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Mês do Consumidor: dicas para preparar o seu e-commerce!

Um bom empreender sabe que o Mês do Consumidor está entre os principais períodos de compra do primeiro semestre! Afinal, essa data sazonal tem ganhado relevância no comércio digital, sendo considerada a primeira grande data do ano no calendário do e-commerce.

Pensando em ajudar a sua marca a impulsionar as vendas durante o mês, semana e Dia do Consumidor, a Agência FG preparou um artigo completo com dicas imperdíveis. Continue lendo e veja como aproveitar a data para aumentar as vendas e o faturamento logo no primeiro semestre!

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Comemorada no dia 15 de março, a data comercial surgiu em 1962, nos Estados Unidos, após um discurso do então presidente, John Kennedy, sobre os direitos dos consumidores à informação e segurança. Mas, no Brasil, o Dia do Consumidor começou a ganhar destaque no comércio apenas em 2014.

Contudo, o Código de Defesa do Consumidor surgiu para ressaltar as leis, assim como a criação do PROCON (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo. Desde então, os estados brasileiros criaram seus programas para assegurar diretos aos consumidores.

O Dia do Consumidor no Brasil

Atualmente, a data tem destaque no varejo on-line com campanhas e promoções atrativas gerando alto volume de buscas, intenções de compra e vendas. Dessa forma, durante a Semana do Consumidor, a tendência de compra é maior para aqueles que promovem grandes descontos.

Em 2021, por exemplo, uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box mostrou que 32% dos entrevistados iriam aproveitar as ofertas. Outros 44% estavam indecisos e apenas 24% não desejavam engajar com a data!

O estudo mostrou ainda que 61% dos consumidores pretendiam comprar itens de necessidade com descontos. Enquanto 53% deles já estavam de olho em produtos específicos.

Além disso, em 2020, durante as campanhas do Dia do Consumidor os e-commerces brasileiros faturaram cerca de R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março. Segundo o estudo, houve um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias que antecedem a data.

Oportunidades de descontos atrativos para a sua marca

Considerado a Black Friday do primeiro semestre, o Mês do Consumidor oferece ofertas mais relevantes na visão dos consumidores. E, para as marcas que se planejam de forma adequada, a expectativa de venda é ainda maior.

Contudo, a empresa precisa realizar um checklist em todo o site. Então, prepare a equipe para verificar situações como tempo de carregamento das páginas, política de troca, campanhas, atendimento on-line e, claro, a divulgação de promoções nas redes.

Além disso, a sazonalidade conquistou os consumidores por gerar economia em um período em que as contas vêm dobrada. Afinal, há IPTU, IPVA, material escolar, matrícula de escola e tantas outras despesas que um bom desconto sempre é importante, não é mesmo?

Dicas para aproveitar o Mês do Consumidor

É importante ressaltar que o Dia do Consumidor não deve ser trabalhado apenas no dia 15 de março, isso porque a data oferece grande potencial de venda. Portanto, pode haver promoções durante todo mês, aumentando as oportunidades de faturamento na loja on-line.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de promoções no e-commece que vão ajudá-lo a chamar a atenção do consumidor. Confira!

1. Invista na divulgação

As datas sazonais são extremamento importantes para o varejo on-line. Por isso, é essencial investir em grandes meios de divulgação dos produtos e promoções. Dessa forma, o consumidor será impactado com propagandas da sua marca, gerando visitas ao site e, especialmente, conversões.

Além disso, outras estratégias de marketing digital também devem ser trabalhadas. O e-mail marketing, por exemplo, é uma excelente forma de comunicação com o seu público-alvo e, ainda, mantém a base de cliente atualizada.

Por fim, vale investir em campanhas específicas nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e Instagram. No orgânico, trabalhe com as técnicas de SEO para indexar suas páginas nos buscares sem gastar nada!

2. Garanta uma boa experiência ao usuário

Não adianta investir em propagandas atrativas, mas pecar no atendimento ao consumidor. Por isso, entre as estratégias para o Dia do Consumidor você também deve valorizar a experiência do usuário na loja on-line.

Então, garanta um estoque completo e evite que faltem produtos mais vendidos, por exemplo. Além disso, trabalhe com diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto e, a nova tendência do mercado, o PIX.

Vale lembrar também que as condições de frete impactam na venda. Portanto, sempre verifique como estão as opções de transporte e, se possível, trabalhe com oportunidades de frete grátis para algumas situações de compra.

3. Trabalhe com soluções Omnichannel

Mesmo com diferentes perfis de consumidores, uma coisa é certa, eles sempre utilizam múltiplos canais até concluírem a compra. Pensando nisso, invista em soluções omnichannel que integram todos os canais de vendas e comunicação da sua marca.

Assim, será mais fácil padronizar o atendimento, integrar o estoque e, ainda, oferecer melhores opções de entrega. A estratégia omnichannel faz total diferença na experiência de compra do usuário, conforme aponta o relatório da Social Miner de 2021.

Isso porque, 53% do público do Dia do Consumidor revela que prefere receber a compra em casa. Enquanto 31% sente-se mais confortáveis retirando os pedidos em lojas físicas.

Não esqueça de disponibilizar diferentes opções de entrega para pedidos realizados no digital. Assim, o consumidor terá uma experiência positiva com a comunicação do seu e-commerce.

4. Garanta a fidelização dos clientes

A compra não termina após a confirmação do pagamento! Essa é uma das principais regras do e-commerce. Afinal, não adiante vender apenas um produto para aquele consumidor em específico, é preciso investir em ações pós-venda para que ele volta a comprar na sua marca.

Entre as estratégias para o Dia do Consumidor, por exemplo, é possível planejar ações na entrega do produto, com transporte rápido e embalagens personalizadas. Além, é claro, dos brindes e cupons de re-compra.

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