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Blog, E-commerce, Performance | 07/11/2022
Já parou para pensar se o seu e-commerce oferece uma boa experiência para pessoas com deficiência? Então, é hora de começar a discutir a pauta de acessibilidade digital, que deve fazer parte da rotina do seu negócio.
Afinal, de acordo com censo do IBGE de 2019, 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. A seguir, você conhece mais sobre o assunto e também confere maneiras para melhorar a experiência dos usuários. Confira o artigo e, quando o assunto é performance digital, conte com a Agência FG!
A acessibilidade digital consiste em garantir que pessoas com deficiência consigam acessar e interagir pelo ambiente digital sem impedimentos. Ao falarmos de e-commerces e sites, existem diversas ferramentas e configurações que oferecem acessibilidade visual e auditiva.
Vale destacar que colocá-las em prática é essencial, até porque, além de atingir clientes em potencial, garante o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).
Ainda, em julho deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4238/21. O PL prevê que sites que não cumprem requisitos de acessibilidade eletrônica, previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, sofrerão penas administrativas.
As punições previstas vão desde advertências, até multas diárias e suspensão do domínio por prazo determinado. Apesar disso, a acessibilidade digital no Brasil ainda caminha a passos lentos. Um levantamento feito pelo “Movimento Web Para Todos” em 2020 evidenciou que apenas 1% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade.
Para garantir que a acessibilidade de um site esteja em dia, é possível conferir as Aplicações para a Internet Ricas em Acessibilidade (ARIA). As orientações foram desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), um consórcio internacional que reúne profissionais e, também conta com o público para desenvolver padrões para a web.
Seu principal objetivo é um só: melhorar a acessibilidade de sites, especialmente aqueles desenvolvidos com Ajax e JavaScript. A seguir, trouxemos 5 recursos para te ajudar na empreitada. Confira:
1. Disponibilize seus conteúdos nos formatos de texto e áudio;
2. Facilite a navegação pelo teclado;
3. Inclua legendas nos vídeos;
4. Desenvolva textos alternativos descritivos em imagens;
5. Utilize marcações em textos e ícones.
Além de aproximar-se de potenciais clientes, investir na acessibilidade em sites é vantajoso, pois é uma forma de posicionar-se perante os concorrentes. Inclusive, quando há o cumprimento de normas de acessibilidade, é possível solicitar o Selo de Acessibilidade Digital. Além disso, o seu SEO é favorecido! Afinal, a inclusão de recursos melhora a experiência dos usuários.
Pronto para colocar a acessibilidade digital em prática no seu e-commerce? Para isso, conte com os profissionais no assunto da Agência FG. Há mais de 12 anos no mercado, somos especialistas em marketing para ecommerce e temos equipes qualificadas para fazer seu negócio decolar. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
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