Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Blog, E-commerce, Performance | 28/02/2023

Navegabilidade web: saiba o que é e facilite a interação do usuário com a sua marca!

Navegabilidade web refere-se ao nível de facilidade que o usuário encontra para localizar e acessar informações na sua loja virtual. Ou seja, um site conta com navegação eficiente quando o cliente pode, em poucos cliques, encontrar o conteúdo que busca.

Pensando nisso, a Agência FG reuniu pontos primordiais para garantir uma boa experiência do usuário, com destaque para os conceitos de navegabilidade web, bem como a diferença com a prática de acessibilidade e usabilidade.

Quer saber mais sobre a importância de navegabilidade web? Então, leia o artigo completo da FG e confira mais detalhes dessa expertise do marketing digital!

O que é navegabilidade de um site?

A navegabilidade é a facilidade que o usuário tem ao acessar as páginas do seu e-commerce. Assim, a estratégia entra em ação desde a home (página inicial) até a finalização da compra, por exemplo.

Desse modo, podemos classificar a navegabilidade de um site referente a como o consumidor acessa o site. Portanto, é responsável por facilitar a chegada do cliente em determinada página. Além disso, serve para diagnosticar prováveis melhorias por meio de uma reestruturação de menu, criação de links e utilização de nomes mais compreensíveis.

Qual a importância da navegabilidade?

Proporcionar uma boa navegabilidade web está entre as principais responsabilidades dos profissionais de UX e SEO. Isso, pois, a estratégia agrega valor à jornada de compra do usuário. E, ainda, oferece benefícios para a otimização do site.

Navegabilidade web | Qual a importância da navegabilidade?  | Blog Agência FG

Além disso, investir em uma excelente navegação facilita o entendimento do Google sobre qual assunto cada página se refere. E, para completar, a otimização constante aumenta as chances das novas URLs serem descobertas e indexadas no buscador.

Teste a navegabilidade do seu site!

Depois de apostar em técnicas de navegabilidade, é importante realizar testes por meio do método A/B. Afinal, ele consiste em utilizar duas versões de uma página com base limitada de usuários em cada versão.

Desta forma, é mais fácil identificar locais que necessitam de investimento em navegabilidade para oferecer orientações simples e claras, por exemplo.

Qual a diferença entre navegabilidade, usabilidade e acessibilidade?

A navegabilidade, usabilidade e acessibilidade de um site influenciam no tráfego e conversões, além de impactarem na estruturação da sua marca no digital.

Então, para entender se o seu e-commerce está adequado para a nova geração e exigências dos consumidores virtuais é preciso entender o significado dos termos. Confira!

1. Navegabilidade

Como citamos acima, a navegabilidade web é a facilidade que o usuário encontra para acessar as páginas do seu site. Assim, englobam desde a página da home, caminho de links que levam aos produtos ou serviços prestados. Ou seja, garante acesso às principais informações da loja virtual.

2. Usabilidade

Como o próprio nome sugere, a usabilidade remete a ideia de praticidade que o usuário encontra ao usar o site. Ou seja, toda estrutura do website deve ser pensada em como o consumidor final irá utilizá-lo. Dessa forma, esses processos devem ser práticos e rápidos, visando sempre a facilidade no acesso à informação buscada.

Por fim, também existem quatro pontos fundamentais que devem ser considerados para definir a usabilidade. Sendo eles:

  • aprendizagem;
  • eficiência;
  • memorização;
  • satisfação.

3. Acessibilidade

A acessibilidade digital é a eliminação de desafios no website. Portanto, o conceito pressupõe que a sua loja virtual seja projetada de modo que todos os usuários possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.

Como melhorar a navegabilidade do seu site?

Após identificar os benefícios da navegabilidade, é preciso investir em técnicas para aprimorar a estratégia. Para isso, o ideal é criar um checklist inicial, com:

  • Crie um menu fixo, intuitivo e conciso;
  • Exiba um breadcrumb ao longo da navegação do usuário;
  • Utilize links internos contextuais e ferramentas de mapa de calor;
  • Adicione uma barra de busca;
  • Aposte categorias e subcategorias que façam sentido para o usuário;
  • Acompanhe as buscas feitas no site por meio de ferramentas, como Google Analytics;
  • Atualize os links em destaque com base nas páginas mais acessadas.

Aposte na navegabilidade web com a expertise da Agência FG!

Com mais de 10 anos de experiência, a Agência FG é referência em estratégias de marketing digital focadas em performance de e-commerces. Por isso, conte com o nosso time de especialistas em SEO e invista em sites focados em navegabilidade web. Acesse e conheça nossos serviços!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >