dos colaboradores. 

E, muitas vezes, acabam sendo os responsáveis por chamar a atenção dos profissionais. O que ajuda na atração de talento, bem como é a base para o bem-estar e reconhecimento profissional. 

Por isso, vá além do básico vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde e proporcione outras possibilidades, como o gym pass, horário flexível e home office. Esses exemplos fazem parte de um plano de Endomarketing forte e assertivo.

2. Palestras e eventos motivacionais

Com foco em motivar a equipe e auxiliar no crescimento pessoal/profissional, é importante apostar em palestras, treinamentos e eventos motivacionais. Dessa forma, você poderá ajudar os colaboradores a traçar objetivos profissionais de crescimento e listá-los a partir de metas que recebem o auxílio da empresa. 

Por exemplo, na Agência FG realizamos o FG Convida. O evento conta com profissionais de destaque aptos a conversar com todo o time e acrescentar positivamente na formação de cada funcionário. 

Para Polliana Mitalli, Analista de Pessoas e Cultura da Agência FG, em nossa empresa “fazemos com que o espaço seja um meio de muita inovação e criatividade, por meio de FG Academy’s e trilhas de desenvolvimento, para que o colaborador evolua com a empresa e que não deixe de sempre agregar com suas ideias”. 

3. Plano de carreira

Outra estratégia de Endomarketing que não pode ficar de fora, é o plano de carreira bem estruturado, proporcionando maior transparência e segurança para os colaboradores. Além disso, oferece maior perspectiva de crescimento profissional, auxiliando no engajamento com a empresa. 

4. Iniciativas de integração

Os eventos de integração são fundamentais para aumentar o senso de pertencimento entre os funcionários. Essas iniciativas, como happy hours ou festas de confraternização, fortalecem a proximidade e amizade dos times. 

Sem falar que colaboram com a cultura organizacional, aumentam o conhecimento e bem-estar de todos por meio da troca de experiências, por exemplo. 

5. Pesquisa de satisfação 

Investir em estratégias de pesquisa de satisfação serve tanto para acompanhar os efeitos das ações de Endomarketing empresarial, quanto para identificar pontos de melhoria. Dessa forma, a técnica é indispensável para o planejamento de estratégias de marketing interno. 

Endomarketing aplicado na Agência FG!  

pessoas reunidas fazendo montinho de mão em cima da outra

Com a FG, além de compreender o que é Endomarketing  e quais as vantagens da estratégia para a sua marca, você investe em serviços de alta performance para negócios on-line. Há 13 anos no mercado, somos referência em marketing digital com especialistas prontos para ajudá-lo!  

Polliana Mitalli, ressalta que é preciso ter um olhar humanizado para cada detalhe que compõe a trajetória do colaborador. E exemplifica que na FG “este é o nosso grande diferencial, pois vamos muito além dos RHs tradicionais, proporcionamos benefícios que satisfazem as necessidades de todos“. 

Além disso, Polliana acrescenta: “criamos ao longo de todos esses anos, um ambiente onde o colaborador tem o sentimento de pertencimento no qual ele(a) possa ser quem realmente é. Como quando criamos o nosso programa e política de D&I para fortalecer ainda mais algo que sempre aconteceu de forma tão orgânica”. 
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