Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG
Blog, Desenvolvimento, Design, E-commerce, Performance | 15/06/2023
Você sabe o que é Branding ou Brand Management? Na hora de montar a sua empresa, com certeza se deparou com esse tema. Afinal, esse é um conceito essencial no mundo dos negócios que engloba a construção, gestão e posicionamento da marca.
Para te ajudar no planejamento de sua empresa, a Agência FG preparou um artigo completo com tudo que precisa saber sobre a estratégia de Branding e a importância para o desenvolvimento do negócio. Confira!
O Branding nada mais é do que um conjunto de estratégia de marca e ações voltadas para a criação de identificação sólida para empresa, produto ou serviço. Esse método tem como objetivo diferenciar a marca da concorrência e estabelecer uma conexão com o público-alvo.
A gestão de marcas inclui planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento da identidade visual. Assim, será possível potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
Com um Branding bem feito, é possível assegurar que todos stakeholders — indivíduos e organizações impactados pelas ações de marca — entendam o posicionamento.
Dessa forma, a companhia aumentará a relevância no mercado, potencializará a visibilidade e fará com que ela tenha uma boa reputação com seu público.
Criar uma marca é algo bastante complexo, que envolve diversas ações. Tendo em mente o que é Branding, será possível realizar a gestão de forma mais simples.
Esse processo envolve atividades estratégicas que visam construir, fortalecer e preservar a identidade e reputação da empresa ao longo do tempo. Pensando nisso, separamos algumas estratégias que não podem ficar de fora na hora da criação da marca. Confira!
O primeiro passo para ter uma marca de sucesso, é criar uma plataforma. Esse é um conjunto de componentes únicos da empresa que ajudarão potenciais consumidores a se conectar com ela.
Dessa forma, você poderá comunicar de maneira mais eficiente a essência do negócio. Sendo assim, a plataforma precisa incluir alguns pontos principais, como o propósito da empresa, promessas, atributos da marca e, principalmente, o posicionamento de mercado.
A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” do filósofo chinês Confúcio, faz total sentido no mundo do marketing e dos negócios. Por isso, focar na identidade da marca é um ponto-chave.
Isso vai muito além de um logotipo criativo e escolher um nome de peso. Possuir uma identidade de marca é criar um universo para sua empresa que seja relacionável e único. Por isso, durante o processo de Branding, é importante elaborar:
O mundo dos negócios está em constante transformação, por isso, se manter atualizado é importante para o constante desenvolvimento de sua marca. Assim surge o Rebranding.
Se o Branding é um conjunto de ações que pretende criar um universo para a marca, o Rebranding tem como objetivo apresentar um novo posicionamento da empresa no mercado.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar muitos anos para fazer uma reformulação de marca. Afinal, esse processo não está relacionado ao tempo de funcionamento, mas sim à estratégia de negócios.
Por isso, é extremamente importante saber qual momento a marca está vivendo. Montamos uma lista de situações em que o Rebranding se faz necessário:
Agora que você já sabe o que é Branding e a importância dele no negócio, que tal contar com profissionais capacitados para montar a melhor estratégia para o seu E-commerce?
A Agência FG está há 13 anos no mercado, trabalhando com um time muito bem informado e especialista em estratégia e gestão de marcas no ambiente digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre esse conceito essencial para sua empresa!
X