Agência de Marketing Digital – E-commerce, Google Ads, SEO | Agência FG

Blog

Compartilhe:

Comemorações | 17/05/2021

Hoje é o Dia Mundial Internet: conheça a importância da data!

No Dia Mundial da Internet, a FG preparou um artigo completo sobre o significado da data. Vamos explicar o que a data, popularmente conhecida como Dia da Internet, mostra sobre a evolução da comunicação no mundo inteiro!

Além de ressaltar a transformação de todas as informações que circulam entre as sociedades, nosso artigo especial deste dia 17 de maio também fala sobre a exclusão digital e segurança na internet. Continue lendo e confira!

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação!

Anualmente, no dia 17 Maio, comemoramos o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Para que possamos entender melhor a data, nossa equipe preparou um artigo repleto de informações relevantes sobre o tema!

A data foi instituída neste dia, em 2005, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas no encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. O evento aconteceu em Tunes, capital da Tunísia, e tinha como foco principal discutir as principais mudanças da sociedade ocasionadas pela internet e novas tecnologias.

Dia Mundial da Internet: a importância da data no Blog da Agência FG

Sendo assim, em 1865, criou-se o Dia Mundial das Telecomunicações para comemorar a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A UIT é uma agência da ONU especializada que tem como principal objetivo entender e estudar as tecnologias de informação e comunicação.

A importância da data!

Você deve estar se perguntando, como em 1895 os representantes da ONU já estavam focados em entender a telecomunicação? Acontece que, até então, a UIT tinha como objetivo criar um conjunto de normas regulamentadoras para o uso internacional do telégrafo.

Porém, com o passar dos séculos e décadas, as evoluções tecnológicas tomaram espaço e começaram a surgir meios de comunicação mais avançados como televisores, celulares e, finalmente, a internet. Por isso, atualmente a agência trabalha para organizar e monitorar o funcionamento dos meios de comunicação em todo o mundo.

Dessa forma, ela busca coordená-los tornando-os mais compatíveis com as necessidades da sociedade.
O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, definiu o Dia Mundial da Internet como uma data que “evidencia a função transformadora e estimulante das comunicações e da informação nas sociedades, e a necessidade universal de se comunicar e cooperar através das fronteiras”.

Com essa célebre declaração, Ban Ki-Moon mostra que essa conexão entre os países do mundo é o principal objetivo em comemorar o dia 17 de maio!

Exclusão digital

Um dos temas mais debatidos quando se fala de telecomunicação é, sem dúvida, a exclusão digital. Ainda mais durante a pandemia do coronavírus, na qual estudantes e colaboradores de baixa renda se viram excluídos de um mundo inteiro conectado pela internet.

Portanto, também devemos aproveitar o Dia Mundial da Internet para debatermos sobre os efeitos da pandemia em lares nos quais a compra de equipamentos eletrônicos e o acesso à internet são escassos.

Dia Mundial da Internet: a importância da data no Blog da Agência FG

Sendo assim, nessa situação, os alunos não têm acesso nem mesmo ao ensino básico (que precisou se reinventar durante o período). A consequência direta disso é o aumento da desigualdade social e evidencia a falta de políticas públicas necessárias para que todos possam ter as mesmas oportunidades.

Segurança na internet

Outro assunto que também é tema de discussão no Dia Mundial da Internet é a segurança da informação. Afinal, em um mundo onde estar conectado se tornou uma necessidade básica, garantir a proteção dos dados dos usuários também é recurso obrigatório!

Por isso, a segurança da informação surge com o foco de proteger a todos os que estão online, seja para trabalho remoto, para estudar e, até mesmo, para entretenimento.

Não conseguimos imaginar um mundo virtual com bancos digitais, sites pessoais e e-commerce sem nenhuma segurança, não é mesmo? Dessa forma, a proteção de dados é quase que uma obrigação de quem escolhe investir online, e a regra é válida para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Vale lembrar que, muito além da proteção dos clientes, a segurança online também é imprescindível para a garantia de preservar dados sigilosos de empresas e seus colaboradores.

Dia Mundial da Internet: confie nos serviços online da FG!

Agora que você já sabe como surgiu e conhece a importância do Dia da Internet, é hora de encontrar os serviços da Agência FG! Somos especializados em melhorar a performance da sua loja e oferecer serviços especializados, desenvolvidos por profissionais de alta qualidade!

São mais de 11 anos de experiência, sempre focados em evoluir no marketing digital e entregar serviços que são referência no mercado. Além, é claro, de garantir a proteção de todos os usuários presentes em e-commerces de todo o país. Acesse e confira!

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-commerce, performance e marketing digital.

    X

    Agência FG

      >